Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para Ardência nos Olhos

Um dos melhores remédios caseiros para aliviar a sensação de ardência nos olhos é a lavagem com soro fisiológico, pois além de ser excelente para retirar qualquer cisco que esteja causando a irritação do olho, também não possui nenhum químico adicionando, não causando piora dos sintomas.

Para fazer a lavagem com o soro fisiológico deve-se:

  1. Lavar o rosto e retirar qualquer tipo de maquiagem que possa existir em redor do olho;
  2. Inclinar a cabeça para trás e abrir as pálpebras com uma das mãos;
  3. Pingar 1 a 2 gotas de soro no canto interno do olho;
  4. Fechar o olho e rodar com a pálpebra fechada;
  5. Abrir o olho e voltar a repetir o processo caso a ardência não tenha melhorado.

O soro também pode ser substituído por um colírio hidratante ou, então, por água. No entanto, a água deve ser filtrada para evitar o uso de água contaminada, que pode levar a uma piora do quadro.

Esta lavagem é especialmente eficaz sempre que a ardência surge após algo entrar em contato direto com o olho ou caso surja após ficar muito tempo na frente do computador, do tablet ou do celular, principalmente à noite.

Veja ainda as principais causas de ardência nos olhos e o que fazer em cada caso.

Remédio caseiro para Ardência nos Olhos

Caso a lavagem com soro não resulte, existem ainda outras técnicas caseiras que podem ser utilizadas e que são seguras, como:

1. Aplicar uma compressa morna

Esta é uma técnica que pode ser utilizada depois da lavagem com soro, para aliviar a irritação do olho e eliminar mais rapidamente a sensação de queimação e a vermelhidão.

Para isso, basta mergulhar uma compressa limpa em água morna e depois retirar o excesso de água e aplicar sobre o olho fechado por cerca de 5 minutos. A compressa pode ser aplicada várias vezes ao dia, sempre que necessário.

2. Lavar o olho com shampoo infantil

O shampoo para crianças geralmente é feito com substâncias que não causam irritação do olho e, por isso, podem ser uma boa opção sempre que a ardência não melhora após a lavagem com soro.

Esta técnica permite limpar as glândulas da pálpebra, assim como remover possíveis ciscos que possam estar no olho.

Para fazer esta lavagem deve-se misturar um pouco de água morna com 1 ou 2 gotas de shampoo infantil e, depois, com a ponta de uma compressa, passar a mistura na região da base da pálpebra num movimento único.

3. Aplicar uma rodela de pepino

Semelhante à compressa de água morna, a rodela de pepino também ajuda a diminuir a inflamação do olho. Para isso, deve-se cortar uma fina fatia e pepino e aplicá-la sobre o olho fechado por 5 a 10 minutos. Esta técnica pode ser repetida várias vezes ao dia.

Esta técnica também funciona com rodelas de batata, uma colher se sopa gelada ou um sachê de chá gelado. No caso de se usar um sachê de chá, uma boa opção é escolher o chá de camomila, já que tem propriedades calmantes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar