Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Reumatismo nos Ossos

Reumatismo é um termo genérico que indica diversas enfermidades dos músculos, tendões, ossos e articulações. Esta doença está relacionada ao acúmulo de ácido úrico na corrente sanguínea que geram sintomas como calafrios, febre, dor local e deformidades.

Para complementar o tratamento do reumatismo nos ossos sugere-se que se faça uma alimentação depurativa e diurética, investindo em alimentos crus e beber bastante água.

1. Chá de manjerona

O chá de manjerona é um ótimo remédio caseiro para ajudar no tratamento do reumatismo nos ossos devido a presença do óleo essencial e dos taninos em sua constituição.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de manjerona;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Coloque a manjerona numa xícara e cubra com água fervente. Deixe esfriar, coe e beba a seguir.

É importante ressaltar que não basta somente tomar este chá, é preciso investir em outras formas de tratamento para reumatismo nos ossos para que a doença seja bem controlada.

Remédios caseiros para Reumatismo nos Ossos

2. Cataplasma de argila

Um outro bom remédio caseiro para o reumatismo nos ossos é fazer o cataplasma de argila com cebola ralada. Basta ralar 1 cebola e colocar 3 colheres de argila num recipiente e acrescentar um pouco de água para que fique homogêneo. Aplique na região dolorida 2 vezes por dia.

3. Folhas de couve 

Um ótimo remédio caseiro para o reumatismo é o cataplasma feito com folhas de couve mornas porque a couve molda-se muito bem às articulações e o calor irá ajudar a diminuir as dores causadas pelo reumatismo.

  • Como usar: Envolva as folhas de couve num tecido fino, como um pano de prato limpo, coloque no forno e aqueça durante 5 minutos. Retire e aplique sobre as zonas doloridas, quando estiver morno.

Além disso, é importante seguir todas as orientações do médico e fazer as sessões de fisioterapia pelo menos 2 vezes por semana para diminuir a dor, o desconforto e melhorar a qualidade de vida do paciente. Dependendo da queixa do paciente o médico poderá indicar o uso de medicamentos, como Cataflan.

4. Aipo refogado

Remédios caseiros para Reumatismo nos Ossos

Esta receita é uma ótima forma de complementar o tratamento do reumatismo porque o aipo estimula a função renal e ajuda a purificar o organismo. Ele elimina os resíduos do organismo através da urina, proporcionando uma boa desintoxicação e, por eliminar o excesso de ácido úrico, ele ajuda no combate ao reumatismo e à gota.

Ingredientes

  • 2 colheres de azeite
  • 2 miolos de aipo cortados em pedaços
  • 1 cenoura cortada em fatias
  • 1 colher de sementes de coentro
  • 1 folha de louro
  • 6 grãos de pimenta preta
  • 500 ml de água
  • salsinha fresca

Modo de preparo

Coloque numa panela todos os ingredientes, com exceção, da água e deixe-os refogar por alguns instantes. Depois, acrescente a água e deixe ferver até que o aipo esteja macio. É um ótimo acompanhamento para pratos de carne branca ou peixe.

O consumo do aipo refogado não cura, nem exclui a necessidade de tratamento clínico para reumatismo, mas é uma ótima refeição que ajuda no controle da dor e do desconforto causado pela doença.

A alimentação de quem sofre com reumatismo deve ser regrada porque não se deve comer carne vermelha nem outros alimentos ricos em proteína porque isto pode levar ao aumento do ácido úrico, que pode agravar os sintomas do reumatismo. Veja como fazer um caldo de ossos rica em cálcio e colágeno, que é ótima para fortalecer os ossos e as articulações.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem