Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ribavirina: remédio para hepatite C

A ribavirina é uma substância que, quando associada a outros remédios específicos, como o interferão alfa-2b, é capaz de eliminar o vírus responsável pela hepatite C, ajudando a alcançar a cura da doença.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias com receita médica, sob a forma de cápsulas e com o nome comercial de Rebetol, Virazole ou Viramid.

Ribavirina: remédio para hepatite C

Preço

O preço deste remédio pode variar entre os 100 e 500 reais, dependendo do nome comercial e da quantidade de cápsulas dentro da caixa. A ribavirina também pode ser comprada ob a forma de genêrico, com o preço de cerca de 100 reais.

Para que serve

A ribavirina está indicada para o tratamento da hepatite C crônica em adultos e crianças com idade superior a 3 anos, em associação com outros medicamentos para a doença, não devendo ser utilizada sozinha.

Como tomar

A dose recomendada varia de acordo com a idade, o peso da pessoa e o remédio utilizado juntamente com a ribavirina. Dessa forma, a dose deve ser sempre orientada por um hepatologista.

No entanto, quando não existe uma recomendação específica, as orientações gerais indicam:

  • Adultos com menos de 75 Kg: dose diária de 5 cápsulas de 200 mg;
  • Adultos com mais de 75 Kg: uma dose de 6 cápsulas de 200 mg por dia.

No caso das crianças, a dose deve ser sempre calculada por um pediatra.

Principais efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso deste medicamento incluem dor de cabeça, tonturas, perda de memória, tremores, infecção da garganta, palpitações, gripe, sinusite, anemia, perda de peso, aumento dos níveis de açúcar no sangue, aumento do apetite, depressão, ansiedade, diminuição da pressão arterial, tosse, diarreia ou vômitos.

Além disso, a ribavirina possui muitos outros efeitos colaterais, devendo apenas ser utilizado com indicação do médico.

Quem não deve tomar

Este medicamento está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar e pacientes com histórico de doença cardíaca grave ou doenças do sangue, como talassemia ou anemia falciforme. Além disso, não deve ser usado por pessoas com alergia à ribavirina ou qualquer outro componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...