Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cardo-Mariano: O que é, Para que serve e Como usar

​O Cardo mariano, também conhecido como Cardo-leiteiro, Cardo-santo ou Serralha-de-folhas, é uma planta medicinal muito utilizada para fazer remédios caseiros para problemas no fígado e na vesícula biliar, por exemplo. O seu nome científico é Silybum marianum e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

A principal substância ativa dessa planta é a Silimarina, que além de atuar no fígado e vesícula biliar, aumenta a produção de leite materno. Veja como preparar este remédio natural para aumentar a produção de leite materno.

Cardo-Mariano: O que é, Para que serve e Como usar

Para que serve 

O cardo-mariano possui propriedade anti-inflamatória, adstringente, digestiva, diurética, regeneradora e anti-séptica, podendo ser utilizada para auxiliar o tratamento de enxaqueca, enjoos, varizes, problemas no baço ou na vesícula biliar. 

A principal aplicação do cardo-mariano é no tratamento de alterações do fígado, isso devido a um de seus constituintes, a Silimarina. Essa substância atua diretamente nas células do fígado que estão lesionadas devido ao excesso de substâncias tóxicas, como por exemplo o álcool, regenerando-as e impedindo novas lesões. Assim, o cardo mariano pode ser utilizado para auxiliar o tratamento de cirrose, hepatite ou gordura no fígado, por exemplo. Veja 11 sintomas de problemas no fígado.

Por facilitar o funcionamento do fígado, ajuda na eliminação de toxinas e, por isso, é muitas vezes utilizado associado a dietas para ajudar no processo de emagrecimento e para ajudar a pessoa a adaptar-se melhor ao aumento da atividade física.

Como usar

Os frutos do cardo-mariano normalmente são utilizados para fazer chá. O chá é feito com uma colher de chá de frutos esmagados e 1 xícara de água fervente. Deve-se deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.

Esse chá deve apenas complementar o tratamento indicado pelo médico para gordura no fígado, devendo ser acompanhado de exercícios e dieta, além de evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas. Veja outros remédios caseiros para gordura no fígado.

Além disso, o cardo-mariano também pode ser encontrado sob a forma de cápsulas ou comprimidos, sendo mais frequente que esteja associado a outras plantas como a alcachofra ou o boldo, que também têm um excelente efeito de regeneração do fígado. A dose recomendada em cápsula geralmente é entre 1 e 5 g, sendo aconselhado consultar um naturopata ou fitoterapeuta para adequar a cada caso.

Possíveis efeitos colaterais e quando não usar

O cardo-mariano se consumido em excesso pode causar irritação no estômago e provocar queimaduras na mucosa gástrica, além de diarreia, vômitos e náuseas. Por isso, o uso dessa planta medicinal é contra-indicado em crianças, hipertensos, pessoas com problemas renais ou gástricos, como gastrite ou úlceras, por exemplo.

As gestantes ou mulheres em fase de aleitamento devem fazer uso dessa planta apenas com a orientação médica. Isso porque apesar de ter sido identificado que essa planta aumenta a produção de leite materno e nenhuma de substâncias é encontrada no leite, ainda são necessários mais estudos para, de fato, confirmar que o seu consumo não traz risco para a mãe ou para o bebê.


Bibliografia

  • ZUPPA, Antonio A. et al. Safety and Efficacy of Galactogogues: Substances that Induce, Maintain and Increase Breast Milk Production. J Pharm Pharmaceut Sci. Vol 13. 2 ed; 162-174, 2010
  • FLORIEN. Cardo Mariano. Link: <florien.com.br>. Acesso em 28 Mar 2019
  • IBEROQUÍMICA MAGISTRAL. Silimarina 80% - Hepatoprotetor natural, Colerética e Colagogo . 2016. Link: <iberoquimica.com.br>. Acesso em 28 Mar 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem