Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 Remédios caseiros para infecção dos seios nasais

Ótimos remédios caseiros para sinusite, condição também conhecida como infecção do seio ou das cavidades nasais, são os chás mornos de equinácea com gengibre, alho com tomilho, ou o chá de urtiga. Embora estes remédios não curem a sinusite, ajudam a aliviar os sintomas e todo o desconforto, sem excelentes aliados durante uma crise de sinusite.

A sinusite gera sintomas como dor de cabeça, sensação de peso no rosto e, por vezes, pode haver sensação de mau cheiro e até mau hálito. O médico poderá indicar o tratamento para sinusite, que pode envolver a limpeza do nariz com soluções salinas, mas em alguns casos podem ser indicados até mesmo remédios antibióticos. E nesse caso, os remédios naturais servem apenas de complemento ao tratamento indicado pelo médico.

Confira como saber se é uma crise de sinusite.

1. Chá de equinácea com gengibre

3 Remédios caseiros para infecção dos seios nasais

A equinácea é uma ótima opção natural para combater a sinusite, pois ajuda o corpo a eliminar o vírus da gripe, caso esteja presente, além de fortalecer o sistema imune. Além disso, o gengibre tem ação antibiótica que combate bactérias e ainda tem propriedade adstringente, sendo por isso um bom remédio caseiro para desobstruir os seios nasais. 

Assim, este chá é perfeito para situações de sinusite que surgem associadas a uma gripe, por exemplo.

Ingredientes

Modo de preparo 

Colocar os ingredientes numa panela, levar para ferver durante 15 minutos e desligar o fogo. Depois, coar a mistura e deixar amornar, bebendo 2 a 3 vezes por dia, por até 3 dias.

2. Chá de alho com tomilho

3 Remédios caseiros para infecção dos seios nasais

O alho é um dos melhores remédios naturais para a sinusite, pois tem ação antibiótica, antiviral e antifúngica que elimina qualquer micro-organismo que possa estar causando a inflamação dos seios nasais. Além disso, quando se associa o tomilho ao chá, também se obtém uma ação anti-inflamatória da mucosa nasal, o que alivia o desconforto e a sensação de pressão no rosto.

Ingredientes

  • 1 dente de alho;
  • 1 colher (de sopa) de tomilho;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo 

Primeiro, deve-se fazer pequenos cortes em todo o dente de alho e, depois, adicionar em uma panela com a água e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Por fim, retirar do fogo, adicionar o tomilho e deixar repousar por mais 5 minutos. Deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia, sem adoçar.

O tomilho também pode ser usado como nebulização, colocando-se um punhado de tomilho dentro de uma bacia com água fervente e inspirando-se o vapor liberado.

3. Chá de urtiga

3 Remédios caseiros para infecção dos seios nasais

Embora não existam estudos que comprovem o efeito da urtiga na melhora da sinusite, é sabido que esta planta tem uma forte ação contra alergias do sistema respiratório e, por isso, pode ser usada como forma de aliviar os sintomas em pessoas que desenvolvem sinusite por causas alérgicas.

Ingredientes

  • ½ xícara de folhas de urtiga;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água sobre as folhas de urtiga e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar a mistura e deixar para amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.

A urtiga também pode ser usada na forma de suplemento alimentar, especialmente em pessoas com alergias frequentes, na dose de 300 mg, 2 vezes ao dia. Porém, é sempre importante consultar um fitoterapeuta para adaptar a dose às necessidades individuais.

Confira outras opções de remédios caseiros:


Bibliografia

  • MCINTYRE Anne. Guia completo de Fitoterapia. 1º. Brasil: Pensamento, 2010. 190.
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 161.
  • HELMS, Steve; MILLERS, Alan. Natural Treatment of Chronic Rhinosinusitis: Review. Alternative Medicine Review. Vol.11. 202, 2006
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem