Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alteia alivia a tosse e cicatriza feridas

Alteia é uma planta medicinal, também conhecida como Malva-branca, Malva-do-pântano, Malvaísco ou Malvarisco, que traz as seguintes propriedades:

  • Calmante;
  • Anti-inflamatório, por conter flavonoides;
  • Aliviar tosse, inflamação na garganta e bronquite;
  • Combater infecções, pois fortalece o sistema imunológico;
  • Reduzir os níveis de açúcar no sangue;
  • Ajudar a cicatrização de feridas na boca, nos dentes, furúnculos, acnes e queimaduras, quando aplicada na região ferida através de uma compressa.
Flor, folhas, raiz e extrato fluido da raiz de Alteia.Flor, folhas, raiz e extrato fluido da raiz de Alteia.

O nome científico da alteia é Althaea officinalis, e ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres.

Como usar

Para obter suas propriedades, pode-se usar as folhas e a raiz da alteia, tanto para beber quanto para colocar sobre ferimentos na pele. Para tratar tosse, bronquite e fortalecer o sistema imunológico, as formas de uso dessa planta são:

  • Extrato sexo: 6 g por dia;
  • Extrato fluido da raiz: 2 a 5 ml, 3 vezes por dia;
  • Chá da raiz: 2 a 3 xícaras por dia.

Para estimular a cicatrização, deve-se molhar um pano limpo no chá de alteia e aplicar várias vezes por dia sobre as feridas na pele e na boca.

Como preparar o chá o alteia

O chá de alteia deve ser preparado na proporção de 2 a 3 g ou 1 colher de chá da raiz seca para cada 150 a 200 ml de água. No momento do preparo, a raiz da plante deve ser adicionada em água fervente, mas com o fogo já desligado, por 10 minutos. Após este tempo, deve-se filtrar e beber o chá morno ou gelado.

Contraindicações

A alteia está contraindicada durante a gravidez ou lactação e durante o uso de produtos que contenham álcool, taninos ou ferro. Além disso, pacientes diabéticos só devem consumir esta planta de acordo com orientação médica, pois ela pode aumentar o efeito dos medicamentos e causar alterações nos níveis de glicemia.

Para tratar inflamação e tosse frequente, veja um ótimo Remédio caseiro para garganta inflamada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...