Sacroileíte: o que é, sintomas, tratamento (é grave?)

A sacroileíte é uma inflamação na articulação sacroilíaca, localizada na parte de baixo da coluna, onde ela se liga ao quadril, podendo atingir um ou ambos os lados do corpo, causando dor na região lombar, que às vezes irradia para as pernas.

Essa inflamação pode ser causada por quedas, problemas de coluna, gravidez, osteoartrite, artrite psoriática ou gota, no entanto, é mais comum nos casos de espondilite anquilosante, que é uma doença reumatológica.

Leia também: Espondilite anquilosante: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/espondiloartrose-anquilosante

O tratamento da sacroileíte deve ser feito com orientação do ortopedista ou reumatologista, de acordo com a causa da inflamação, podendo ser indicado o uso de remédios, fisioterapia, ou em alguns casos, cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de sacroileíte

Os principais sintomas da sacroileíte são:

  • Dor ou rigidez na região lombar;
  • Dor no quadril e nos glúteos;
  • Dor que pode irradiar para as pernas.

Geralmente, a dor da sacroileíte costuma piorar quando a pessoa permanece muito tempo sentada ou em pé e tende a aumentar ao realizar movimentos de rotação do quadril.

Em alguns casos, se acompanhada de uma infecção, a sacroileíte também pode causar febre.

Sacroileíte bilateral

A sacroileíte bilateral é quando a inflamação atinge as duas articulações sacroilíacas ao mesmo tempo. Ao contrário da sacroileíte unilateral, que atinge só um lado, a bilateral pode causar dor espalhada nas costas, quadris e glúteos.

Sacroileíte crônica

Em geral, a sacroileíte é considerada crônica quando a inflamação e a dor persistem por três meses ou mais.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da sacroileíte é feito pelo ortopedista ou reumatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde da pessoa e de traumas na região, além do exame físico.

Em caso de sintomas de sacroileíte, marque uma consulta com o ortopedista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Durante o exame físico, o médico pode pedir que a pessoa faça movimentos específicos para verificar a amplitude de movimento e aplicar pressão nas articulações para identificar onde está a dor.

Além disso, exames de imagem, como raio‑X, tomografia ou ressonância magnética, ajudam a visualizar a articulação e a inflamação. 

Exames de sangue também podem ser usados para descartar infecções ou doenças como artrite, Doença de Crohn ou artrite reativa, que também podem estar causando os sintomas.

Possíveis causas

Algumas condições podem estar relacionadas à sacroileíte, como:

  • Osteoartrite;
  • Artrite psoriática;
  • Gota;
  • Espondilite anquilosante;
  • Infecção na articulação sacroilíaca;
  • Traumas na articulação sacroilíaca, como queda ou acidente;
  • Artrose lombar;
  • Tumor na articulação;
  • Hiperparatireoidismo.

Além disso, a sacroileíte também pode ser provocada pela sobrecarga das articulações, como em atletas que saltam ou correm, ou em pessoas com obesidade ou excesso de peso.

A sacroileíte também pode surgir na gravidez, quando o hormônio relaxina afrouxa ligamentos e articulações da pelve, e o peso da barriga altera a postura e a forma de andar, causando inflamação nas articulações sacroilíacas.

A sacroileíte é grave?

A sacroileíte raramente é grave, mas pode causar dor intensa e limitar os movimentos. O tratamento adequado geralmente controla os sintomas e previne complicações.

No entanto, se não tratada corretamente, a sacroileíte pode causar perda de mobilidade e, quando ligada à espondilite anquilosante, pode levar ao enrijecimento e fusão das vértebras.

Tratamento da sacroileíte

O tratamento da sacroileíte deve ser orientado pelo ortopedista ou reumatologista e tem como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a mobilidade, que pode incluir:

1. Fisioterapia

A fisioterapia é o tratamento mais comum, onde o fisioterapeuta indica alongamentos e exercícios para fortalecer os músculos ao redor das articulações sacroilíacas, aliviar a pressão e aumentar a amplitude de movimento, ajudando a manter os resultados a longo prazo.

Leia também: Fisioterapia e Exercícios para Sacroileíte tuasaude.com/sacroileite-bilateral

2. Remédios

Alguns remédios podem ser indicados pelo médico para controlar a dor e inflamação, como:

  • Analgésicos, como o paracetamol;
  • Anti-inflamatórios, como ibuprofeno;
  • Relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina;
  • Opioides, como o tramadol;
  • Antibióticos, no caso de infecção na articulação sacroilíaca;

Além disso, a injeção com anti-inflamatório e anestésico diretamente na articulação podem ser indicados para alívio imediato da dor e melhora da mobilidade.

Em casos de sacroileíte causada por espondilite anquilosante, o tratamento pode incluir terapias biológicas como etanercepte, adalimumabe ou infliximabe, que ajudam a reduzir a inflamação e a dor nas articulações.

3. Ablação por radiofrequência

A ablação por radiofrequência consiste em aplicar correntes elétricas para bloquear os nervos na região sacroilíaca, reduzindo a transmissão da dor e proporcionando alívio. Entenda melhor como é feita a ablação por radiofrequência.

4. Cirurgia

No caso de dor crônica, quando as outras opções de tratamento não foram eficazes para reduzir os sintomas, o médico pode recomendar a cirurgia, feita para fundir os ossos da articulação sacroilíaca, de forma a reduzir a dor.

Sacroileíte tem cura?

A sacroileíte não tem cura definitiva, mas os sintomas podem ser controlados com tratamento, fisioterapia e, quando necessário, medicamentos, permitindo que a pessoa mantenha suas atividades diárias com mais conforto.

Entretanto, em casos relacionados à gravidez, a dor geralmente ocorre apenas durante a gestação e tende a desaparecer após o parto.

Vídeos relacionados

O que fazer para aliviar a dor nas costas

02:57 | 826.947 visualizações

DOR NAS COSTAS NA GRAVIDEZ - O que fazer

07:53 | 362.947 visualizações

DOR NAS COSTAS pode ser rim, pulmão ou coluna?

09:33 | 4.679 visualizações