Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Síndrome de prune belly: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Junho 2021

A síndrome de prune belly, também conhecida como síndrome do abdômen da ameixa seca, é uma condição rara e grave em que o bebê nasce com deficiência, ou mesmo ausência, dos músculos da parede do abdômen, ficando como os intestinos e a bexiga apenas cobertos pela pele, dando a aparência de que a barriga tem textura de ameixa seca.

Esta síndrome é mais comum em bebês do sexo masculino, e nestes casos pode também impedir a descida ou o desenvolvimento dos testículos, o que pode ser contornado com terapia hormonal e cirurgia.

A síndrome de prune belly tem cura através de cirurgia mas deve ser diagnosticada o quanto antes, para garantir que a criança consegue crescer e se desenvolver de forma semelhante a outras crianças que não possuem a síndrome.

Síndrome de prune belly: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Como identificar os sintomas

A síndrome de prune belly geralmente é caracterizada por:

  • Aparência de pele de ameixa seca na região da barriga;
  • Saída de urina pela cicatriz do umbigo;
  • Não descida dos testículos nos meninos;
  • Infeções urinárias recorrentes e problemas do trato urinário;
  • Problemas respiratórios.

Dependendo da gravidade dos sintomas, alguns bebês podem apresentar um elevado risco de morte logo após o nascimento. Por esse motivo, é muito importante fazer o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento com cirurgia.

Como confirmar o diagnóstico

O obstetra normalmente descobre que o bebê tem esta síndrome na ultrassonografia durante o exame pré-natal. Um sinal clássico de que o bebê tem esta condição é que este tem uma barriga fora do padrão, muito inchada e grande.

Porém, quando o diagnóstico não é feito quando o bebê está ainda na barriga da mãe, este geralmente é feito quando o bebê nasce e apresenta dificuldades em respirar e uma barriga mole, inchada e com consistência diferente do habitual.

O que causa a síndrome

As síndrome de prune belly ainda não tem causa completamente conhecida, mas pode estar associada ao uso de cocaína durante a gravidez ou simplesmente a uma má formação genética.

Como é feito o tratamento

O tratamento da síndrome de prune belly normalmente é feito através de uma cirurgia que ajuda a remodelar a parede do abdômen e do trato urinário, criando uma musculatura capaz de sustentar a pele e proteger os órgãos.

Além disso, para prevenir as infecções urinárias que são comuns em bebês que nascem com esta síndrome, o médico pode fazer uma vesicostomia, que é a introdução de um cateter na bexiga para a urina sair pelo abdômen.

A fisioterapia também faz parte do tratamento para curar a síndrome de prune belly, sendo importante para fortalecer os músculos, aumentar a capacidade respiratória e a eficiência cardiovascular.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...