Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ruibarbo: o que é, para que serve e como usar

O ruibarbo é uma planta comestível que também tem sido utilizada para fins medicinais, pois possui um poderoso efeito estimulante e digestivo, utilizado principalmente no tratamento da prisão de ventre, devido à sua composição rica em senosídeos, que proporcionam um efeito laxante.

Esta planta tem um sabor ácido e levemente adocicado, sendo geralmente consumida cozida ou como um ingrediente em algumas preparações culinárias. A parte do ruibarbo usada para consumo é o caule, porque as folhas podem causar intoxicação grave por conter ácido oxálico.

Ruibarbo: o que é, para que serve e como usar

Principais benefícios

O consumo de ruibarbo pode proporcionar vários benefícios à saúde, como:

  • Melhorar a saúde ocular, pois contém luteína, um antioxidante que protege a mácula ocular;
  • Prevenir doenças cardiovasculares, por conter fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino e antioxidantes que previnem a aterosclerose;
  • Ajudar a regular a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, pois possui antioxidantes que proporcionam um efeito anti-inflamatório. Além disso, é rico em potássio, um mineral que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, favorecendo a passagem do sangue pelas artérias;
  • Melhorar a saúde da pele e prevenir espinhas, sendo rico em vitamina A;
  • Contribuir para a prevenção do câncer, por conter antioxidantes que previnem os danos celulares causados ​​pela formação de radicais livres;
  • Promover a perda de peso devido ao baixo teor em calorias;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em selênio e vitamina C;
  • Aliviar os sintomas da menopausa, devido à presença de fitoesteróis, que ajudam a reduzir as ondas de calor (calor repentino);
  • Manter a saúde do cérebro, pois além de conter antioxidantes, também contém selênio e colina que ajudam a melhorar a memória e a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou demência senil.

É importante mencionar que esses benefícios são encontrados no caule do ruibarbo, pois suas folhas são ricas em ácido oxálico, substância que pode causar sérios problemas de saúde, pois, quando consumido em grandes quantidades, pode ser nefrotóxico e exercer ação corrosiva. A sua dose letal encontra-se entre 10 e 25 g, dependendo da idade da pessoa.

Composição nutricional

Na tabela seguinte, está indicada a informação nutricional, para 100 g de ruibarbo cru:

Componentes100 g de ruibarbo
Calorias21 Kcal
Carboidratos4,54 g
Proteínas0,9 g
Gorduras0,2 g
Fibras1,8 g
Vitamina A5 mcg
Luteína e Zeaxantina170 mcg
Vitamina C8 mg
Vitamina E0,27 mg
Vitamina K29,6 MCG
Vitamina B10,02 mg
Vitamina B20,03 mg
Vitamina B30,3 mg
Vitamina B60,024 mg
Folato7 mcg
Cálcio86 mg
Magnésio14 mg
Protásio288 mg
Selênio1,1 mcg
Ferro0,22 mg
Zinco0,1 mg
Colina6,1 mg

Como usar

O ruibarbo pode ser consumido cru, cozido, na forma de chá ou adicionado a receitas como bolos e doces. Consumi-lo cozido ajuda a diminuir o teor de ácido oxálico entre cerca de 30 a 87%.

Se o ruibarbo for colocado em um local muito frio, como o freezer, o ácido oxálico pode migrar das folhas para o caule, podendo causar problemas para quem o consome. Assim, é recomendado que o ruibarbo seja armazenado à temperatura ambiente ou sob refrigeração moderada.

1. Chá de ruibarbo

Ruibarbo: o que é, para que serve e como usar

O chá de ruibarbo pode ser preparado da seguinte forma:

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de caule de ruibarbo.

Modo de preparo

Colocar a água e o caule de ruibarbo em uma panela e levar ao fogo alto. Depois que ferver, abaixar o fogo e cozinhar por 10 minutos. Coar e beber quente ou frio e sem açúcar.

2. Geleia de laranja com ruibarbo

Ruibarbo: o que é, para que serve e como usar

Ingredientes

  • 1 kg de ruibarbo fresco picado;
  • 400 g de açúcar;
  • 2 colheres de chá de raspas de casca de laranja;
  • 80 ml de suco de laranja;
  • 120 ml de água.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo até a água ferver. Depois, abaixar o fogo e cozinhar por 45 minutos ou até engrossar, mexendo ocasionalmente. Despejar a geleia em frascos de vidro estéreis cobertos e guardar na geladeira quando estiver frio.

Possíveis efeitos colaterais

O envenenamento por ruibarbo pode causar cólicas abdominais graves e persistentes, diarreia e vômito, seguidos por sangramento interno, convulsões e coma. Estes efeitos foram observados em alguns estudos com animais que consumiram esta planta durante cerca de 13 semanas, portanto recomenda-se que o seu consumo não seja feito por um tempo prolongado.

Os sintomas do envenenamento das folhas de ruibarbo podem causar diminuição da produção de urina, excreção de acetona na urina e excesso de proteínas na urina (albuminúria).

Quem não deve usar

O ruibarbo é contra-indicado em pessoas com hipersensibilidade a esta planta, em crianças e mulheres grávidas, pois pode causar aborto, em mulheres durante o período menstrual, em bebês ou em pessoas com problemas renais.

Bibliografia >

  • CAO Yu; PU Zong et al. Advances in bio-active constituents, pharmacology and clinical applications of rhubarb. Chinese Medicine. 12. 2017
  • SANGHI D; TIWLE Rakesh. Importance of Village Plant Rhubarb: Review. International Journal of Pharma Research and Health Sciences. 4. 6; 1438-1443, 2016
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Rhubarb, raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/786745/nutrients>. Acesso em 15 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem