Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a sensação de barriga inchada e dura

A sensação de barriga inchada geralmente aparece por acúmulo de gases intestinais, que fazem com que a pessoa sinta a barriga estufada, além de um pequeno desconforto. No entanto, essa sensação também é bastante comum durante o período menstrual da mulher, especialmente por causa da retenção de líquidos.

Assim, é importante identificar qual a possível causa para o aparecimento da barriga inchada, pois o tratamento irá depender da causa. No caso do excesso de gases intestinais, geralmente é importante investir numa alimentação que facilite o funcionamento do intestino, já no caso da retenção de líquidos é importante ter uma alimentação que ajude na eliminação do excesso de líquidos.

Em qualquer caso, quando o desconforto é muito grande, é aconselhado consultar um clínico geral, pois pode existir algum outro problema que esteja causando esse inchaço e que precise de algum tratamento mais específico.

Como aliviar a sensação de barriga inchada e dura

Como melhorar o funcionamento do intestino

Para melhorar o funcionamento do intestino e acabar com a barriga inchada é recomendado diminuir o consumo de alimentos que possam aumentar a formação de gases intestinais, especialmente aqueles que fermentam no intestino, como alimentos com glúten, com lactose, ou alimentos com fermento, por exemplo. Confira os principais alimentos que causam gases intestinais.

Algumas dicas de alimentação para desinchar a barriga são:

  • Substituir o pão comum pelo pão do tipo "pita" e torradas especiais sem glúten, assim como cereal ou qualquer alimento que contenha trigo;
  • Trocar o leite e derivados por produtos à base de soja, por exemplo;
  • Substituir os refrigerantes e sucos industrializados por água e coco, pois além de terem menos calorias, facilitam a digestão;
  • Trocar carnes vermelhas, produtos embutidos e enlatados por carne branca grelhada sem molho e produtos in natura.

Além disso, fazer exercício físico e apostar numa dieta mais rica em água e em alimentos com fibra também é muito importante para melhorar o funcionamento do intestino e evitar a formação de gases intestinais, aliviando a sensação de barriga inchada. Confira uma lista de alimentos ricos em fibras para adicionar na dieta.

Existem ainda alguns remédios que podem ser utilizados para diminuir a quantidade de gases intestinais, como o Luftal ou as cápsulas de carvão vegetais ativado, mas nesse caso, é recomendado consultar um médico.

Como diminuir a retenção de líquidos

Nos casos em que a sensação de barriga inchada é causada pela retenção de líquidos, como acontece durante o período menstrual, é importante diminuir o sal da alimentação, assim como aumentar a ingestão de alimentos diuréticos, como a melancia ou o pepino, por exemplo.

Outra boa opção também inclui a ingestão de chás com ação diurética, como o chá de salsinha, dente-de-leão ou cavalinha, que aumentam a quantidade de urina e eliminam o acúmulo de líquidos no corpo. Veja 6 chás diuréticos para a retenção de líquidos.

Confira ainda dicas da nossa nutricionista para tratar a retenção:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem