Remédios caseiros para o fígado

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
julho 2022

Um ótimo remédio caseiro para tratar problemas do fígado é chá de boldo pois tem propriedades que melhoram o funcionamento do órgão. No entanto, outra opção é escolher a infusão de alcachofra e de jurubeba, que é uma planta com excelentes propriedades digestivas, que facilitam a digestão e protegem o fígado.

Mas, além de tomar este chá, aconselha-se evitar alimentos estimulantes e de difícil digestão, dando preferências aos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. É muito importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica até que o fígado esteja totalmente recuperado, pois as causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo de bebidas alcoólicas em exagero e alimentos muito gordurosos.

1. Chá de boldo

O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.

Ingredientes:

  • 2 folhas de boldo;
  • 1 copo de água;

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.

Dependendo dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir ao hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.

2. Infusão de jurubeba

A infusão de jurubeba é um excelente remédio caseiro para problemas de fígado, porque ela é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e digestivas, ajudando no tratamento das doenças do fígado.

Ingredientes:

  • 30 g de folhas e frutos de jurubeba;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas e frutos de jurubeba em um litro de água fervente e deixar esfriar por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras por dia. Esta infusão não deve ser tomada por grávidas.

Veja também como é feita a dieta para desintoxicar o fígado.

3. Infusão com alcachofra

A alcachofra é uma ótima planta medicinal e que possui propriedade depurativas e anti-tóxicas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para tratamento de doenças relacionadas com o fígado.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra.

Modo de preparo:

Em uma panela, ou chaleira, ferver a água e, em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber até 3 xícaras por dia antes das refeições.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em julho de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • 7 melhores alimentos para limpar o FÍGADO GORDO

    14:48 | 100229 visualizações
  • Sintomas de problemas no fígado

    01:55 | 862744 visualizações