Acupressão: o que é, benefícios e como é feita

Atualizado em janeiro 2024

Acupressão é uma técnica terapêutica complementar que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, chamados meridianos, que são os mesmos pontos em que é feita a acupuntura, sendo indicada para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde como dor de cabeça, cólica menstrual, náuseas ou até aliviar a dor do trabalho de parto.

Esta técnica assim como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, ajudando a reestabelecer o equilíbrio energético do corpo e o funcionamento de órgãos, através da aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, que representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo. Veja como é feita a acupuntura.

A acupressão é considerada uma forma de tratamento alternativo ou complementar, pois ainda são necessários mais estudos científicos sobre sua eficácia. Além disso, é importante ressaltar que a acupressão não substitui o tratamento médico convencional e deve ser feita com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 5

Benefícios da acupressão

A acupressão possui muitos benefícios para a saúde, podendo ser indicada para auxiliar no tratamento de:

  • Ansiedade ou estresse;
  • Insônia ou fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • TPM, cólicas menstruais ou dismenorreia primária;
  • Dor muscular ou dor nas costas;
  • Náuseas e vômitos após quimioterapia ou cirurgias;
  • Enjoo matinal na gravidez ou enjoo do movimento;
  • Má digestão;
  • Tosse, espirros ou alergias.

Além disso, a acupressão pode ajudar a reduzir a intensidade da dor do trabalho de parto, assim como a duração do trabalho de parto. No entanto, não leva a um amadurecimento do colo do útero ou induz o parto.

Embora tenha diversos benefícios, a acupressão não deve substituir o tratamento médico, podendo ser usada para complementar o tratamento convencional indicado pelo médico.

Como é feita

A acupressão é feita aplicando-se pressão com os dedos em pontos específicos do corpo, como mãos, pulsos, braços, pés ou pernas, por exemplo, de forma a reestabelecer o fluxo de energia. Veja onde ficam os pontos da acupuntura.

Esses pontos, chamados meridianos, devem ser pressionados em regiões específicas de acordo com a condição que se deseja melhorar, podendo ser feita por um médico ou profissional especialista em acupressão, ou até pela própria pessoa, desde que se tenha orientação de como realizar corretamente, sendo nesse caso chamada Do-In.

Algumas formas de fazer a acupressão para auxiliar no tratamento de condições de saúde são:

1. Aliviar estresse e a dor de cabeça

Imagem ilustrativa número 1

Este ponto de acupressão fica localizado entre o polegar direito e dedo indicador. Começando pela mão direita, para pressionar este ponto a sua mão deve estar relaxada, com os dedos ligeiramente curvados e o ponto deve ser pressionado com o polegar esquerdo e o dedo indicador esquerdo, de forma a que estes dois dedos formem uma pinça. Os restantes dedos da mão esquerda devem ficar em repouso, logo em baixo da mão direita.

Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão. Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos.

2. Combater a cólica menstrual

Imagem ilustrativa número 2

Este ponto de acupressão fica localizado no centro da palma da mão. Para pressionar este ponto, deve usar o polegar e o indicador da mão oposta, colocando os dedos em forma de pinça. Desta forma, o ponto pode ser pressionado em simultâneo nas costas e palma da mão.

Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão. Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos.

3. Melhorar a digestão e combater o enjoo

Imagem ilustrativa número 3

Este ponto de acupressão fica localizado na planta do pé, logo a baixo do espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé, onde os ossos destes dois dedos se cruzam. Para pressionar este ponto, deve usar a mão do lado oposto, pressionando a planta do pé com o polegar e o lado oposto com o dedo indicador, de forma a que a os dedos da mão formem uma pinça que envolve o pé.

Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força durante aproximadamente 1 minto, soltando o pé no final durante alguns segundos para repousar. Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em ambos os pés.

4. Aliviar tosse, espirros ou alergias

Imagem ilustrativa número 4

Este ponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço. Para o pressionar deve usar o polegar e indicador da mão oposta, de forma a que os dedos fiquem dispostos em forma de pinça em volta do braço.

Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força até sentir uma leve dor ou pontada, mantendo a pressão durante aproximadamente 1 minuto. Passado esse tempo deve soltar o ponto durante alguns segundos para repousar. Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em ambos os braços.

5. Reduzir o estresse

Imagem ilustrativa número 6

Para reduzir o estresse e a ansiedade, aliviar dores musculares ou aliviar a insônia, a acupressão também pode ser feita utilizando um tapete de acupressão, para promover o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea local e reduzir a tensão muscular.

Esse tapete faz uma pequena pressão em pontos específicos das costas, que ajudam a estimular o fluxo de energia, podendo ser utilizado deitando-se sobre o tapete por cerca de 20 minutos.

Quem não deve fazer

A acupressão não deve ser feita nas seguintes situações:

  • Uso de marcapasso;
  • Doenças cardíacas;
  • Pressão alta não controlada;
  • Diabetes;
  • Problemas de coagulação;
  • Hemofilia;
  • Uso de anticoagulantes;
  • Distúrbios convulsivos;
  • Intoxicação por drogas ou álcool;
  • Infecções na pele.

A acupressão também não deve ser realizada em regiões da pele que tenham feridas abertas, verrugas, varizes, queimaduras, cortes ou rachaduras, fraturas ósseas, osteoporose ou câncer.

Além disso, a acupressão também não deve ser feita por mulheres grávidas sem acompanhamento médico ou de um profissional treinado, pois pode induzir contrações uterinas.