7 remédios caseiros para espinhas

Atualizado em abril 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros, como tônico de chá de camomila, esfoliante de mel e fubá, e máscara de aloe vera, têm ação antisséptica e anti-inflamatória, que ajudam a diminuir a inflamação, combatendo as espinhas e controlando a oleosidade da pele.

No entanto, os remédios caseiros para espinha não têm efeito imediato, sendo importante que façam parte de uma rotina saudável. Por isso, é aconselhado também manter uma alimentação saudável, rica em alimentos com ação anti-inflamatória, como cereais integrais, sardinha e a castanha-do-pará. Veja como fazer uma dieta para diminuir as espinhas.

Além disso, é aconselhado também consultar o dermatologista, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com remédios caseiros ou com o uso de medicamentos, principalmente em casos de espinhas mais inflamadas. Confira os remédios mais indicados para espinha.

Imagem ilustrativa número 6

Opções de remédios caseiros

Algumas opções de remédios caseiros e naturais para espinha são:

1. Tônico de chá de camomila

O tônico de chá de camomila é rico em compostos fenólicos e óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antimicrobianas e calmantes, que ajudam a diminuir as inflamações das espinhas.

Ingredientes:

  • 20 a 30g de flores frescas ou secas de camomila;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar as flores de camomila, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar o chá, molhar uma gaze, algodão ou pano limpo e passar levemente sobre a pele higienizada e seca. Esse tônico pode ser usado 1 vez por dia.

2. Esfoliante de mel e fubá

O mel tem propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção para diminuir a inflamação e ajudar no tratamento das espinhas. Já o fubá tem ação esfoliante suave, promovendo a limpeza da pele e ajudando a remover células mortas.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de fubá;
  • 2 colheres (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes num pote, misturando bem uma colher ou espátula. Aplicar a mistura no rosto limpo e seco, realizando movimentos circulares com as pontas dos dedos. Em seguida, lavar o rosto com água fria ou morna e secar o rosto. Essa esfoliação pode ser feita 1 vez por semana.

3. Compressa de soro fisiológico

O soro fisiológico é uma ótima opção para complementar o tratamento da espinha, porque ajuda a limpar a pele e reduz a dilatação dos poros, diminuindo a inflamação e a oleosidade. Veja outros benefícios do soro para o rosto.

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de soro fisiológico;
  • 1 disco de algodão ou gaze

Modo de preparo:

Lavar e secar a pele do rosto. Molhar bem o disco de algodão, ou gaze, no soro fisiológico e passar no rosto delicadamente. Deixar o soro secar naturalmente no rosto para ser bem absorvido pela pele. Pode-se usar essa compressa 1 vez por dia.

4. Tônico de chá verde

O chá verde é rico em catequinas e taninos, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, adstringentes, anti-inflamatórias e antibacterianas, diminuindo a inflamação das espinhas e controlando a oleosidade da pele. Confira outros benefícios do chá verde.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de chá verde em folhas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e, após desligar o fogo, adicionar as folhas do chá verde. Tampar e deixar repousar por 10 minutos e, depois, coar. Após higienizar e secar bem o rosto, molhar uma gaze, algodão ou pano limpo no chá verde e passar levemente sobre a pele higienizada e seca. Pode-se usar esse tônico 1 vez por dia.

5. Máscara de aloe vera e jojoba

A aloe vera, ou babosa, possui ação cicatrizante, bactericida, fungicida e anti-inflamatória, ajudando a diminuir as inflamações das espinhas. Enquanto o óleo de jojoba ajuda a equilibrar a função das glândulas sebáceas da pele, controlando a oleosidade.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá do gel da folha de aloe vera;
  • 4 gotas de óleo de jojoba.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes em um recipiente e misturar bem. Após higienizar e secar bem o rosto, aplicar a máscara, massageando com as pontas dos dedos. Deixar a máscara agir por 20 minutos e, após, enxaguar com água fria. Essa máscara pode ser feita 1 ou 2 vezes por semana.

6. Esfoliante de aveia e alecrim

A aveia é rica em compostos fenólicos com ação anti-inflamatória, cicatrizante e tonificante, sendo uma ótima opção para complementar o tratamento das espinhas. Já o óleo essencial de alecrim tem propriedades antissépticas e antimicrobianas, diminuindo as inflamações das espinhas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba, ou rosa mosqueta.

Modo de preparo:

Em um recipiente, colocar todos os ingredientes e misturar bem até obter uma mistura homogênea. Higienizar e secar bem o rosto e, após, aplicar a mistura na pele, massageando  com movimentos circulares leves por 5 minutos. Enxaguar a pele com água fria. Esse esfoliante pode ser feito 1 vez por semana.

7. Máscara de argila verde e lavanda

A argila verde possui ação adstringente, tonificante e cicatrizante, ajudando a remover as impurezas da pele, além de diminuir a inflamação e a oleosidade da pele. Enquanto o chá de lavanda é cicatrizante e anti-inflamatório.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de argila verde;
  • 1 xícara de chá de lavanda gelado.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes em um pote e misturar bem até obter uma mistura homogênea. Após higienizar e secar bem o rosto, aplicar a máscara e deixar atuar por 20 minutos. Depois, enxaguar com água fria. Essa máscara pode ser usada 1 vez por semana.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin como fazer uma dieta para diminuir ou evitar as espinhas:

youtube image - ACNE: O que comer para acabar com as espinhas