Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

5 remédios caseiros para vulvovaginite e como fazer

Os remédios caseiros para vulvovaginite como o banho de assento de tomilho e alecrim, o chá de alho com gengibre ou o óleo de melaleuca, por exemplo, possuem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas de coceira, irritação, vermelhidão, inchaço e corrimento.

A vulvovaginite é uma inflamação da vulva e da vagina que pode surgir em todas as mulheres e em qualquer idade, e geralmente é causada por uma infecção por vírus, fungos ou bactérias mas também pode surgir por alterações hormonais, estresse ou alergias, provocando os sintomas. Veja todos os sintomas da vulvovaginite.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas da vulvovaginite, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

1. Banho de assento de tomilho e alecrim

5 remédios caseiros para vulvovaginite e como fazer

O banho de assento de tomilho e alecrim é rico em substâncias antifúngicas e antibacterianas como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos e bactérias ajudando a reduzir o desconforto e a inflamação na região íntima, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a vulvovaginite.

Ingredientes

  • 700 mL de água;
  • 2 colheres de chá de tomilho seco;
  • 2 colheres de chá de alecrim seco.

Modo de preparo

Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região íntima 2 vezes por dia, até melhorar os sintomas. Não aplicar dentro do canal vaginal.

Essa infusão não deve ser usada por mulheres grávidas.

2. Óleo de melaleuca

5 remédios caseiros para vulvovaginite e como fazer

O óleo de melaleuca é rico em substâncias com ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, como terpineno e cineol, que ajudam a combater os sintomas da coceira, vermelhidão, inchaço e corrimento comuns de diferentes infecções vaginais.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de côco, amêndoa doce ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e passar na região externa da vagina 1 vez ao dia por no máximo 6 dias seguidos. Não aplicar dentro do canal vaginal.

Antes de aplicar o óleo de melaleuca na região vaginal, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado passar uma gota do óleo de melaleuca na pele do dorso da mão. Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar o óleo de melaleuca como remédio caseiro para vulvovaginite.

O óleo de melaleuca não deve ser usado por mulheres grávidas.

3. Chá de alho e gengibre

5 remédios caseiros para vulvovaginite e como fazer

O chá de alho e gengibre tem propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e aos compostos fenólicos do gengibre como o gingerol, chogaol e zingerona, que agem aliviando os sintomas da vulvovaginite como coceira, irritação e vermelhidão, além de fortalecer o sistema imunológico permitindo o corpo a se recuperar mais rápido da infecção.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre. Deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber a seguir até 3 a 4 doses divididas ao longo do dia. 

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

4. Banho de assento com vinagre de maçã

5 remédios caseiros para vulvovaginite e como fazer

O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiro para vulvovaginite pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos e bactérias que causam a vulvovaginite, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, corrimento, vermelhidão e inchaço. 

Ingredientes

  • ½ xícara de vinagre de maçã;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o vinagre de maçã. Esperar esfriar e colocar em uma bacia ou banheira. Fazer o banho de assento por 20 minutos e enxaguar em seguida. 

O vinagre de maçã deve ser sempre diluído antes de ter contato com a pele, pois é uma substância ácida que pode causar irritação. 

Este banho de assento não deve ser usada por mulheres grávidas.

5. Banho de assento com água oxigenada

5 remédios caseiros para vulvovaginite e como fazer

O banho de assento feito com água oxigenada ajuda a diminuir os sintomas de corrimento e coceira, e facilita o tratamento da vulvovaginite, pois impede a multiplicação de bactérias que causam a infecção na vulva e na vagina.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de água oxigenada 10 volumes;
  • 750 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a água oxigenada na água fervente e misturar. Deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região externa da vagina, 1 vez ao dia por no máximo 1 semana. Não aplicar dentro do canal vaginal.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • PALMEIRA-DE-OLIVEIRA, Rita; PALMEIRA-DE-OLIVEIRA, Ana; MARTINEZ-DE-OLIVEIRA, José. New strategies for local treatment of vaginal infections. Adv Drug Deliv Rev. 92. 105-122, 2015
  • HAMMER, K. A.; CARSON, C. F.; RILEY, T. V . In Vitro Susceptibilities of Lactobacilli and Organisms Associated with Bacterial Vaginosis to Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil. Antimicrob Agents Chemother. 43. 1; 196, 1999
  • 351-358. Common Complementary and Alternative Therapies for Yeast Vaginitis and Bacterial Vaginosis: A Systematic Review. Obstetrical and Gynecological Survey. 58. 5; VAN KESSEL, Katherine; et al, 2003
  • SHEIDAEI, Sedigheh; et al . Herbal Medicine and Vaginal Candidiasis in Iran: A Review. Evidence Based Care Journal. 7. 2; 71-77, 2017
  • BAHADORAN, P.; ROKNI, F. K.; FAHAMI, F. Investigating the therapeutic effect of vaginal cream containing garlic and thyme compared to clotrimazole cream for the treatment of mycotic vaginitis. Iran J Nurs Midwifery Res. 15. 1; 343–349, 2010
  • OZEN, Betul; BASER, Muruvvet. Vaginal Candidiasis Infection Treated Using Apple Cider Vinegar: A Case Report. Altern Ther Health Med. 23. 7; AT5751, 2017
  • CARDONE, A.; et al. Utilisation of hydrogen peroxide in the treatment of recurrent bacterial vaginosis. Minerva Ginecol. 55. 6; 483-492, 2003
  • BOGAVAC, Mirjana A.; et al. Antimicrobial Potential of Rosmarinus officinalis Commercial Essential Oil in the Treatment of Vaginal Infections in Pregnant Women . Natural Product Communications. 12. 1; 127-130, 2017
  • SAEIDI, Saeide; et al. Effects of Rosmarinus Officinalis Plant Extract on Trichomonas Vaginalis Parasites and Candida albicans under Laboratory Conditions: An Experimental Study. Gene Cell Tissue. 6. 3; e92867, 2019
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...