Alguns medicamentos, como betabloqueadores, corticoides ou benzodiazepínicos, podem levar ao desenvolvimento de depressão como efeito colateral.
Geralmente, este efeito colateral não é muito comum e, nestes casos, o medicamento pode ser substituído pelo médico responsável pelo tratamento, por outro que tenha a mesma ação, mas não provoque este efeito colateral.
É importante ressaltar que não se deve não interromper o tratamento com o remédio por conta própria, além de ser recomendado fazer o acompanhamento médico regularmente para detectar efeitos colaterais e avaliar a eficácia do remédio.
Lista com alguns remédios que podem causar depressão
Alguns dos remédios que têm maior probabilidade de induzir uma depressão são:
Nem todos as pessoas sofrem de depressão durante o tratamento com estes medicamentos, sendo um efeito colateral raro.
É importante ressaltar que o surgimento da depressão pode não estar relacionada com os remédios que a pessoa esteja tomando, mas sim com outros fatores. Veja as principais causas da depressão.
Como identificar a depressão
Para identificar a depressão causada pelo uso de remédios, deve-se estar atento(a) a sintomas, como tristeza profunda, choro fácil ou perda de energia, por exemplo.
Leia também: 14 sintomas de depressão (que não deve ignorar) tuasaude.com/sintomas-de-depressaoAlém disso, também podem surgir falta de vontade para fazer coisas que antes eram prazerosas, cansaço excessivo e insônia, de forma que a qualidade do sono fica prejudicada, havendo sono excessivo durante o dia.
O que fazer
Caso surjam sintomas de depressão durante o uso de remédios, deve-se consultar o médico responsável pelo tratamento para uma avaliação.
Se necessário, o médico pode trocar o medicamento que está sendo utilizada por outro da mesma classe que não provoque os mesmos sintomas de depressão.
De forma nenhuma deve-se interromper o tratamento por conta própria e sem a orientação do médico.