5 passos para aliviar o nervo ciático inflamado

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
junho 2022

Para aliviar a dor no nervo ciático inflamado, pode-se colocar uma compressa morna no local, massagear o local em que se sente a dor e realizar alguns exercícios de alongamento.

Essas medidas ajudam a relaxar os músculos das costas, glúteos e pernas para diminuir a pressão exercida sobre o nervos e ajudar a aliviar a dor, podendo ser realizado em casa enquanto se espera pela consulta médica ou para complementar o tratamento de fisioterapia.

Além da dor intensa nas costas, glúteo ou pernas, quando o nervo ciático está inflamado, é possível também que existam outros sintomas como dificuldade para manter a coluna reta e dor ao caminhar, por exemplo. Conheça outros sintomas do nervo ciático inflamado.

1. Passar pomada anti-inflamatória

As pomadas anti-inflamatórias, com diclofenaco ou piroxicam, podem ser compradas na farmácia sem receita médica e ajudam a aliviar bastante a dor provocada pelo nervo ciático inflamado. No entanto, é importante que o médico seja consultado para que seja indicado o melhor tratamento.

Como usar: o diclofenaco pode ser aplicado 3 a 4 vezes por dia, devendo colocar apenas uma pequena quantidade de gel no local. No caso do piroxicam, pode ser aplicada 2 a 4 vezes por dia por até 7 dias seguidos.

Qualquer um dos cremes devem ser aplicados com uma leve massagem até que sejam completamente absorvidas pela pele. Confira as principais opções de pomadas anti-inflamatórias.

2. Fazer exercícios de alongamento

Enquanto existe muita dor, os únicos exercícios indicados são os de alongamento para coluna lombar, coxas e glúteos. Um bom exemplo consiste em:

  • Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar uma perna de cada vez, aproximando o joelho do peito, enquanto sente que a coluna lombar alonga. Depois fazer o mesmo com a outra perna, ainda que não tenha dor nesse lado. Manter este alongamento por cerca de 30 segundos. Repetir 3 vezes, descansando alguns segundos entre cada alongamento.

Quando a dor começar a diminuir, e para evitar uma nova crise, é necessário fortalecer a musculatura abdominal e por isso os exercícios de Pilates indicados por um fisioterapeuta são os mais indicados. Pode-se começar com:

  • Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente;
  • A partir dessa posição deve-se elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna. Sempre que se levantar a perna deve-se expirar. Fazer este exercício alternando as pernas por 5 vezes, com cada perna.

Veja como fazer os exercícios para aliviar a dor no nervo ciático no vídeo a seguir:

3. Aplicar uma compressa quente

Outro bom tratamento caseiro para aliviar a dor e a inflamação causada pelo nervo ciático é colocar uma bolsa de água quente na final da coluna ou no local do dor, pois isto relaxa a musculatura e aumenta a liberação de endorfinas que promovem o bem-estar, além de diminuir a inflamação.

Pode-se comprar uma bolsa de água ou gel nas farmácias mas também se pode fazer uma compressa quente em casa, colocando arroz cru numa fronha, por exemplo. Para utilizar basta aquecer a bolsa no micro-ondas por cerca de 2 minutos, virando a fronha após 1 minuto, e depois colocar no local da dor por 15 a 20 minutos.

4. Evitar alguns movimentos

Durante a crise de dor ciática, também é importante ter alguns cuidados como não rodar o tronco, nem dobrar o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Além disso, também é importante evitar ficar sentado ou deitado por longos períodos.

5. Dormir de lado

Para dormir, deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada. Outra possibilidade é dormir de barriga para cima e colocar um travesseiro por baixo dos joelhos.

Veja qual a melhor posição para dormir e evitar problemas.

O que causa a dor ciática

A dor ciática surge quando o nervo ciático está inflamado, o que normalmente acontece quando existe compressão do nervo, que pode surgir devido ao envelhecimento natural, mas também devido a maus hábitos como ter uma postura incorreta.

A dor ciática normalmente começa no final da coluna e passa pelos glúteos e parte detrás da coxa, indo até a planta dos pés. Assim, o local da dor ciática pode variar afetando qualquer ponto de todo este trajeto.

O local de dor mais comum é na região do glúteo e embora cada perna tenha seu nervo ciático, é normal que a pessoa apresente somente dor numa perna. As características da dor ciática são dor forte, em forma de pontada, fisgada, ou sensação de calor. Veja mais sobre os sintomas da dor ciática, como identificar e tratar.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em junho de 2022.
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • EXERCÍCIOS PARA CURAR NERVO CIÁTICO INFLAMADO

    06:24 | 5057417 visualizações