Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema nos olhos que faz com que se enxergue os objetos muito embaçados, provocando dores de cabeça e cansaço dos olhos, especialmente quando está associado a outros problemas de visão como a miopia.

Geralmente, o astigmatismo surge desde o nascimento, devido a uma deformação da curvatura da córnea, que está redonda e não oval, fazendo com que os raios de luz se concentrem em vários locais da retina em vez de se focarem em apenas um, tornando a imagem menos nítida, como mostram as imagens.

O astigmatismo tem cura através da cirurgia ocular que pode ser feita após os 21 anos e que, normalmente, faz com que o paciente deixe de usar óculos ou lentes de contato para conseguir enxergar corretamente.

Forma da córnea na visão normalForma da córnea na visão normal
Forma da córnea no astigmatismoForma da córnea no astigmatismo

Uma pequena deformação na córnea é muito comum nos olhos, especialmente à medida em que se envelhece. Por isso, é frequente identificar que se tem astigmatismo após um exame de visão de rotina. No entanto, a maior parte dos casos tem apenas um pequeno grau, que não altera a visão e que, por isso, não necessita de tratamento.

Como saber se é astigmatismo

Os sintomas de astigmatismo mais comuns incluem:

  • Ver as bordas de um objeto desfocadas;
  • Confundir símbolos semelhantes como as letras H, M, N ou os números 8 e 0;
  • Não conseguir enxergar corretamente linhas retas.

Assim, quando se tem algum destes sintomas é aconselhado ir no oftalmologista para fazer o teste de visão, diagnosticar o astigmatismo e iniciar o tratamento, se necessário.

Outros sintomas, como vista cansada ou dor de cabeça, podem surgir quando o paciente sofre de astigmatismo e outro problema de visão, como hipermetropia ou miopia, por exemplo.

O que pode causar astigmatismo

O astigmatismo é um problema hereditário que surge desde a nascença, mas que, geralmente, só é identificado durante a adolescência, uma vez que a criança não percebe que está enxergando de forma errada.

Porém, o astigmatismo também pode surgir devido a uma pancada nos olhos, doenças oculares, como ceratocone, ou cirurgia mal feita, não sendo causado por se ler no escuro, ficar perto da televisão ou utilizar o computador muitas horas seguidas.

Tratamento para astigmatismo

O tratamento para astigmatismo deve ser sempre recomendado por um oftalmologista, pois é necessário identificar o grau correto de astigmatismo para saber quais os melhores óculos ou lentes de contato.

Além disso, como é muito frequente que o astigmatismo seja diagnosticado junto com miopia ou hipermetropia pode ser necessário utilizar óculos e lentes adaptadas para os dois problemas.

Já para um tratamento definitivo a melhor opção é a cirurgia ocular, como o Lasik, que utiliza um laser para modificar a forma da córnea e melhorar a visão. Saiba mais sobre este tipo de cirurgia e os seus resultados.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...