Alguns remédios caseiros bons para dor de barriga incluem o chá de erva-doce, o soro caseiro e o chá de erva-cidreira e camomila, por exemplo, pois têm ação analgésica, digestiva e antiespasmódica.
A dor de barriga pode ser causada por condições mais simples como ansiedade ou uso de alguns remédios, como antibióticos e laxantes, nem sempre sendo considerado um problema sério.
Leia também: 8 principais causas de dor de barriga e o que fazer tuasaude.com/dor-de-barrigaEntretanto, se a dor de barriga for persistente ou acompanhada de sintomas como fezes com sangue, diarreia intensa, febre ou falta de ar, pode indicar gastroenterite, alergias alimentares ou doença inflamatória intestinal. Nestes casos, é importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral para identificar a causa e recomendar o tratamento.
Alguns bons chás para combater a dor de barriga são:
1. Chá de erva-doce com camomila
O chá de erva-doce com camomila é um bom remédio caseiro para dor de barriga, porque possui propriedades calmantes e digestivas.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 colher (de café) de sementes de erva-doce;
- 300 ml de água.
Como fazer:
Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar a erva-doce e a camomila, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.
Contraindicações: Esse chá não é indicado para mulheres grávidas ou que amamentam e para crianças menores de 12 anos.
Assim como não recomendado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos, ao anis ou ao composto anetol.
Esse chá também deve ser evitado por pessoas com hiperestrogenismo, por mulheres com câncer de mama que fazem reposição hormonal e por pessoas que usam suplementos com ferro ou usam remédios anticoagulantes.
2. Chá de erva-cidreira e camomila
Um bom chá para dor de barriga é o de erva-cidreira com camomila, porque possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes que podem aliviar a dor e o desconforto.
Ingredientes:
- 1/2 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1/2 colher (de chá) de folhas secas de erva-cidreira;
- 1 xícara (de chá) de água.
Como fazer:
Ferver a água em uma panela, ou chaleira. Apagar o fogo, adicionar a camomila e a erva-cidreira, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar o máximo de 4 xícaras desse chá ao longo do dia.
Contraindicações: Esse chá não é indicado para crianças com menos de 12 anos e para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos.
O uso desse chá só deve ser feito por pessoas que estejam usando remédios, com hipotensão e por mulheres grávidas ou em período de amamentação sob a indicação e orientação de um médico.
3. Soro caseiro
O soro caseiro é um bom remédio caseiro para dor de barriga, por combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo.
Ingredientes:
- 1 litro de água filtrada, fervida (mas já fria) ou mineral engarrafada;
- 1 colher (de sopa) bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
- 1 colher (de café) de sal (3,5 g).
Como fazer:
Mistura bem todos os ingredientes até obter uma mistura transparente. Beber de 2 a 3 litros por dia, em pequenos goles, não ultrapassando mais de meio copo de uma só vez, várias vezes ao dia.
Leia também: Como fazer soro caseiro: receita, para que serve (e quando tomar) tuasaude.com/receita-de-soro-caseiro4. Chá de boldo
O chá de boldo serve para tratar a má digestão, combatendo a cólica intestinal, desintoxicando o fígado e combatendo os gases intestinais, promovendo alívio dos sintomas de dor de barriga de forma natural.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas de boldo secas;
- 150 ml de água fervente.
Como fazer:
Colocar o boldo picado numa xícara de água fervente, deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.
Contraindicações: O chá de boldo não deve ser usado por mulheres em amamentação e crianças.
Esse chá também é contraindicado para pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, pancreatite, câncer de fígado ou da vesícula biliar, ou que tomam remédios como lítio, paracetamol, ibuprofeno, carbamazepina, fenitoína, sinvastatina, anticoagulantes ou antifúngicos.
5. Chá de louro
O chá de louro tem ação anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a aliviar as cólicas intestinais em casos de dor de barriga.
Além disso, esse chá também tem ação adstringente, sendo útil para os casos de diarreia.
Ingredientes:
- 1 folha de louro seca;
- 1 xícara (de chá) de água.
Como fazer:
Numa panela ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar a folha de louro, tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Coar a bebida e tomar até 4 xícaras desse chá ao longo do dia.
Contraindicações: Esse chá não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, assim como não deve ser usado por crianças.
Leia também: Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá tuasaude.com/louro6. Chá preto com limão
O chá preto é indicado contra dor de barriga porque auxilia na digestão e desinflamar o intestino, sendo ótimo para combater a dor de barriga e diminuir a diarreia.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas secas de chá preto;
- 1 xícara de chá de água;
- Suco de 1/2 limão.
Como fazer:
Numa panela ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar o chá preto, tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar a bebida e adicionar o suco de limão. Tomar o máximo de 3 xícaras desse chá por dia.
Contraindicações: Esse chá é contraindicado para crianças com menos de 12 anos. Por conter cafeína, esse chá só deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sob a orientação de um médico.
7. Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta possui propriedades antissépticas, calmantes e analgésicas, ajudando a aliviar sintomas de problemas gastrointestinais, como dor de barriga, náuseas e vômitos.
Ingredientes:
- 150 ml de água;
- 1 colher (de sopa) de folhas de hortelã-pimenta cortadas.
Como fazer:
Ferver a água e acrescentar as folhas de hortelã-pimenta no recipiente e tampar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber. É indicado tomar esse chá até 3 vezes ao dia, após as refeições.
Contraindicações: O chá de hortelã-pimenta não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e para crianças com menos de 5 anos.
Esse chá também é contraindicado para pessoas com refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins, pedra na vesícula e inflamação da vesícula biliar.
8. Chá de mutamba
O chá de mutamba (Guazuma ulmifolia) possui ação antiespasmódica, relaxando o músculo liso do intestino e ajudando, assim, nas crises de dor de barriga e diarreia.
Ingredientes:
- 2 a 3 colheres (de sopa) de casca seca de mutamba;
- 1 litro de água fervente.
Como fazer:
Colocar as cascas secas da mutamba e a água numa panela e levar ao fogo médio para ferver por 10 minutos. Depois, retirar do fogo, tampar e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Contraindicações: Esse chá não deve ser usado na gravidez sem orientação do obstetra. O chá de mutamba não deve ser usado por mulheres em amamentação, crianças ou pessoas com sensibilidade à cafeína ou facilidade em ter crises de hipoglicemia.
Leia também: Mutamba: para que serve e como usar tuasaude.com/mutamba