Remédio caseiro para evitar infarto

agosto 2022

Os remédios caseiros para evitar o infarto agudo do miocárdio, ou IAM, devem ser ricos em substâncias que exercem efeito protetor no coração, como é o caso do resveratrol, que pode ser encontrado nas uvas, e que ajudam a melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos, como a geleia real.

Assim, os remédios caseiros para evitar o infarto podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico, que normalmente envolve o uso de remédios e, em alguns casos, cirurgia. Veja mais detalhes do tratamento para infarto.

1. Geleia real

A geleia real é um ótimo remédio caseiro para ajudar a prevenir o infarto agudo do miocárdio. Isso porque ela melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Ingredientes

Modo de preparo

Dilua 20g de geleia real pura em 1 litro de mel de abelhas e tome 4 colheres de sopa por dia, para adoçar sucos, leite ou iogurte, por exemplo.

A geleia real é capaz de fazer a manutenção da elasticidade da parede dos vasos sanguíneos, tornando-as mais resistentes, sendo uma ótima ajuda na prevenção do infarto.

Contudo, seu consumo não exclui a necessidade de ter outros cuidados, como diminuir a ingestão de alimentos gordurosos especialmente de origem animal e frituras, laticínios, café ou chocolate; fazer exercícios moderados que estimulem a sudorese e principalmente combata o stress; e no caso de ser fumante, deixar de fumar.

2. Suco de uva

O suco de uva é um excelente remédio caseiro para prevenir o infarto e outras doenças do coração, pois é muito rico em Resveratrol, uma substância que ajuda a proteger o coração.

O Resveratrol é um fitonutriente produzido em plantas que tem diversas benefícios para a saúde, pois atua prevenindo o câncer, melhorando a aparência da pele, diminuindo o colesterol e prevenindo o surgimento de problemas cardiovasculares. Saiba mais em Para que serve o Resveratrol

Ingredientes

  • 500 gramas de uva escura
  • 1 litro de água
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Após lavar bem as uvas adicione-as em uma panela com água e com o açúcar e deixe ferver. No momento em que as uvas começarem a se desfazer o fogo pode ser apagado, após esfriar adicione a mistura resultante no liquidificador e bata até que a solução fique homogênea. Guarde na geladeira e beba o suco fresco pelo menos uma vez ao dia.

A uva além de ser uma fruta deliciosa é muito nutritiva, a sua eficácia na prevenção do infarto deve-se ao fato da fruta ser rica em Flavonoides, substâncias que desempenham um papel determinante na formação de coágulos e na circulação sanguínea.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.