O astigmatismo é um problema nos olhos em que a pessoa tem dificuldade para enxergar corretamente, fazendo com que os objetos pareçam embaçados ou distorcidos e podendo dificultar tarefas, como leitura e condução de veículos.
Esta alteração normalmente é causada por um formato anormal da córnea ou cristalino, fazendo com que os raios de luz atinjam a retina em diferentes locais, prejudicando a formação da imagem no olho.
Em caso de suspeita de astigmatismo, é recomendado consultar o oftalmologista para confirmar o diagnóstico. O tratamento pode envolver o uso de óculos ou lentes de contato, de acordo com o grau de astigmatismo identificado pelo médico, e cirurgia.

Sintomas de astigmatismo
Os principais sintomas de astigmatismo são:
- Visão embaçada;
- Ver objetos distorcidos;
- Olhos secos ou lacrimejando;
- Cansaço ou peso nos olhos;
- Olhos doloridos ou coçando;
- Incômodo na visão em ambientes iluminados;
- Dor de cabeça.
Devido à dificuldade para enxergar, a pessoa pode precisar aproximar objetos dos olhos para ver com mais nitidez e ter dificuldade em realizar algumas tarefas, como leitura ou condução de veículos, especialmente à noite ou na chuva.
Além disso, os sintomas tendem a piorar após longos períodos de leitura ou uso de telas, como em computadores ou celulares.
Astigmatismo em crianças
O astigmatismo em crianças pode causar dificuldade de leitura e prejudicar o aprendizado, também sendo comum a criança trazer objetos para perto dos olhos com frequência, ter queixas na escola de mau comportamento, notas baixas ou falta de atenção.
Diferença entre hipermetropia, miopia e astigmatismo
O astigmatismo geralmente provoca visão embaçada independente da distância dos objetos. Já na miopia, a dificuldade para enxergar acontece apenas para objetos distantes, sendo diferente da hipermetropia, em que a dificuldade surge apenas quando é preciso enxergar de perto. Conheça mais diferenças entre hipermetropia, miopia e astigmatismo.
Como é a visão de quem tem miopia e astigmatismo juntos?
Quem tem miopia e astigmatismo juntos pode ter dificuldade para enxergar objetos mesmo que próximos. Além disso, a visão também pode ser pior à distância em comparação com pessoas que têm apenas miopia.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do astigmatismo é confirmado pelo oftalmologista por meio do exame oftalmológico, onde o médico avalia a capacidade da pessoa em distinguir objetos, letras, números e linhas. Saiba quando o exame oftalmológico é indicado.
Teste de astigmatismo em casa
Um teste para astigmatismo que pode ser feito em casa consiste em observar a imagem abaixo com um olho de cada vez, enquanto um está fechado e outro aberto.

Além disso, é importante que o teste seja feito a várias distâncias, até um máximo de 6 metros, para identificar a partir de que distância o astigmatismo afeta a visão.
Em caso de astigmatismo, a pessoa tende a perceber alterações na imagem, como linhas mais claras que outras ou linhas tortas, enquanto uma pessoa com visão normal deverá enxergar todas as linhas do mesmo tamanho, cor e com a mesma distância entre uma e outra.
Como é feito o tratamento
O tratamento do astigmatismo normalmente é feito com o uso de lentes corretivas, por meio de óculos ou lentes de contato, de acordo com o grau de astigmatismo da pessoa identificado pelo oftalmologista.
Além disso, o grau do astigmatismo pode mudar com o tempo, necessitando de novos óculos ou lentes de contato e, algumas vezes, a cirurgia para astigmatismo também pode ser indicada.
Cirurgia para astigmatismo
A cirurgia para astigmatismo algumas vezes pode ser indicada para diminuir a dificuldade para enxergar, especialmente nos casos mais graves ou quando se deseja um resultado mais definitivo, e pode ser feita com o uso de laser. Veja como é feita a cirurgia para astigmatismo.
Astigmatismo tem cura?
O astigmatismo não tem cura, no entanto, pode ser tratado com o uso de lentes corretivas, como óculos e lentes de contato. Além disso, algumas vezes, também pode ser indicada a cirurgia para astigmatismo, especialmente quando se deseja uma correção mais definitiva da visão.