A quebra-pedra é uma planta medicinal da espécie Phyllanthus niruri, indicada para prevenir a formação de pedras nos rins ou na vesícula, proteger o fígado ou melhorar a prisão de ventre, pois é rica em alcalóides, flavonóides, triterpenos e ligninas, com propriedades diuréticas, hepatoprotetoras, antioxidantes e antiespasmódicas.
As partes normalmente utilizadas dessa planta medicinal, que também é conhecida como pimpinela branca, saxífraga ou arranca-pedras, são as folhas, flor, raiz e sementes, de onde são extraídas as substâncias ativas, para o preparo do chá, tintura ou cápsulas, encontrados em ervanárias, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.
Embora tenha muitos benefícios para a saúde, a quebra pedra não substitui o tratamento médico e deve ser usada somente com orientação do médico ou outro profissional que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Para que serve
A quebra pedra possui propriedades antioxidantes naturais, diuréticas, antiespasmódicas, hepatoprotetoras, antiviral, antibacteriana, e hipoglicemiante, sendo normalmente indicada para:
- Pedras nos rins;
- Pedras na vesícula;
- Retenção de líquido;
- Cistite;
- Infecções urinárias;
- Azia;
- Prisão de ventre;
- Hepatite B;
- Relaxar a musculatura do ureter ou da próstata;
- Diabetes, hiperinsulinismo e resistência à insulina;
- Intoxicação no fígado;
- Pressão alta.
O uso da quebra pedra não substitui o tratamento convencional indicado pelo médico, podendo apenas auxiliar no tratamento dessas condições de saúde, e deve ser usada somente com indicação do médico ou do fitoterapeuta.
Como fazer o chá de quebra pedra
O chá de quebra pedra pode ser usado para a prevenção de pedras nos rins formadas por oxalato de cálcio, ou para evitar que as pedras de oxalato de cálcio já existentes aumentem de tamanho, pois evita a agregação dos cristais de oxalato de cálcio nas vias urinárias.
No entanto, esse chá não trata ou elimina as pedras nos rins já formadas e não têm previne pedras que não são de oxalato de cálcio.
Ingredientes
- 20 g de quebra-pedra;
- 1 litro de água;
Modo de preparo
Ferver a água e adicionar a planta medicinal e deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e tomar a bebida morna, de preferência sem utilizar açúcar.
Outras formas de usar
A quebra-pedra tem sabor amargo inicialmente, mas a seguir torna-se mais suave. Outras formas de uso dessa planta medicinal são:
- Infusão: 20 a 30g por litro. Tomar 1 a 2 xícaras por dia;
- Decocção: 10 a 20g por litro. Tomar 2 a 3 xícaras por dia;
- Extrato seco em cápsulas: 350 mg até 3 vezes ao dia;
- Pó: 0,5 a 2g por dia;
- Tintura: 10 a 20 mL, divido em 2 ou 3 doses diárias, diluídas num pouquinho de água.
O uso da quebra-pedra, bem como o tempo de tratamento, deve ser orientado pelo médico ou pelo fitoterapeuta.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso da quebra-pedra são dor abdominal, dor ao urinar, sangue na urina ou náuseas.
Além disso, a quebra pedra pode reduzir muito o açúcar no sangue e causar hipoglicemia, especialmente em pessoas que utilizam remédio para o tratamento da diabetes. Saiba identificar os sintomas da hipoglicemia.
Quem não deve usar
O chá de quebra-pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas ou que amamentam porque ela possui propriedades que atravessam a placenta e chegam até o bebê podendo causar aborto, e também passa pelo leite materno mudando o sabor do leite.
Além disso, não se deve tomar este chá por mais de 2 semanas seguidas, já que aumenta a eliminação de minerais importantes pela urina. Veja mais opções de remédios caseiros para pedras nos rins.