Remédios caseiros para o fígado

Um ótimo remédio caseiro para tratar problemas do fígado é chá de boldo pois tem propriedades que melhoram o funcionamento do órgão. No entanto, outra opção é escolher a infusão de alcachofra e de jurubeba, que é uma planta com excelentes propriedades digestivas, que facilitam a digestão e protegem o fígado.

Mas, além de tomar este chá, aconselha-se evitar alimentos estimulantes e de difícil digestão, dando preferências aos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. É muito importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica até que o fígado esteja totalmente recuperado, pois as causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo de bebidas alcoólicas em exagero e alimentos muito gordurosos.

1. Chá de boldo

Remédios caseiros para o fígado

O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.

Ingredientes

  • 2 folhas de boldo;
  • 1 copo de água;

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.

Dependendo dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir ao hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.

2. Infusão de jurubeba

Remédios caseiros para o fígado

A infusão de jurubeba é um excelente remédio caseiro para problemas de fígado, porque ela é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e digestivas, ajudando no tratamento das doenças do fígado.

Ingredientes

  • 30 g de folhas e frutos de jurubeba;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar as folhas e frutos de jurubeba em um litro de água fervente e deixar esfriar por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras por dia. Esta infusão não deve ser tomada por grávidas.

Veja também como é feita a dieta para desintoxicar o fígado.

3. Infusão com alcachofra

Remédios caseiros para o fígado

A alcachofra é uma ótima planta medicinal e que possui propriedade depurativas e anti-tóxicas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para tratamento de doenças relacionadas com o fígado.

Ingredientes

  • 30 a 40 gramas de folhas secas de alcachofra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

A infusão com alcachofra deve ser feita colocando as folhas de alcachofra em 1 litro de água fervente. Após 10 minutos, deve-se filtrar e beber 1 xícara da infusão antes das refeições, pelo menos 3 vezes ao dia.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde em Setembro de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis, Enfermeiro em Setembro de 2021.
Mais sobre este assunto: