5 remédios caseiros para espinhas

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada

Alguns remédios caseiros, como tônico de chá de camomila e de chá verde, e a máscara de aloe vera possuem ação antisséptica, anti-inflamatória e antioxidante, que diminuem a inflamação, combatendo e prevenindo as espinhas, além de controlar a oleosidade da pele.

É importante ter em mente que os remédios caseiros para espinha não têm efeito imediato, sendo importante que façam parte de uma rotina saudável. Por isso, é importante também que seja mantida uma alimentação saudável e variada, rica em alimentos com ação anti-inflamatória, como cereais integrais, sardinha e a castanha-do-pará. Veja como fazer uma dieta para diminuir as espinhas.

Além disso, é aconselhado também consultar o dermatologista, para que seja uma avaliação completa e seja indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com remédios caseiros ou também com o uso de medicamentos, principalmente em casos de espinhas mais inflamadas. Confira os remédios mais indicados para espinha.

Algumas opções de remédios caseiros e naturais para espinha são:

1. Máscara de aloe vera e jojoba

A aloe vera, ou babosa, possui ação cicatrizante, bactericida, fungicida e anti-inflamatória, ajudando a diminuir as inflamações das espinhas. Já o óleo de jojoba ajuda a equilibrar a função das glândulas sebáceas da pele, controlando a oleosidade.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá do gel da folha de aloe vera;
  • 4 gotas de óleo de jojoba.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes em um recipiente e misturar bem. Após higienizar e secar bem o rosto, aplicar a máscara, massageando com as pontas dos dedos. Deixar a máscara agir por 20 minutos e, após, enxaguar com água fria. Essa máscara pode ser feita 1 ou 2 vezes por semana.

2. Tônico de camomila

A camomila é rica em compostos fenólicos e óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antimicrobianas e calmantes, que ajudam a diminuir as inflamações das espinhas.

Ingredientes:

  • 20 a 30g de flores frescas ou secas de camomila;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ferver a água e retirar do fogo. Adicionar as flores de camomila na água, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar o chá, molhar uma gaze, algodão ou pano limpo e passar levemente sobre a pele higienizada e seca. Esse tônico pode ser usado 1 vez por dia.

3. Esfoliante de aveia e alecrim

A aveia é rica em compostos fenólicos com ação anti-inflamatória, cicatrizante e tonificante, sendo uma ótima opção para complementar o tratamento das espinhas. Já o óleo essencial de alecrim possui propriedades antissépticas e antimicrobianas, ajudando a diminuir as inflamações das espinhas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba, ou rosa mosqueta.

Modo de preparo:

Em um recipiente, colocar todos os ingredientes e misturar bem até obter uma mistura homogênea. Higienizar e secar bem o rosto e, após, aplicar a mistura na pele, massageando  com movimentos circulares leves por 5 minutos. Enxaguar a pele com água fria. Esse esfoliante pode ser feito 1 vez por semana.

4. Máscara de argila verde e lavanda

A argila verde possui ação adstringente, tonificante e cicatrizante, ajudando a remover as impurezas da pele, além de diminuir a inflamação e a oleosidade da pele. Já o chá de lavanda é cicatrizante e anti-inflamatório.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de argila verde;
  • 1 xícara de chá de lavanda gelado.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes em um pote e misturar bem até obter uma mistura homogênea. Após higienizar e secar bem o rosto, aplicar a máscara e deixar atuar por 20 minutos. Depois, enxaguar com água fria. Essa máscara pode ser usada 1 vez por semana.

5. Tônico de chá verde

O chá verde é rico em catequinas e taninos, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, adstringentes, anti-inflamatórias e antibacterianas, diminuindo a inflamação das espinhas e controlando a oleosidade da pele.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de chá verde em folhas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas do chá verde. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos e, depois, coar. Após higienizar e secar bem o rosto, molhar uma gaze, algodão ou pano limpo no chá verde e passar levemente sobre a pele higienizada e seca. Pode-se usar esse tônico 1 vez por dia.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin como fazer uma dieta para diminuir ou evitar as espinhas:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • MATOLA, Rúbia; SÁ, Deuselândia. Argiloterapia associada em procedimentos estéticos. Scire Salutis. Vol.11. 1.ed; 46-53, 2021
  • VAZ, S, Inês Fernandes. Principais Plantas em dermatologis. Tese de conclusão de mestrado, 2014. Universidade do Algarve.
Mostrar bibliografia completa
  • SANTOS, Joyce S.; BARRETO, Lívia C. L.; KAMADA, Ivone. Rosa mosqueta como potencial agente cicatrizante. Revista Cubana de Enfermería. vol.34. n.1; 154-166, 2018
  • LOPES, Samantha Bárbara et al. O uso de plantas medicinais no tratamento da oleosidade facial: uma revisão de literatura. Revista Científica da Unifenas. Vol.3. 1.ed; 11-18, 2021
  • SOUSA, P, Patrícia Margarida. Potencialidades de plantas medicinais no tratamento da acne. Tese de conclusão de mestrado, 2020. Universidade de Coimbra.
  • PROENÇA, P, Ana Carolina. O Papel da Fitoterapia no Tratamento da Acne Vulgaris. Tese de conclusão de mestrado, 2020. Universidade Beira Interior.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    02:41 | 666438 visualizações