Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

7 cuidados diários para proteger os olhos

Com o uso constante de smartphones, computadores e tablets, os olhos permanecem focados na mesma distância durante longos períodos de tempo, o que acaba causando síndrome do olho seco, fadiga ocular e dores de cabeça.

Os cuidados diários com os olhos são essenciais para proteger a visão, pois favorecem não só a sua proteção, como também o relaxamento e hidratação dos olhos, diminuindo até mesmo o risco de ter que vir a usar óculos.

7 cuidados diários para proteger os olhos

Assim, alguns cuidados essenciais que protegem e ajudam a manter a saúde ocular incluem:

1. Usar óculos de sol de qualidade

Os óculos de sol são essenciais para proteger a visão nos dias de sol, mas também em dias nublados, evitando o desenvolvimento de doenças oculares, ao mesmo tempo que conferem um maior conforto visual. Para manter a saúde dos olhos o uso de óculos de sol ao ar livre é essencial, sendo necessário garantir que os óculos usados oferecem proteção contra os raios UVA, UVB e UVC.

Conheça todos os benefícios dos óculos de sol em 7 motivos para optar pelo Óculos de Sol Polarizado.

2. Não dormir com maquiagem

A higiene dos olhos é muito importante para a saúde ocular, sendo importante manter os olhos limpos, especialmente no final do dia ou antes de ir dormir, pois caso contrário podem entrar partículas de cosméticos nos olhos que podem provocar irritações.

Além disso, a não retirada da maquiagem pode atrapalhar o funcionamento das glândulas da pálpebra que têm importante função na produção da lágrima, o que pode gerar olho seco. O ideal é manter sempre os olhos sem resíduos de maquiagem, cremes ou outras soluções.

3. Não usar colírios sem orientação médica

Os colírios são classificados como remédios e por isso não devem ser usados sem acompanhamento médico, pois, tal como qualquer outro remédio, estes também possuem indicações específicas e contraindicações. O seu uso sem indicação médica, embora possa aliviar os sintomas apresentados, pode não estar tratando a doença, acabando assim por mascarar os sintomas.

4. Realizar consultas periódicas 

As consultas periódicas ao Oftalmologista são muito importantes para garantir a saúde dos olhos, sendo especialmente importantes para detectar com antecedência doenças como catarata ou glaucoma. O ideal é realizar consultas de rotina 1 vez por ano, para garantir um bom acompanhamento da saúde visual.

5. Olhar para longe

Realizar paradas para olhar para longe durante alguns minutos é um exercício especialmente importante para quem trabalha em frente ao computador, pois ajuda a relaxar os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça.

Este exercício deve ser realizado 1 vez a cada hora e consiste em parar, olhar para longe e focar um ponto específico distante, que se localize no mínimo a 6 metros de distancia. 

6. Fechar os olhos varias vezes por dia

Interromper o que esta a fazer e fechar os olhos durante alguns segundos é outro exercício importante, que ajuda a relaxar os olhos, uma vez que ao serem fechados não necessitam de focar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outros problemas como dores de cabeça. 

Além disso, piscar os olhos várias vezes enquanto foca a tela do computador ou do tablet também é muito importante para garantir que os olhos se mantêm hidratados. Esta pequena preocupação ajuda a prevenir o ressecamento do olho, ajudando assim a prevenir o surgimento de problemas mais graves como a síndrome do olho seco. 

7. Não usar óculos de grau de outra pessoa

Os óculos de grau são um utensílio individual, que não deve ser emprestado ou transmitido para outras pessoas, pois cada pessoa necessita da sua própria graduação, que deve ser prescrita por um oftalmologista. Além disso, não devem ser usados pois embora não piorem a visão, acabam causando dores nos olhos e de cabeça ou tonturas.

Além disso, comprar óculos em qualquer local e não conferir na clínica de oftalmologia pode ser prejudicial, pois a graduação que possuem pode não ser a correta, o que acaba cansando os olhos por estes necessitarem de realizar um maior esforço para focar. 

A alimentação também pode ajudar a proteger os olhos, pois alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega-3, são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como síndrome do olho seco e degeneração macular. Conheça quais os alimentos que protegem os olhos.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...