Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar sangue nas fezes na gravidez e o que fazer

A presença de sangue nas fezes durante a gravidez pode ser causada por situações como as hemorroidas, que são muito comuns nesta fase, fissura anal devido a secura do bolo fecal, mas também pode indicar alguma situação mais grave, como uma úlcera gástrica ou pólipo intestinal, por exemplo.

Caso a mulher observe a presença de sangue em suas fezes deve ir ao médico para que realize um exame de fezes, a fim de confirmar sua presença, descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado.

O que pode causar sangue nas fezes na gravidez e o que fazer

Principais causas

Algumas causas comuns de sangue nas fezes nesta fase são:

1. Hemorroidas

As hemorroidas são comuns durante a gravidez devido ao aumento do peso na região abdominal e podem ser agravadas pela prisão de ventre que também geralmente se desenvolve na gestação. Na presença de hemorroidas, o principal sinal indicativo é a presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico após se limpar, além de dor anal quando está de pé ou evacuando. No caso de hemorroida externa pode-se sentir uma pequena bolinha macia em volta do ânus.

O que fazer: É recomendado observar se os sintomas se mantém por mais de 3 dias e, em caso positivo, é indicado entrar em contato com o médico para que possa ser indicada a realização de exame de fezes e avaliação da região anal para verificar se existem hemorroidas externas. Veja como é feito o tratamento para hemorroida na gravidez.

2. Fissura anal

A fissura anal também é comum de acontecer, isso porque devido à diminuição do trânsito intestinal as fezes ficam mais ressecadas, o que obriga a mulher a fazer força no momento de evacuar, levando ao aparecimento de fissuras que sangram sempre que as fezes passam pelo local.

Dessa forma, é possível identificar a fissura quando é observada a presença de sangue vermelho vivo nas fezes, no papel higiênico após se limpar, além de dor anal quando está de pé ou evacuando.

O que fazer: Nesse caso, o melhor a se fazer é tornar as fezes mais moles a partir do aumento do consumo de fibras e do aumento da ingestão de água, além de praticar exercícios, pois isso também pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal. É indicado também evitar fazer força ao evacuar e limpar o ânus com lenços umedecidos ou água e sabão, evitando o papel higiênico.

3. Pólipo intestinal 

Os pólipos são pequenos pedículos que se desenvolvem no intestino. Normalmente são descobertos antes da mulher engravidar mas quando não são retirados, podem causar sangramento quando as fezes secas passam no local onde se encontram.

O que fazer: Nesses casos é importante consultar o gastroenterologista e o obstetra para que seja avaliada a necessidade e o risco da colonoscopia, que é um procedimento usado para o diagnóstico e tratamento para pólipos intestinais, no entanto é contraindicado durante a gravidez. Dessa forma, o médico deverá avaliar a mulher e indicar a opção terapêutica mais adequada. Entenda como é feito o tratamento dos pólipos intestinais.

4. Úlcera gástrica

A úlcera gástrica pode piorar na gravidez quando a mulher encontra-se muito irritada ou apresenta vômitos frequentes. Nesse caso o sangue nas fezes pode estar quase que imperceptível, porque está parcialmente digerido. Assim as características incluem fezes pegajosas, escuras e muito mal cheirosas.

O que fazer: É recomendado ir ao médico para que seja solicitados exames que ajudem no diagnóstico da úlcera e/ou para seja indicado o tratamento, que normalmente envolve o uso de antiácidos, estratégias para manter a calma e alimentação pastosa e de fácil digestão.

Apesar de parecer assustador encontrar sangue nas fezes, este é um sinal comum na gravidez devido as alterações que acontecem no corpo da mulher e geralmente são decorrentes da prisão de ventre ou da presença de hemorroidas, que podem surgir na gestação.

Quando ir ao médico

É recomendado buscar ajuda médica se observar a presença de:

  • Grande quantidade de sangue nas fezes;
  • Se tiver febre, mesmo que baixa;
  • Se tiver diarreia em sangue;
  • Se está ou esteve doente nos últimos dias;
  • Se houver sangramento anal mesmo sem evacuar.

O médico poderá solicitar exames para identificar o que está acontecendo e então indicar o tratamento mais indicado para cada necessidade.

Saiba como recolher as fezes corretamente para proceder ao exame:

Se a mulher preferir poderá entrar em contato com seu obstetra, indicando seus sinais e sintomas, porque como ele já está acompanhando a gravidez poderá ter mais facilidade em entender o que está acontecendo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem