Remédios para cólica intestinal: de farmácia e caseiros

Atualizado em março 2023

Os remédios para cólica intestinal, como a simeticona, o carvão vegetal ativado ou os probióticos podem ser indicados pelo médico para combater os sintomas como dor e desconforto na barriga, diarreia, excesso de gases e barriga inchada.

Além disso, alguns remédios caseiros, como chá de erva-cidreira, de camomila e de funcho também podem ser usados para complementar o tratamento da cólica intestinal. Confira outros chás indicados para cólica intestinal.

O tratamento da cólica intestinal deve ser sempre orientado pelo clínico geral ou gastroenterologista, que irá identificar a causa dessa condição e indicar o melhor remédio de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios de farmácia

Os principais remédios de farmácia indicados para cólica intestinal são:

1. Simeticona

A simeticona, que pode ser encontrada com os nomes comerciais de Luftal, Flatex, Flagass ou Gastroflat, é um remédio que facilita a eliminação dos gases e ajuda a aliviar o desconforto, a dor e a pressão causada pelo excesso de gases no intestino, e pode ser usado por bebês, crianças e adultos.

Como usar: a simeticona deve ser tomada por via oral, onde a dose normalmente recomendada para adultos é de 40 a 125 mg, até 4 vezes ao dia. Veja como tomar a simeticona.

2. Paracetamol

O paracetamol, quando associado à escopolamina, tem um efeito analgésico e antiespasmódico, ajudando a aliviar a cólica intestinal, pois diminui os movimentos intestinais dolorosos. 

O paracetamol com butilbrometo de escopolamina pode ser comprado nas farmácias ou drogarias com os nomes comerciais de Buscopan Duo ou Espaslit Duo.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de paracetamol + butilbrometo de escopolamina, até 3 vezes por dia, por no máximo 3 dias de tratamento. Esse remédio não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou por pessoas que tenham miastenia gravis, estreitamento ou bloqueio intestinal, íleo paralítico ou insuficiência hepática.

3. Dipirona

A dipirona, que também é conhecida pelos nomes comerciais Novalgina, Anador, Maxalgina, Lisador dip, Magnopyrol ou Dipimed, é um remédio com ação analgésica que ajuda a tratar diversos tipos de dor, incluindo a cólica intestinal.

Como usar: a dose geralmente recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de 500mg ou 1 comprimido de 1g, a cada 6 horas. Já para bebês de 3 a 11 meses (de 5 a 8 kg de peso corporal), a recomendação é de 2 a 5 gotas de dipirona de 500 mg/mL, 4 vezes ao dia, conforme orientação do pediatra. Veja como tomar a dipirona.

4. Carvão vegetal ativado

O carvão vegetal ativado é um remédio capaz de absorver toxinas ou substâncias químicas pelo sistema gastrointestinal, sendo indicado para diminuir a cólica nos casos de excesso de gases ou intoxicação por alimentos, por exemplo. Conheça mais sobre o carvão vegetal ativado.

Como usar: o carvão vegetal ativado deve ser tomado por via oral, sendo que geralmente a dose recomendada para adultos é de 4 a 6 comprimidos de 250 mg por dia, divididos em 2 doses, para adultos. Já para crianças maiores de 2 anos, a dose recomendada é de 2 a 3 comprimidos por dia, divididos em 2 doses.

5. Escopolamina

A escopolamina é um remédio antiespasmódico que age diminuindo as contrações dos músculos do intestino, o que ajuda a aliviar a cólica intestinal, podendo ser encontrado em farmácias ou drogarias com o nome comercial Buscopan. 

Além disso, a escopolamina pode ser encontrada associada à dipirona tendo forte ação analgésica no alívio da cólica intestinal, sendo vendida em farmácias ou drogarias com os nomes Buscopan composto, Atrovex ou Buscoplex.

Como usar: a dose recomendada de escopolamina (Buscopan) para adultos e crianças com mais de 6 anos é de 1 a 2 comprimidos de 10 mg, de 3 a 5 vezes por dia. Já bebês de 3 a 11 meses devem tomar 0,7 mg/kg de peso corporal por dose de escopolamina (Buscopan) em gotas, até 3 vezes ao dia. Saiba como usar a escopolamina.

6. Probióticos

Os probióticos são suplementos que contêm bactérias benéficas que melhoram a saúde da flora intestinal, sendo, por isso, indicados para alívio de cólicas intestinais causadas pela má digestão, excesso de gases ou infecção intestinal, por exemplo.

Como usar:  a dosagem dos probióticos varia de acordo com a quantidade de bactérias presentes em cada tipo de produto. No entanto, geralmente é recomendado que o suplemento tenha entre 2 e 10 bilhões de bactérias ativas.

Opções caseiras

Algumas opções caseiras para cólicas intestinais são chás e infusões feitos com:

  • Camomila: tem ação anti-inflamatória e calmante, aliviando a cólica intestinal;
  • Erva-doce: facilita a eliminação e impede a formação de gases, sendo usada para aliviar a cólica intestinal causada pelo excesso de gases;
  • Boldo: tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e adstringentes, que ajudam na digestão de gorduras e alivia a cólica intestinal em situações de má digestão ou intolerância alimentar, por exemplo;
  • Hortelã-pimenta: tem ação analgésica e antiespasmódica, ajudando a relaxar os músculos intestinais e a reduzir a formação de gases, combatendo a cólica intestinal;
  • Erva-cidreira: tem ação antiespasmódica, anti-inflamatória e carminativa, que inibem a produção de substâncias responsáveis por aumentar a contração do intestino;
  • Funcho: possui ação anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica e digestiva, ajudando a aliviar a inflamação do intestino, a cólica intestinal, a diarreia e os gases.

Confira no vídeo a seguir outros chás indicados para cólicas intestinais:

Vídeos relacionados