3 remédios caseiros para infecção intestinal

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
janeiro 2021

Um dos melhores remédios para a infecção intestinal é o soro caseiro, feito com água, açúcar e sal, pois ajuda a repor os minerais e água perdida pela diarreia, que é um dos sintomas mais frequentes da infecção intestinal. Confira uma lista completa dos sintomas de infecção intestinal.

O soro caseiro, embora não alivie os sintomas, ajuda a evitar a desidratação e garante que o corpo tem todos os minerais necessários para combater os micro-organismos da infecção e ter uma recuperação mais rápida. Assista este vídeo para saber o passo-a-passo para preparar o soro caseiro corretamente:

Além do soro caseiro, podem também ser usados alguns remédios caseiros para acelerar a recuperação e, ao mesmo tempo, aliviar os sintomas. Estas opções não devem substituir o tratamento médico, caso esteja sendo orientado.

1. Água de gengibre

O gengibre é uma raiz com excelentes propriedades medicinais, que pode ser usado no tratamento da infecção intestinal por ter ação antiviral e antibacteriana que ajuda o corpo a combater a infecção. Além disso, também permite regular o trânsito intestinal e alivia a inflamação da mucosa do intestino, reduzindo a dor e o inchaço abdominal.

Ingredientes

  • 1 raiz de gengibre;
  • Mel;
  • 1 copo de água mineral ou filtrada.

Modo de preparo

Colocar 2 cm da raiz de gengibre descascada e amassada em um liquidificador, junto com algumas gotas de mel e a água. Depois, bater até obter uma mistura homogênea e coar. Por fim, beber pelo menos 3 vezes por dia.

2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino e, por isso, é uma ótima opção para completar o tratamento da infecção intestinal. Este chá também absorve o excesso de gases intestinais e tem propriedades antiespasmódicas que aliviam bastante o desconforto abdominal.

A hortelã-pimenta também acalma o estômago e, por isso, pode ajudar bastante em casos de infecção intestinal acompanhada de sintomas gástricos como enjoos ou vômitos.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar as folhas na xícara com a água fervente e deixar repousar, tampado, por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber várias vezes ao longo do dia.

3. Água com suco de limão

O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.

Ingredientes

  • Meio limão;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Espremer o suco do meio limão no copo de água morna e beber 1 vez, de manhã em jejum.

Conheça todos os benefícios de beber água com limão todos os dias de manhã.

Como garantir uma recuperação mais rápida

Durante um quadro de infecção intestinal é recomendado alguns cuidados como:

  • Beber muitos líquidos, por exemplo água, água de coco e sucos de frutas naturais;
  • Manter repouso em casa, evitando ir trabalhar;
  • Comer alimentos leves, como frutas, legumes cozidos e carnes magras;
  • Não comer alimentos indigestos e gordurosos;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou com gás;
  • Não tomar medicamentos para parar a diarreia.

Caso a infecção intestinal não desapareça em 2 dias, deve-se levar o indivíduo ao hospital para uma consulta médica. Dependendo do micro-organismo causador da doença, pode ser necessário internamento e a ingestão de antibióticos por via endovenosa.

Esta informação foi útil?

Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2021.

Vídeos relacionados

  • GASTROENTERITE: o que comer nos 4 primeiros dias

    10:06 | 68560 visualizações
  • COMO FAZER SORO CASEIRO

    02:34 | 2534485 visualizações