Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Segurar o xixi pode causar infecção e incontinência urinária

Segurar a urina por muito tempo é prejudicial à saúde porque o xixi é uma das formas do organismo eliminar substâncias nocivas para o corpo, como por exemplo microrganismos, evitando, assim, a ocorrência de infecções, por exemplo.

Assim, quando a urina fica acumulada na bexiga por muito tempo os microrganismos conseguem crescer e proliferar mais facilmente, além de que a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, fazendo com que um pouco de urina ainda permaneça na bexiga.

Crianças que tendem a ficar segurando o xixi por muito tempo, porque não querem parar de brincar, devem ser estimuladas a ir ao banheiro antes de ir dormir e logo que acordar. Além disso, a criança deve ser levada para fazer xixi pelo menos mais 4 vezes ao dia.

Segurar o xixi pode causar infecção e incontinência urinária

Porque segurar a urina faz mal?

O xixi é produzido com o objetivo purificar o organismo, pois elimina não só substâncias que estão em excesso no corpo, mas também microrganismos que possam ter sido acumulados, evitando, portanto, infecções urinárias. Ou seja, o fato de segurar o xixi por muito tempo pode favorecer a ocorrência de algumas doenças, como por exemplo:

  • Infecções urinárias, pois as bactérias e fungos que estão em excesso permanecem no sistema urinário, podendo proliferar e resultar em infecção. Além disso, quando a urina é acumulada por muito tempo, a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, podendo ficar ainda um pouco de urina na bexiga, o que também favorece infeções. As mulheres normalmente possuem infecções mais facilmente que os homens devido ao tamanho da uretra, que é mais curta, facilitando a proliferação de microrganismos;
  • Incontinência urinária, já que à medida que a urina é acumulada ao longo do tempo, a bexiga pode perder sua capacidade elástica, o que pode favorecer a incontinência urinária, por exemplo;
  • Formação de pedra nos rins, que pode acontecer não só ao fato de não beber água, mas também ao fato da urina ser acumulada, o que pode fazer com que os elementos que seriam eliminados na urina sedimentem e permaneçam no sistema urinário, causando dores bastante incômodas e que, em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica das pedras.

Dessa forma, assim que sentir vontade de fazer xixi, é recomendado que o faça, pois assim é possível evitar problemas futuros. Caso sinta vontade de fazer xixi, mas não consegue, é importante consultar um médico para que possa ser identificada a causa do problema e, assim, ser iniciado o tratamento.

O que fazer para evitar doenças

Para evitar doenças do sistema urinário, é importante pelo menos 2 litros de água por dia e ir ao banheiro pelo menos 6 vezes por dia, a cada 4 horas ou sempre que sentir vontade, assim é possível evitar o acúmulo de microrganismos e a perda progressiva da elasticidade da bexiga.

É recomendado também que se façam exercícios para fortalecer a musculatura pélvica, que tende a ficar mais flácida e ineficiente com o envelhecimento natural, durante a gravidez e após o parto, o que pode favorecer a incontinência urinária. Dessa forma, é importante que os exercícios de Kegel sejam realizados, de preferência com um profissional capacitado, para que se possa controlar a urina de forma eficiente.

Além disso, as pessoas que possuem diabetes não devem segurar o xixi por muito tempo, pois a grande concentração de açúcar no sangue e na urina pode favorecer o crescimento de microrganismos, havendo mais chance de infecções. Por isso é importante que sejam feitos exames de sangue de rotina para que seja verificada a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar