Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

O tratamento caseiro para o nervo ciático inflamado pode ser feito com medidas simples como utilizar terapia de frio-calor, passar pomada anti-inflamatória ou beber chás, por exemplo, pois possuem ação anti-inflamatória e analgésica ajudando a aliviar os sintomas de dor e desconforto causados pela inflamação no nervo ciático, além de relaxar os músculos que fornecem sustentação ao nervo. 

A dor ciática geralmente surge de forma repentina e desaparece em menos de 1 semana e pode afetar o final da coluna e o glúteo, além de irradiar para a parte de trás da coxa e para o pé, causando sensação de formigamento ou queimação. 

Embora não sirva para substituir as indicações do médico ou do fisioterapeuta, o tratamento caseiro é uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o desconforto mais rapidamente, podendo ser usado para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Algumas opções de tratamento caseiro para o nervo ciático inflamado são:

1. Fazer terapia frio-calor

Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

A terapia frio-calor é feita com a utilização de compressas de gelo e compressas quentes para ajudar a reduzir a inflamação e relaxar a musculatura que dá sustentação ao nervo ciático, melhorando a dor e o desconforto.

Uma boa forma de utilizar a terapia frio-calor é utilizar a compressa de gelo durante os primeiros 7 dias e só depois usar a compressa quente. Para fazer a compressa de gelo, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar o saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar na região afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. 

Já a compressa quente deve ser utilizada após a primeira semana, pois é o tempo necessário para que o gelo diminua a inflamação no nervo ciático. Essa compressa ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada, acelera a cicatrização do nervo ciático e relaxa os músculos. A compressa quente pode ser preparada adicionando água quente em uma bolsa térmica, que deve ser envolvida em uma toalha limpa aplicada na região afetada por 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.

2. Beber chás anti-inflamatórios

Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

Os chás anti-inflamatórios, como chá de salgueiro branco ou chá de garra do diabo, ajudam a aliviar a dor e a inflamação no nervo ciático por possuírem substâncias na sua composição com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, como a salicina ou harpagosídeo, sendo uma boa opção de tratamento caseiro para o dor no ciático. 

Estes chás são fáceis de preparar e podem ser consumidos de 2 a 3 vezes por dia, durante a crise do ciático. Saiba como preparar chás anti-inflamatórios.   

3. Passar uma pomada anti-inflamatória

Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

Passar uma pomada anti-inflamatória, como a pomada de diclofenaco dietilamônio ou salicilato de metila, é uma boa opção de tratamento caseiro para o ciático, pois ajuda a tratar a dor e a diminuir a inflamação no nervo e pode ser usada de 1 a 2 vezes por dia, massageando levemente a pele para absorver a pomada. 

Essas pomadas podem ser compradas em farmácias ou drogarias, mas outra opção é preparar uma pomada ou um cataplasma caseiro com ingredientes naturais e que têm propriedades anti-inflamatórias ajudando a aliviar a dor no ciático.

Uma boa opção de pomada caseira é a pomada de arnica que possui helenalina na sua composição com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Saiba como preparar a pomada de arnica

Já o cataplasma de eucalipto, ajuda a diminuir a inflamação do nervo, aliviando a dor rapidamente, por ter ação anti-inflamatória e analgésica. Para preparar o cataplasma de eucalipto, deve-se usar de 5 a 10 folhas de eucalipto que podem ser fervidas com um pouco de água ou cozidas no vapor e, quando estiverem amolecidas, deve-se colocar as folhas em um pano limpo e seco e aplicar na região da dor no ciático. 

4. Fazer uma massagem

Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

A massagem pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto no nervo ciático, além de causar relaxamento dos músculos, sensação de bem estar e redução do estresse e deve ser feita nas costas, no glúteo e nas pernas, de preferência por um massagista profissional. 

Para melhorar o efeito da massagem, deve-se usar sobre a pele um creme hidratante ou óleo de amêndoas, de côco ou de semente de uva misturado com 2 gotas de um óleo essencial calmante ou anti-inflamatório, como lavanda ou eucalipto, fazendo movimentos leves e circulares. Outra opção é usar pomadas contendo capsaicina que tem efeito analgésico diminuindo a dor no ciático. 

5. Realizar alongamentos

Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

Os alongamentos são uma ótima opção para aliviar a inflamação que causa a dor no nervo ciático pois permitem aumentar a força dos músculos da região lombar, glúteos e coxa, melhorar a mobilidade dos quadris e a flexibilidade na parte inferior do corpo e podem ser feitos de uma a duas vezes por dia com movimentos suaves de forma que a pessoa se sinta confortável e não cause mais dor.

Uma boa forma de alongar o nervo ciático é sentar-se no chão com as pernas esticadas e dobrar uma perna, cruzando por cima da outra perna que deve permanecer esticada e girar o tronco, puxando a perna dobrada em direção ao corpo. É importante manter as costas retas e pode-se apoiar a mão no chão. Repetir o alongamento com a outra perna mesmo que a dor seja de um lado só do corpo. Confira outras opções de alongamentos para o nervo ciático inflamado.  

Assista o vídeo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro com mais opções de alongamentos para o nervo ciático:

6. Evitar ficar muito tempo de repouso

Na crise da dor ciática a pessoa deve evitar ficar de repouso na cama sempre que possível, pois não movimentar o corpo pode piorar a dor.

A dor no ciático geralmente é pior à noite, devido ao repouso, e para ajudar a aliviar a dor é recomendado deitar de lado e colocar um travesseiro firme entre os joelhos, ou tentar dormir de barriga para cima e com um travesseiro firme em baixo dos joelhos. 

7. Preferir alimentos anti-inflamatórios

Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado

Alguns alimentos como cúrcuma, brócolis ou espinafre e alimentos ricos em ômega-3 como atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia, podem ajudar a diminuir a inflamação e, por isso, ajudam a aliviar a dor no ciático. 

Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ou, no caso dos peixes, pelo menos de 3 a 5 vezes por semana. Confira a lista completa de alimentos anti-inflamatórios

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • KRIPLANI, Priyanka; GUARVE, Kumar; BAGHAEL, Uttam S. Arnica montana L. - a plant of healing: review. J Pharm Pharmacol. 69. 8; 925-945, 2017
  • SHARA, Mohd; STOHS, Sidney J. Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts. Phytother Res. 29. 8; 1112-1116, 2015
  • MNCWANGI, Nontobeko; et al. Devil's Claw-a review of the ethnobotany, phytochemistry and biological activity of Harpagophytum procumbens. J Ethnopharmacol. 143. 3; 755-771, 2012
  • MENON, Venugopal P.; SUDHEER, Adluri Ram. Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin. Adv Exp Med Biol. 595. 105-125, 2007
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Sciatica home remedies and self-care. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/pain/sciatica-home-remedies-and-self-care>. Acesso em 13 Abr 2021
Mais sobre este assunto: