Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Retenção Urinária e como é feito o tratamento

A retenção urinária acontece quando a bexiga não esvazia completamente, deixando a pessoa com uma vontade de urinar frequente.

A retenção urinária pode ser aguda ou crônica e pode afetar ambos os sexos, sendo mais comum nos homens, gerando sintomas como vontade constante para urinar, dor e desconforto no abdômen.

O tratamento pode ser realizado através da colocação de um cateter ou de um stent, administração de mediamentos e em casos mais severos, pode ser necessário realizar uma cirurgia.

O que é Retenção Urinária e como é feito o tratamento

Quais os sintomas

Geralmente, a retenção urinária causa sintomas como vontade frequente para urinar, dor e desconforto no abdômen.

Caso a retenção urinária seja aguda, os sintomas surgem de repente e a pessoa não consegue urinar, devendo ser assistida imediatamente, se for crônica, os sintomas surgem lentamente e a pessoa consegue urinar, mas não tem a capacidade de esvaziar a bexiga completamente. Além disso, a pessoa pode ainda sentir dificuldade quando começa a urinar, o jato de urina pode não ser contínuo e pode ocorrer incontinência urinária. Esclareça todas as dúvidas acerca de incontinência urinária.

Possíveis causas

A retenção urinária pode ser causada por:

  • Obstrução, que pode ocorrer devido à presença de pedras no trato urinário, constrição da uretra, tumor na região, prisão de ventre severa ou inflamação da uretra;
  • Uso de medicamentos que podem alterar o funcionamento do esfincter urinário, como anti-histamínicos, relaxantes musculares, remédios para incontinência urinária, alguns antipsicóticos e antidepressivos, entre outros;
  • Problemas neurológicos, como AVC, lesões no cérebro ou medula espinhal, esclerose múltipla ou doença de Parkinson;
  • Infecção do trato urinário;
  • Alguns tipos de cirurgia.

Nos homens, existem outros fatores que podem causar retenção urinária, como obstrução devido a fimose, hiperplasia benigna da próstata ou câncer da próstata. Saiba quais as doenças que podem afetar a próstata.

Na mulher, a retenção urinária pode também ser causada por câncer no útero, prolapso uterino e vulvovaginite.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico consiste na análise de amostras de urina, determinação do volume rsidual de urina e realização de exames como ultrassom, tomografia computadorizada, testes urodinâmicos e electromiograma.

Como é feito o tratamento

O tratamento da retenção urinária aguda consiste na colocação de um cateter na bexiga para conseguir eliminar a urina e aliviar os sintomas no momento, depois deve-se tratar a causa que esteve na origem do problema.

Para tratar a retenção urinária crônica, o médico pode colocar um cateter ou um stent na bexiga, remover o agente causador da obstrução, receitar antibióticos caso de trate de uma infecção ou remédios que promovem o relaxamento da musculatura lisa da próstata e da uretra. 

Caso o tratamento não seja eficaz no alívio dos sintomas, pode ser necessário realizar uma cirurgia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem