Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome de Irlen: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em Março 2019

A Síndrome de Irlen, também chamada de Síndrome da Sensibilidade Escotópica, é uma situação caracterizada por alteração da visão, em que as letras parecem estar se mexendo, vibrando ou desaparecendo, além de haver dificuldade para focar em palavras, dor nos olhos, sensibilidade à luz e dificuldade para identificar objetos tridimensionais.

Essa síndrome é considerada hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos e o diagnóstico e tratamento são baseados de acordo com os sintomas apresentados, avaliação psicológica e resultados do exame oftalmológico.

Síndrome de Irlen: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas da Síndrome de Irlen normalmente surgem quando a pessoa é submetida a diversos estímulos visuais ou luminosos, sendo mais frequentemente em crianças que iniciam a vida escolar, por exemplo. No entanto os sintomas podem aparecer em qualquer idade como consequência da exposição à luz solar, faróis de carros e luzes fluorescentes, por exemplo, sendo os principais:

  • Fotofobia;
  • Intolerância ao fundo branco de uma folha de papel;
  • Sensação de desfocamento da visão;
  • Sensação de que as letras estão se mexendo, vibrando, aglomerando ou desaparecendo;
  • Dificuldade para distinguir duas palavras e para focar em um grupo de palavras. Nesses casos a pessoa pode conseguir focar em grupo de palavras, no entanto o que se encontra ao redor encontra-se desfocado;
  • Dificuldade para identificar objetos tridimensionais;
  • Dor nos olhos;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça.

Devido à dificuldade para identificar objetos tridimensionais, as pessoas com Síndrome de Irlen possuem dificuldades para realizar atividades simples do dia-a-dia, como subir escadas ou praticar algum esporte, por exemplo. Além disso, as crianças e adolescentes que possuem a síndrome podem ter baixo desempenho na escola, devido à dificuldade para enxergar, falta de concentração e compreensão.

Tratamento para a Síndrome de Irlen

O tratamento para a Síndrome de Irlen é estabelecido após uma série de avaliações educacionais, psicológicas e oftalmológicas, isso porque os sintomas são mais frequentes em idade escolar e podem ser identificados quando a criança passa a apresentar dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho na escola, podendo ser indicativo não só da síndrome de Irlen, mas também de outros problemas de visão, dislexia ou deficiências nutricionais, por exemplo. 

Após a avaliação do oftalmologista e confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar a melhor forma de tratamento, que pode variar de acordo com os sintomas. Como essa síndrome pode se manifestar de formas diferentes entre as pessoas, o tratamento também pode variar, no entanto alguns médicos indicam o uso de filtros coloridos para que a pessoa não sinta desconforto visual quando exposta à luminosidade e contrastes, melhorando a qualidade de vida.

Apesar desse ser o tratamento mais utilizado, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica afirma que esse tipo de tratamento não possui efetividade comprovada cientificamente, não devendo ser utilizada. Assim, é indicado que a pessoa com a Síndrome de Irlen seja acompanhada por profissionais, evitem ambientes luminosos e façam atividades que estimulem a visão e a concentração. Conheça algumas atividades para melhorar a atenção da criança.


Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA. Parecer da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica sobre a Síndrome de Irlen e a falta de evidência científica que recomende o uso de lentes ou filtros coloridos para essa situação. 2017. Link: <www.sbp.com.br>. Acesso em 11 Dez 2018
  • BICALHO, Luíza F. et. al. Síndrome de Irlen: Um olhar atento sobre o funcionamento cerebral durante a leitura. Acta Biomedica Brasiliensia. Vol 6. 35-44, 2015
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem