Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios que curam a Acne

Os remédios para acne ajudam a eliminar as espinhas e os cravos da pele, mas devido aos seus efeitos colaterais, só devem ser usados sob orientação e prescrição do dermatologista.

Os remédios mais usados para tratar este problema são:

1. Isotretinoína

Remédios que curam a Acne

A isotretinoína é um dos tratamentos mais eficazes no combate à acne. Esta substância ativa atua na glândula sebácea, diminuindo a produção de sebo, reduzindo assim a proliferação de bactérias e a inflamação. Este medicamento é comercializado com o nome Roacutan e pode ser obtido em farmácias com prescrição médica.

Como usar: 

Geralmente, o tratamento é iniciado com 0,5 mg/kg por dia, podendo ser aumentado até 2 mg/kg por dia e as cápsulas devem ser administradas por via oral, durante as refeições, uma ou duas vezes ao dia.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de isotretinoína são fragilidade, coceira e ressecamento da pele, lábios e olhos, dores musculares, articulares e na região lombar, aumento de triglicérideos e colesterol, diminuição de HDL, anemia, aumento ou diminuição nas plaquetas e conjuntivite.

2. Antibióticos orais

Remédios que curam a Acne

Em casos mais severos também podem ser prescritos antibióticos como as tetraciclinas e derivados, como a minociclina por exemplo, que vão limitar a proliferação bacteriana.

Como usar:

Geralmente, numa fase inicial, a dose diária usual de tetraciclina é de 500mg a 2g, por via oral e em doses divididas ao longo do dia. Depois é reduzida para uma dose diária de 125mg a 1g.

A dose usual de minociclina é de 100mg ao dia, no entanto, o médico pode aumentar a dose para 200 mg ao dia.

Efeitos colaterais:

Embora seja raro, podem ocorrer alguns efeitos colaterais como tonturas, náuseas, vômitos, diarreia, erupções na pele ou aparecimento de outras infecções. 

3. Cremes e loções

Remédios que curam a Acne

Os cremes e loções mais usados na acne têm na sua composição antibiótico, como é o caso do peróxido de benzoíla ou ácido azelaico, por exemplo, que são usados na acne inflamatória, nas espinhas.

Além disso também podem ser aplicados cremes com retinoides, como é o caso do adapaleno, que atua na glândula sebácea, diminuindo a produção de sebo e estimula a regeneração celular.

Como usar:

O ácido azelaico deve ser aplicado cerca de 2 vezes ao dia e o adapaleno deve ser aplicado 1 vez ao dia nas regiões afetadas.

Os cremes com retinoides devem ser aplicados na pele limpa e seca, uma vez ao dia em toda a região com acne ou propensa a desenvolver acne.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso destes produtos são pele seca, irritação e sensação de queimação da pele.

4. Pílula anticoncepcional

Remédios que curam a Acne

O tratamento da acne na mulher pode ser feito com uso de anticoncepcionais, como a Diane 35, Tamisa 20 ou Diclin por exemplo, que ajudam no controle de hormônios, como os androgênios, diminuindo a oleosidade da pele e a formação de espinhas. Veja outros anticoncepcionais e quando não devem ser usados.

Como usar:

A pílula anticoncepcional deve ser usada normalmente, tomando 1 comprimido todos os dias, sempre à mesma hora durante 21 dias. Depois disto, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e reiniciar uma nova cartela.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais dependem da pílula que o médico indicar, mas geralmente aqueles que se manifestam com mais frequência são náuseas, dor abdominal, tensão mamária, dor de cabeça, aumento de peso e alterações no humor.

Além destes remédios, podem ainda ser aplicados produtos localmente para secar as espinhas, como por exemplo o Lapis Secativo Dermage Secatriz Anti Acne ou a Lapiseira Secativa Acnase.

Durante o tratamento das espinhas com estes remédios, recomenda-se não pegar sol e usar sempre protetor solar, não frequentar piscinas higienizadas com cloro, beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer uma alimentação adequada, dando preferência ao peixe e evitando alimentos como chocolate ou nozes.

Remédio para acne na gravidez

Um remédio para acne que pode ser usado na gravidez, se indicado pelo médico, é o Ácido azeláico. No entanto, a grávida deve consultar o dermatologista e o obstetra antes de tomar qualquer remédio para acne na gravidez, pois alguns podem prejudicar o bebê.

Além destes remédios que podem ser usados sob indicação médica, existem estratégias caseiras que também alcançam ótimos resultados, como o bicarbonato de sódio, arroz com mel e até mesmo o chá de hortelã. Veja como preparar um remédio caseiro para espinhas.

Veja também quais os alimentos que deve comer para diminuir as espinhas no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...