Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Labirintite: o que é, causas, sintomas e tratamento

A labirintite é a inflamação de uma estrutura do interior do ouvido chamada de labirinto, e os seus sinais são mais intensos nos primeiros 4 dias de infecção, diminuindo ao longo de 3 semanas até desaparecerem.

Caso ache que pode estar sofrendo com labirintite, selecione os seus sintomas para saber suas chances:

  1. 1. Dificuldade para manter o equilíbrio
    Sim
    Não
  2. 2. Dificuldade para focar a visão
    Sim
    Não
  3. 3. Sensação de que tudo em volta está se movendo ou rodando
    Sim
    Não
  4. 4. Dificuldade para ouvir com clareza
    Sim
    Não
  5. 5. Zumbido constante no ouvido
    Sim
    Não
  6. 6. Dor de cabeça constante
    Sim
    Não
  7. 7. Tonturas ou sensação de vertigem
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

Estes sintomas normalmente surgem de forma repentina e são muito intensos, desaparecendo gradualmente ao longo do tempo. No entanto, podem voltar a surgir algumas semanas depois ou quando se movimenta rápido a cabeça.

Assim, é muito importante consultar um otorrino quando se suspeita de labirintite, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando que o problema volte a aparecer.

Sintomas de labirintite emocional

Os sintomas de labirintite emocional são os mesmos, no entanto, a pessoa também pode apresentar ansiedade, estresse, preocupação, tristeza, choro fácil ou alterações do apetite, pois a labirintite emocional está relacionada com problemas emocionais como ansiedade ou depressão.

Veja mais sobre as causas e o tratamento aqui.

Labirintite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Possíveis causas

A labirintite é causada por uma inflamação do labirinto, uma estrutura que faz parte do ouvido interno. Isso normalmente acontece devido a:

  • Problemas respiratórios, como bronquite;
  • Infecções virais, como gripes ou resfriados;
  • Herpes;
  • Infecções bacteriana, como otite.

No entanto, a labirintite é mais frequente em pessoas que fumam, bebem álcool em excesso, têm histórico de alergias, fazem uso frequente de aspirina ou estão sob muito estresse.

Como tratar a labirintite

O tratamento para labirintite deve ser indicado por um otorrinolaringologista e, normalmente, pode ser feito em casa com repouso num local escuro e sem barulhos. Além disso, o tratamento caseiro para labirintite também deve envolver a ingestão de líquidos, como água, chá ou sucos, até melhora dos sintomas. Veja como fazer uma dieta para labirintite e descubra o que não pode comer.

O médico também pode receitar o uso de remédios para labirintite, que podem incluir antibióticos, como Amoxicilina, que devem ser tomados até cerca de 10 dias para combater a infecção. Outros remédios para enjoo, como a Metoclopramida e remédios corticoesteroides, como a Prednisolona, também podem ser usados para ajudar a reduzir o desconforto. Veja mais sobre como é feito o tratamento e quais os remédios para labirintite.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar