Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Malária

Para ajudar a combater a malária e aliviar os sintomas causados por esta doença, pode-se usar chás feitos de plantas como alho, arruda, boldo e eucalipto.

A malária é causada pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, e causa sintomas como dor de cabeça, vômitos e febre alta, e quando não tratada adequadamente, pode causar complicações como convulsões e morte. Veja como é transmissão desta doença aqui.

Veja quais as ervas medicinais mais indicadas e como utilizá-las para tratar cada sintoma.

Chá de alho ou casca de angicoChá de alho ou casca de angico

Para fortalecer o sistema imunológico

Os chás de alho e de casca de angico podem ser utilizados para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater o parasita causador da malária.

Para preparar, deve-se colocar 1 dente de alho ou 1 colher de chá de casca de angico em 200 ml de água fervente, deixando a mistura em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Deve-se tomar cerca de 2 xícaras por dia.

Para proteger o fígado

O parasita da malária se instala e se reproduz no fígado, causando a morte das células desse órgão, e para ajudar a manter a saúde desse órgão pode-se utilizar os chás de arruda, boldo, capim-santo, eucalipto, casca ou folha de laranja ou chá de vassourinha.

Para preparar estes chás, deve-se adicionar 1 colher de chá das folhas ou cascas da planta em 200 ml de água fervente, desligando o fogo em seguida e deixando a mistura descansar por 10 minutos. Deve-se beber de 2 a 3 xícaras por dia.

Para baixar a febre

Tomar o chá de capim-santo, macela ou chá de sabugueiro ajudam a baixar a febre porque são anti-inflamatórios e promovem o suor, baixando naturalmente a temperatura, devendo ser tomados a cada 6 horas.

Esses chás são feitos colocando 1 colher de chá da planta em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos antes de coar e beber. Veja mais propriedades da macela aqui.

EucaliptoEucalipto

Para aliviar a dor de cabeça

Os chás de camomila e de boldo ajudam a aliviar a dor de cabeça porque são anti-inflamatórios e relaxantes que melhoram a circulação e diminuem a pressão na cabeça, reduzindo a dor.

A infusão é feita na proporção de 1 colher da planta para cada xícara de água fervente, e deve ser bebida pelo menos 2 vezes por dia.

Para combater enjoos e vômitos

O gengibre atua melhorando a digestão e relaxando o trato intestinal, o que diminui os enjoos e a vontade de vomitar. Para preparar o chá, deve-se colocar 1 colher de sopa de raspas de gengibre em 500 ml de água e deixar ferver por 8 a 10 minutos, bebendo uma xícara pequena em jejum e 30 minutos antes das refeições.

Apesar de as plantas serem remédios naturais, é importante lembrar que mulheres grávidas e crianças só devem usar estes remédios com orientação médica.

Além dos remédios naturais, é importante fazer o tratamento adequado da malária com remédios de farmácia, veja quais são utilizados aqui.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...