Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rosácea ocular: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em Outubro 2019

A rosácea ocular corresponde à vermelhidão, lacrimejamento e sensação de queimação e ardência no olho que pode acontecer como consequência da rosácea da pele, que é uma doença de pele caracterizada pela vermelhidão do rosto, principalmente bochechas. Essa situação acontece em cerca de 50% dos portadores de rosácea, sendo importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos rapidamente para evitar complicações.

Apesar dos sintomas surgirem em função da rosácea, é preciso que os sintomas sejam avaliados em forma conjunta, pois isoladamente pode levar a outras conclusões diagnósticas. Isso explica porque a rosácea ocular é pouco reconhecida, diagnosticada e tratada.

Rosácea ocular: o que é, sintomas e tratamento
Rosácea ocular: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas da Rosácea ocular

Os sintomas da rosácea ocular variam de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser classificados de leves a severos, e podem ser percebidos principalmente na pálpebra, conjuntiva e córnea, sendo os mais comuns:

  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento;
  • Sensação de queimação e ardência;
  • Coceira;
  • Sensação de corpo estranho nos olhos;
  • Visão embaçada;
  • Inflamação das pálpebras e córneas;
  • Cisto recorrente nas pálpebras;
  • Olhos secos;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

O diagnóstico da rosácea ocular deve ser feito pelo médico a partir dos sintomas oculares apresentados pela pessoa e sintomas que surgem na pele, pois assim é possível confirmar o diagnóstico da rosácea e da rosácea ocular. Conheça mais sobre a rosácea.

Como é o tratamento

O tratamento para rosácea ocular é feito com o objetivo de controlar os sintomas, já que não há cura para rosácea. Por isso, para diminuir os sintomas oculares, pode ser recomendado pelo médico o uso de colírios anti-inflamatórios para diminuir a vermelhidão e o inchaço que pode existir. Além disso, pode ser recomendado o uso de antibióticos e de lágrimas artificiais para manter os olhos hidratados.

A doença pode ser tratada e controlada se a pessoa procurar o cuidado médico nos estágios iniciais, para que o diagnóstico seja feito precocemente. A partir daí, o tratamento será indicado de acordo com a evolução da doença, visando deter ou, se possível, reverter o quadro. É fundamental evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da rosácea e estar atentos aos sintomas iniciais da doença.

Bibliografia >

  • MAYO CLINIC. Ocular rosacea. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/ocular-rosacea/symptoms-causes/syc-20375798>. Acesso em 21 Out 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF OPHTHALMOLOGY. Ocular Rosacea. Disponível em: <https://www.aao.org/eye-health/diseases/ocular-rosacea-facts>. Acesso em 21 Out 2019
  • VIEIRA, Ana Carolina C.; HOFLING-LIMA, Ana Luisa; MANNIS, Mark J. Ocular rosacea - a review. Arq Bras Oftalmol. Vol 75. 5 ed; 363-369, 2012
  • NEWS MEDICAL. Ocular Rosacea. Disponível em: <https://www.news-medical.net/health/Ocular-Rosacea.aspx>. Acesso em 21 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem