Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Satiríase: o que é, sintomas e tratamento

A satiríase, que também pode ser conhecida como ninfomania masculina, é um transtorno psicológico que provoca um desejo exagerado por sexo em homens, sem que exista aumento na quantidade de hormônios.

Geralmente, esse desejo leva o homem a ter relações frequentes com várias parceiras, ou parceiros, diferentes, assim como a praticar masturbação várias vezes ao dia, mas sem nunca sentir o prazer e a satisfação que procura. Assim como a ninfomania é utilizada apenas para descrever mulheres com o mesmo transtorno, a satiríase é usada apenas no caso de homens.

Veja quais os sintomas de ninfomania na mulher.

Satiríase: o que é, sintomas e tratamento

Como identificar

Alguns dos sintomas característicos que podem indicar que um homem está sofrendo de satiríase incluem:

  • Trocas frequentes de parceiros sexuais;
  • Desejo constante para ter relações sexuais;
  • Excesso de masturbação durante o dia;
  • Ter várias relações de apenas uma noite com desconhecidos;
  • Dificuldade para sentir prazer ou satisfação completa após a relação.

Em alguns casos, o homem com satiríase pode até apresentar uma elevada vontade de participar em atividades sexuais consideradas incorretas pela sociedade, como fazer voyeurismo, sadismo ou, até, pedofilia.

É ainda frequente que o homem tenha uma ou várias doenças sexualmente transmissíveis, não devido ao número elevado de parceiros, mas porque na hora da relação é comum se esquecer de utilizar o preservativo devido à grande vontade que sente.

Vale lembrar que muitas destas características são comuns em jovens durante a adolescência, no entanto, não significa que estão sofrendo de satiríase, uma vez que os sintomas são causados por bruscas alterações hormonais, o que não acontece em homens com satiríase. Dessa forma, o diagnóstico deve ser sempre feito por um psicólogo.

Possíveis causas

Não existe uma causa específica para o surgimento da satiríase no homem, no entanto, acredita-se que este distúrbio possa aparecer como uma resposta do organismo para diminuir os níveis de estresse, através da atividade sexual.

Dessa forma, é mais comum em pessoas que têm dificuldade para regular suas emoções ou que têm problemas relacionados a abuso ou traumas, por exemplo.

Além disso, homens que sofrem com outros problemas psicológicos, como esquizofrenia ou transtorno bipolar, também podem apresentar excesso de vontade sexual.

Satiríase: o que é, sintomas e tratamento

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico deve ser sempre feito por um psicólogo através da avaliação do histórico do homem. Dessa forma, sempre que possível, é importante levar um amigo ou familiar para a consulta, para que possa relatar o que vê ou sente em relação à situação.

Como é feito o tratamento

O primeiro passo para tratar a satiríase consiste em identificar se existe algum outro distúrbio psicológico que possa estar causando a vontade sexual excessiva. Se esse for o caso, o psicólogo poderá orientar sessões de terapia psicológica individual e em grupo ou, até, indicar um psiquiatra para receitar remédios, se necessário.

Em outros casos, o tratamento normalmente é feito apenas com as sessões de terapia, mas também podem existir casos mais raros em que pode ser necessário recorrer a remédios com efeito sedativo ou tranquilizante que permita liberar o estresse do homem, sem que seja necessário recorrer às relações sexuais em excesso, por exemplo.

Se existir uma doença sexual associada, como HIV, sífilis ou gonorreia, normalmente também é iniciado o tratamento para a doença específica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...