Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ribavirina: remédio para hepatite C

A ribavirina é uma substância que, quando associada a outros remédios específicos, como a alfainterferona, é indicada para o tratamento da hepatite C.

Este medicamento só deve ser usado se recomendado pelo médico e só pode ser comprado mediante apresentação de receita médica.

Ribavirina: remédio para hepatite C

Para que serve

A ribavirina está indicada para o tratamento da hepatite C crônica em adultos e crianças com idade superior a 3 anos, em associação com outros medicamentos para a doença, não devendo ser utilizada sozinha.

Saiba como identificar os sintomas de hepatite C.

Como tomar

A dose recomendada varia de acordo com a idade, o peso da pessoa e o remédio utilizado juntamente com a ribavirina. Dessa forma, a dose deve ser sempre orientada por um hepatologista.

Quando não existe uma recomendação específica, as orientações gerais indicam:

  • Adultos com menos de 75 Kg: dose diária de 1000 mg (5 cápsulas de 200 mg) por dia, divididos em 2 doses;
  • Adultos com mais de 75 Kg: uma dose de 1200 mg (6 cápsulas de 200 mg) por dia, divididos em 2 doses.

No caso das crianças, a dose deve ser sempre calculada por um pediatra, sendo que a dose diária média recomendada é de 10 mg/kg de peso corporal.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ribavirina são anemia, anorexia, depressão, insônia, dor de cabeça, vertigens, diminuição da concentração, dificuldades para respirar, tosse, diarreia, náuseas, dor abdominal, queda de cabelo, dermatite, coceira, pele seca, dor muscular e nas articulações, febre, arrepios, dor, cansaço, reações no local de administração e irritabilidade.

Quem não deve tomar

A ribavirina está contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade à ribavirina ou a qualquer um dos excipientes, durante a amamentação, em pessoas com história prévia de doença cardíaca grave, incluindo doença cardíaca instável ou não-controlada, nos seis meses anteriores, pessoas com disfunção hepática grave ou cirrose descompensada e hemoglobinopatias.

O início da terapêutica com interferon está contra-indicado em doentes co-infectados por hepatite C e HIV, com cirrose e com uma pontuação de Child-Pugh ≥ 6. 

Além disso, o medicamento também não deve ser usado por mulheres grávidas e só deve ser iniciado após obtenção de um resultado negativo num teste de gravidez realizado imediatamente antes do início da terapêutica.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem