7 principais sintomas de labirintite

novembro 2022

A labirintite pode causar vertigem, perda de equilíbrio e dificuldade para andar ou manter-se de pé e, normalmente, está associada a outros sintomas como náusea, vômito e perda da audição.

Normalmente, a labirintite é causada pela inflamação de uma parte do ouvido, chamada de labirinto, devido a infecções virais como resfriados, mas também pode ser provocada por doenças mais graves como otite média aguda e meningite, por exemplo. Entenda melhor o que é labirintite.

Em caso de suspeita de labirintite é importante consultar um otorrinolaringologista para uma avaliação. Além disso, caso surjam sintomas como febre, vômitos intensos, fraqueza ou visão dupla, é recomendado procurar uma emergência.

Principais sintomas

Os principais sintomas de labirintite são:

  1. Vertigem, que é a sensação de que o ambiente ao redor está girando;
  2. Perda do equilíbrio;
  3. Dificuldade para andar ou manter-se de pé;
  4. Movimentos anormais com os olhos;
  5. Náusea e vômitos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Perda da audição.

Normalmente, os sintomas surgem de repente e pioram quando se movimenta a cabeça rapidamente, fazendo com que a pessoa prefira ficar deitada, parada e com os olhos fechados. 

Além disso, embora os sintomas costumem melhorar em menos de 3 dias, a pessoa pode continuar com um pouco de dificuldade de equilíbrio e ter episódios de vertigem breves por algumas semanas. 

Teste online para labirintite

Caso ache que tenha labirintite, selecione o que está sentindo no teste online abaixo para saber as chances:

  1. 1.Dificuldade para manter o equilíbrio
  2. 2.Dificuldade para focar a visão
  3. 3.Sensação de que tudo em volta está se movendo ou rodando
  4. 4.Dificuldade para ouvir com clareza
  5. 5.Zumbido constante no ouvido
  6. 6.Dor de cabeça constante
  7. 7.Tonturas ou sensação de vertigem

Independente do resultado, é importante consultar um otorrinolaringologista em caso de suspeita de labirintite para confirmar o diagnóstico, identificar a sua causa e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas de labirintite emocional

Os sintomas de labirintite emocional são os mesmos, no entanto, a pessoa também pode apresentar sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva e dificuldade de concentração, ou depressão, como tristeza e falta de motivação, e ter passado por situações de estresse, por exemplo. Entenda melhor o que é a labirintite emocional.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da labirintite normalmente é feito por um otorrinolaringologista levando em consideração os sintomas apresentados, o histórico de saúde da pessoa, exame do ouvido e exame físico.

No entanto, algumas vezes o médico também pode indicar exames como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada para que a causa da labirintite seja identificada.

Além disso, outros exames como o teste de potenciais evocados auditivos e audiometria também podem ser indicados em alguns casos, especialmente quando a audição demora a voltar ao normal. Entenda como é feito o exame de audiometria.

Como tratar a labirintite

O tratamento para labirintite geralmente envolve repouso e ingestão de líquidos, como água, chá ou sucos, até melhora dos sintomas. Veja como deve ser a dieta para labirintite.

No entanto, o médico também pode indicar medicamentos como antibióticos, caso exista suspeita de infecção bacteriana, e antieméticos, corticoides ou anti-histamínicos, para aliviar sintomas como náusea, vômitos e vertigem, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em abril de 2020.

Bibliografia

  • TAXAK, Pritee; RAM, Chithra. Labyrinthitis and Labyrinthitis Ossificans - A case report and review of the literature. J Radiol Case Rep. Vol.14, n.5. 1–6, 2020
  • STATPEARLS. Labyrinthitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK560506/>. Acesso em 22 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Causas de: diagnóstico diferencial. 1.ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. 271-272.
  • NHS. Labyrinthitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/labyrinthitis/>. Acesso em 07 jan 2020
  • AMERICAN HEARING RESEARCH FOUNDATION. Common balance disorders & more. Disponível em: <https://www.american-hearing.org/disease/common-balance-disorders/>. Acesso em 07 jan 2020
  • NHS. Labyrinthitis: Patient information factsheet. 2013. Disponível em: <https://www.uhs.nhs.uk/Media/Controlleddocuments/Patientinformation/Earnoseandthroat/Labyrinthitis-patient-information.pdf>. Acesso em 07 jan 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.