O Skyrizi é um medicamento indicado para o tratamento de condições como psoríase em placas moderada a grave, artrite psoriática ativa e doença de Crohn ativa moderada a grave em adultos.
Este medicamento contém o princípio ativo risanquizumabe, um imunossupressor que bloqueia a interleucina-23, uma proteína que está envolvida no processo inflamatório, ajudando a tratar doenças autoimunes inflamatórias.
Leia também: Imunossupressores: o que são e quando são indicados tuasaude.com/imunossupressoresO Skyrizi está disponível no Brasil na forma de caneta preenchida de 75 mg, seringa pronta para uso de 150 mg de uso subcutâneo, e na forma intravenosa. Entretanto, este medicamento deve ser usado somente com indicação médica, após avaliação adequada.
Para que serve o Skyrizi
O Skyrizi é indicado para o tratamento de:
-
Psoríase em placas moderada a grave, em candidatos a terapia sistêmica ou fototerapia;
-
Doença de Crohn ativa moderada a grave;
-
Colite ou retocolite ulcerativa ativa moderada a grave.
Este medicamento também é indicado para tratar a artrite psoriásica ativa, sozinho ou junto com metotrexato, em pessoas que tiveram resposta inadequada ou foram intolerantes a medicamentos antirreumáticos modificadores da doença.
Leia também: Artrite psoriática: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/artrite-psoriaticaComo o medicamento funciona
O risanquizumabe é o princípio ativo do Skyrizi, um anticorpo monoclonal que bloqueia a interleucina-23, uma proteína envolvida no processo inflamatório.
Dessa forma, este remédio inibe a liberação de citocinas pró-inflamatórias, ajudando a tratar doenças autoimunes inflamatórias, como psoríase, doença de Crohn e colite ou retocolite ulcerativa.
O tempo que o medicamento Skyrizi leva para fazer efeito, varia dependendo da condição tratada, mas geralmente os primeiros sinais de resposta podem ser observados nas primeiras 4 semanas de tratamento.
Para entender melhor como funciona o Skyrizi, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.
Como conseguir risanquizumabe pelo SUS
Pelo SUS, o risanquizumabe pode ser indicado pelo médico somente para o tratamento da psoríase em placas moderada a grave.
O tratamento com o risanquizumabe, é geralmente reservado para pessoas que são candidatas à terapia sistêmica ou fototerapia e que tiveram uma resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância ao tratamento sistêmico não biológico, como metotrexato, ciclosporina e acitretina.
Como aplicar
O Skyrizi é comercializado na forma de caneta preenchida de 75 mg/0,83mL ou seringa pronta para uso de 150 mg/mL, podendo ser aplicado por injeção subcutânea.
O passo a passo para aplicar o Skyrizi na forma de seringa pronta para uso, é:
- Retirar a embalagem do medicamento da geladeira e deixar em temperatura ambiente, longe da luz solar direta;
- Se for a caneta preenchida, deixar fora da geladeira por 30 a 90 minutos. A seringa pronta para uso deve ficar de 15 a 30 minutos fora da geladeira antes da aplicação;
- Verificar se o líquido está incolor e ligeiramente amarelo, límpido a ligeiramente opalescente, podendo conter pequenas partículas brancas ou translúcidas;
- Escolher o local da aplicação, que pode ser na frente da coxa, ou na barriga, a pelo menos 5 cm ao redor do umbigo;
- Limpar o local da injeção com um lenço umedecido em álcool antes da aplicação e deixar a pele secar;
- Segurar o corpo da seringa como um lápis. Com a outra mão, apertar delicadamente a área da pele limpa e segurá-la firmemente;
- inserir a agulha completamente na pele, em um ângulo de cerca de 45º, com um movimento rápido e curto;
- Manter a seringa estável e, lentamente, empurrar êmbolo até que todo o líquido seja injetado;
- Puxar a agulha para fora da pele no mesmo ângulo e, lentamente, retirar o polegar do êmbolo;
- Pressione, sem esfregar, uma bola de algodão ou gaze no local da injeção por 10 segundos;
- Descartar as seringas usadas, com o protetor de agulha, imediatamente em um recipiente de descarte especial;
- Se for necessário aplicar mais de uma injeção por vez, estas devem ser administradas em locais com pelo menos 3 cm de distância entre si.
O Skyrizi também é encontrado na forma de solução injetável de 60 mg/mL, que deve ser administrado apenas por profissionais de saúde. Essa forma é indicada como tratamento inicial da doença de Crohn e da colite ou retocolite ulcerativa.
Cuidados ao usar o remédio
Alguns cuidados ao usar o Skyrizi incluem não agitar o medicamento e não usar o medicamento se o líquido estiver turvo, com coloração alterada, ou se contiver flocos ou partículas grandes
Não é recomendado também injetar em áreas com a pele sensível, machucada, avermelhada, endurecida, com cicatrizes, estrias, ou afetada por psoríase.
A administração na parte superior externa do braço só deve ser feita por um profissional de saúde ou cuidador. Além disso, a pessoa, ou cuidador, só deve administrar a injeção após ter sido treinada por um médico ou enfermeiro.
Posologia
A posologia do Skyrizi varia de acordo com a condição tratada e a forma de administração, conforme a seguir:
- Psoríase em placa e artrite psoriática: 1 dose da injeção subcutânea de 150 mg na semana 0 e semana 4. A partir da segunda dose, aplicar a injeção a cada 12 semanas;
- Doença de Crohn: 1 dose de injeção intravenosa de 600 mg na semana 0, semana 4 e semana 8. Seguir o tratamento com injeções subcutâneas de 360 mg na semana 12 e, a partir de então, a cada 8 semanas;
- Colite ou retocolite ulcerativa: 1 dose de injeção intravenosa de 1200 mg na semana 0, semana 4 e semana 8. Continuar o tratamento com injeções subcutâneas de 180 mg na semana 12 e, a partir de então, a cada 8 semanas.
Se uma dose for esquecida, deve-se administrá-la o mais rápido possível. Em seguida, é recomendado retomar a administração no dia e horário regular.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns com o uso do Skyrizi incluem infecção do trato respiratório, rinite, nasofaringite, faringite, tonsilite e sinusite.
Outros efeitos colaterais são: micoses, dor de cabeça, fadiga, foliculite e reações no local da injeção, como vermelhidão, dor, irritação, coceira e/ou ardência, inchaço, hematoma e hemorragia.
Além disso, reações de hipersensibilidade graves, incluindo anafilaxia, também podem surgir com o uso de Skyrizi. Por isso, na presença de sintomas como dificuldade em respirar ou engolir, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta, pressão arterial baixa, tontura ou vertigem, deve-se procurar um atendimento médico de urgência.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxiaQuem não pode usar
O Skyrizi não deve ser usado por pessoas com alergia ou hipersensibilidade ao risanquizumabe ou a outros componentes deste medicamento.
Este medicamento também não é indicado para crianças com menos de 18 anos e para pessoas com infecções ativas importantes, como tuberculose.
Além disso, pessoas tratadas com Skyrizi não devem receber vacinas vivas 4 semanas antes de iniciar o tratamento, durante e por pelo menos 21 semanas após o término do tratamento.
Mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação podem usar o Skyrizi somente com orientação médica, pois os dados de segurança e eficácia nesses grupos são insuficientes.