O Ritonavir é uma substância antirretroviral que inibe uma enzima, conhecida como protease, impedindo a replicação do vírus do HIV. Dessa forma, embora este medicamento não cure o HIV, é utilizado para atrasar o desenvolvimento do vírus no corpo, evitando o surgimento da AIDS.
Esta substância pode ser encontrada com o nome comercial de Norvir e geralmente é fornecido gratuitamente pelo SUS, para portadores de HIV.

Como usar
A dose recomendada de ritonavir é de 600 mg (6 comprimidos), duas vezes por dia. Geralmente, o tratamento inicia-se com doses menores, podendo-se aumentar gradualmente, até à dose completa.
Assim, o ritonavir deve ser iniciado com doses de, no mínimo, 300 mg (3 comprimidos), duas vezes ao dia, durante 3 dias, com aumentos de 100 mg, até atingir a dose máxima de 600 mg (6 comprimidos), duas vezes ao dia, durante um período de tempo que não deve ser superior a 14 dias. A dose máxima diária é de 1200 mg ao dia.
O ritonavir geralmente é utilizado junto com outros medicamentos para o HIV, já que potencia os seus efeitos. Saiba mais sobre o HIV e a AIDS.
As doses poderão variar de acordo com cada pessoa, por isso, é muito importante seguir todas as orientações do médico.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos secundários que podem surgir com o uso prolongado de ritonavir incluem alterações no exame de sangue, urticária, dor de cabeça, tonturas, insônia, ansiedade, confusão, visão embaçada, alteração da pressão arterial, dor abdominal, náuseas, diarreia, excesso de gases, acne e dor nas articulações.
Além disso, o ritonavir também reduz a absorção de alguns anticoncepcionais orais e, por isso, caso se esteja a fazer tratamento com este medicamento é muito importante utilizar outro método contraceptivo para evitar uma possível gravidez indesejada.
Quem não deve tomar
O ritonavir está contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula. Além disso, o ritonavir também pode interagir com o efeito de vários tipos de medicamentos e, dessa forma, o seu uso deve ser sempre orientado e avaliado por um médico.