3 remédios caseiros para evitar infarto (e como preparar)

Atualizado em novembro 2023
Evidência científica

Os remédios caseiros para evitar o infarto agudo do miocárdio, como a geleia real, o suco de uva ou o chá verde, possuem substâncias que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a elasticidade dos vasos sanguíneos e a baixar o colesterol.

Além dos remédios caseiros, para evitar o infarto e baixar o colesterol que é uma das principais causas de infarto, é importante seguir uma dieta balanceada, aumentando o consumo de fibras solúveis, frutas, verduras e peixes frescos, além de praticar exercícios físicos regularmente. Veja outras formas de baixar o colesterol.

Esses remédios caseiros podem ajudar a evitar o infarto, mas não substituem o tratamento recomendado pelo cardiologista, com mudanças de hábitos de vida e/ou uso de remédios para baixar o colesterol ou a pressão arterial, por exemplo. 

Imagem ilustrativa número 1

1. Geleia real

A geleia real é um ótimo remédio caseiro para ajudar a prevenir o infarto agudo do miocárdio. Isso porque ela melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Ingredientes

Modo de preparo

Diluir 20g de geleia real pura em 1 litro de mel de abelhas e tomar 4 colheres (de sopa) por dia, para adoçar sucos, leite ou iogurte, por exemplo.

A geleia real é capaz de fazer a manutenção da elasticidade da parede dos vasos sanguíneos, tornando-as mais resistentes, sendo uma ótima ajuda na prevenção do infarto.

Contudo, seu consumo não exclui a necessidade de ter outros cuidados, como diminuir a ingestão de alimentos gordurosos especialmente de origem animal e frituras, laticínios, café ou chocolate; fazer exercícios moderados que estimulem a sudorese e principalmente combata o stress; e no caso de ser fumante, deixar de fumar.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Suco de uva

O suco de uva é um excelente remédio caseiro para prevenir o infarto e outras doenças do coração, pois é muito rico em resveratrol, uma substância que ajuda a proteger o coração.

O resveratrol é um fitonutriente produzido em plantas que tem diversas benefícios para a saúde, pois atua prevenindo o câncer, melhorando a aparência da pele, diminuindo o colesterol e prevenindo o surgimento de problemas cardiovasculares. Saiba mais em para que serve o resveratrol

Ingredientes

  • 500 gramas de uva escura;
  • 1 litro de água;
  • 1 xícara de açúcar mascavo.

Modo de preparo

Após lavar bem as uvas, adicioná-las em uma panela com água e com o açúcar e deixar ferver. No momento em que as uvas começarem a se desfazer, o fogo pode ser apagado. Após esfriar, adicionar a mistura resultante no liquidificador e bater até que a solução fique homogênea. Guardar na geladeira e beber o suco fresco pelo menos uma vez ao dia.

A uva além de ser uma fruta deliciosa é muito nutritiva, a sua eficácia na prevenção do infarto deve-se ao fato da fruta ser rica em flavonoides, substâncias que desempenham um papel determinante na formação de coágulos e na circulação sanguínea.

3. Chá verde

O chá verde, feito com a planta Camellia sinensis, possui compostos fenólicos e flavonoides na sua composição, especialmente a epigalocatequina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a saúde cardiovascular.

Esse chá pode ser usado para auxiliar no tratamento do colesterol alto, principalmente o colesterol ruim (LDL), que pode se depositar nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de infarto ou outras doenças cardiovasculares, como o AVC. 

O chá verde pode ser utilizado na forma de chá, infusão ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação do cardiologista pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado. Veja outras formas de usar o chá verde

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver, desligar o fogo, adicionar as folhas ou o sachê de chá verde e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 2 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.