Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para diarreia infantil

A diarreia em bebês e crianças é geralmente causada por uma infecção que cura espontaneamente, sem que seja necessário tratamento, mas a melhor opção é sempre levar a criança ao pediatra, para que ele faça uma avaliação detalhada e dê orientações para evitar complicações, como uma desidratação, por exemplo.

Caso a criança tenha febre, a diarreia se prolongue por vários dias, as fezes sejam muito líquidas ou as dejeções sejam frequentes, por exemplo, o médico pode receitar remédios que aceleram a recuperação, como probióticos, soluções de hidratação oral ou antipiréticos.

Remédios para diarreia infantil

Alguns dos medicamentos que podem ser indicados pelo médico para tratar a diarreia são:

1. Soluções de reidratação oral

A terapia de reidratação oral consiste na administração de soluções apropriadas, com o objetivo de corrigir e evitar a desidratação causada pela diarreia. Alguns exemplos de soluções que podem ser indicadas para reidratação oral são o Floralyte, Hidrafix, Rehidrat ou Pedialyte. Em alterativa, pode-se usar um soro caseiro, que pode ser preparado em casa. Veja como fazer.

Como usar: As soluções de reidratação oral devem ser dadas para a criança, aos poucos, ao longo de todo o dia, principalmente após cada dejeção diarreica.

2. Probióticos

Os probióticos contribuem para a alteração da composição da microflora intestinal, inativam as toxinas bacterianas, inibem a ligação das toxinas com os receptores intestinais, estimulam o sistema imune e inibem a resposta inflamatória induzida pelas toxinas, criando condições desfavoráveis à multiplicação dos agentes patogênicos, levando a uma menor duração da diarreia.

Os probióticos mais usados para o tratamento da diarreia são a Saccharomyces boulardii (Floratil, Repoflor) e os Lactobacillus (Colikids, Provance, ZincoPro). Veja como usar o Colikids.

Como usar: A posologia depende do probiótico receitado e deve ser realizada conforme indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais: Embora seja raro, alguns dos efeitos adversos que podem ocorrer com o uso de racecadotrila são dor de cabeça e vermelhidão da pele.

3. Zinco

O zinco é um mineral que está relacionado com a manutenção da barreira epitelial do intestino, reparação dos tecidos e função imune. Durante episódios de diarreia aguda, pode haver deficiência de zinco e, por isso, em alguns casos, o médico pode recomendar a suplementação com este mineral.

Exemplos de remédios de uso pediátrico são o Biozinc kids, com zinco na composição, e o Zincopro sachês que além do zinco tem também probióticos na composição.

Como usar: A posologia depende do suplemento de zinco que for indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais: Geralmente os suplementos de zinco são bem tolerados e não são conhecidos efeitos adversos com a sua utilização.

4. Racecadotrila

A racecadotrila é um remédio que exerce o seu efeito antidiarreico através da inibição da encefalinase intestinal, reduzindo a secreção de água e electrólitos no intestino, sendo eficaz na redução da diarreia.

Um exemplo de um medicamento com racecadotrila na composição, para uso pediátrico é o Tiorfan em sachês.

Como usar: A Posologia recomendada é de 1,5 mg/kg de peso corporal, três vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais: Embora seja muito raro, podem ocorrer reações adversas, como náuseas, vômitos, prisão de ventre, vertigem e dor de cabeça.

5. Antipiréticos

Em alguns casos, especialmente se a diarreia for resultante de uma infecção, a criança pode também ter febre, que pode ser aliviada com um antipirético, como o paracetamol (Tylenol) ou a Dipirona (Novalgina), por via oral. Durante os episódios de diarreia, deve-se evitar ao máximo o uso destes medicamentos em supositório.

Como usar: A dose a administrar depende do peso da criança.

Possíveis efeitos colaterais: Embora seja raro, podem ocorrer reações alérgicas na pele.

A terapia com antibióticos não é geralmente indicada na diarreia em crianças, com exceção da diarreia infantil com presença de sangue, suspeita de cólera com desidratação severa, infecções não intestinais graves, em crianças com menos 3 meses de idade, em imunodeficiência primária ou secundária, terapia imunossupressora ou se existir sepse como complicação.

Assista o vídeo seguinte e saiba qual a alimentação mais adequada para situações de diarreia:

O que comer para a diarreia

799 mil visualizações

Veja também como preparar remédios caseiros para a diarreia.

Bibliografia >

  • EUROFARMA. Rehidrat 50 . Disponível em: <https://www.onofre.com.br/estaticos/bulas/093645.pdf>. Acesso em 18 Jun 2019
  • TAKEDA. HIDRAFIX® 90. 2016. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/estaticos/bulas/083321.pdf>. Acesso em 18 Jun 2019
  • MERCK. Floratil - Saccharomyces boulardii - 17 liofilizado. 2016. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/estaticos/bulas/089087.pdf>. Acesso em 18 Jun 2019
  • MERCK. FLORALYTE® 45. 2016. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/estaticos/bulas/322679.pdf>. Acesso em 18 Jun 2019
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. Guia Prático de Atualização , 2017. Departamento Científico de Gastroenterologia.
  • RAQUEL MARTA - PEDIATRA. Diarreia aguda na criança. Disponível em: <http://www.passoapasso.pt/wp-content/uploads/2016/06/diarreira-aguda-raquel-marta.pdf>. Acesso em 18 Jun 2019
  • CENTRO DE INOVAÇÃO (UNIMED-BH). MANEJO DA DIARREIA AGUDA EM CRIANÇAS. 2017. Disponível em: <http://www.acoesunimedbh.com.br/sessoesclinicas/wordpress/wp-content/uploads/2017/09/Caso-Cl%C3%ADnico-Manejo-da-Diarreia.pdf>. Acesso em 16 Jul 2019
  • SABRA, Aderbal. ATUALIZAÇÃO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DIARRÉIAS AGUDAS. Disponível em: <http://www.anm.org.br/img/Arquivos/Aulas%20Curso%20Capacita%C3%A7%C3%A3o%20em%20Urg%C3%AAncia%20e%20Emerg%C3%AAncias/DIARR%C3%89IA.pdf>.
  • Diarréia aguda: diagnóstico clínico e tratamento. Disponível em: <http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/04/882991/36-diarreia-aguda.pdf>. Acesso em 16 Jul 2019
  • ARAUJO, Carlos Manuel Arantes. TRATAMENTO DA DIARREIA AGUDA. Tese de Mestrado, 2014. Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem