Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Arando (oxicoco): o que é, para que serve e como usar

O arando oxicoco, também conhecido como oxicoco ou cranberry, é uma fruta que possui várias propriedades medicinais, mas que é utilizada principalmente para o tratamento de infecções urinárias recorrentes, já que consegue impedir  o desenvolvimento de bactérias no trato urinário.

No entanto, esta fruta também é muito rica em vitamina C e outros antioxidantes que podem ajudar no tratamento de outros problemas de saúde, como gripes ou resfriados. Além disso, pode ser uma fonte rica em polifenóis, tem sido atribuídas propriedades antibacterianas, antivirais, anticancerígenas, antimutagênicas e anti-inflamatórias.

O oxicoco pode ser encontrado na sua forma natural em alguns mercados e feiras, mas também pode ser comprado em lojas de produtos naturais e algumas drogarias sob a forma de cápsulas ou xaropes para infecção urinária.

Arando (oxicoco): o que é, para que serve e como usar

Para que serve

Devido às suas propriedades, o arando pode ser utilizado em algumas situações, sendo as principais:

1. Prevenir infecções urinárias

O consumo de arando, de acordo com alguns estudos, poderia evitar que as bactérias ficassem aderidas ao trato urinário, principalmente a Escherichia coli. Assim, se não há aderência da bactéria, não é possível o desenvolvimento de infecção e prevenindo infecções recorrentes.

No entanto, não há estudos suficientes que indiquem que o arando é efetivo no tratamento de infecção urinária.

2. Manter a saúde do coração

O oxicoco, por ser rico em antocianinas, poderia ajudar a diminuir o colesterol LDL (colesterol mau) e aumentar o colesterol HDL (colesterol bom). Além disso, é capaz de diminuir o estresse oxidativo devido ao seu teor de antioxidantes e ao seu efeito anti-inflamatório, o que diminui o risco de aterosclerose e de outras doenças cardiovasculares.

Além disso, há evidência de que poderia ajudar a diminuir a pressão arterial, já que diminuir a enzima conversora da angiotensina, a qual promove a contração dos vasos sanguíneos.

3. Diminuir os níveis de açúcar na sangue

Devido ao seu teor de flavonoides, o consumo regular de arando poderia ajudar a diminuir o açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina, de acordo com alguns estudos realizados com animais, já que melhora a resposta e a função das células pancreáticas responsáveis por secretar insulina.

4. Prevenir cáries

O arando poderia prevenir a cárie porque evita a proliferação da bactéria Steptococcus mutans nos dentes, que está associada com as cáries.

5. Prevenir gripes e resfriados frequentes

Por ser rico em vitamina C, E, A e outros antioxidantes, além de possuir propriedades antivirais, o consumo do oxicoco poderia prevenir a gripe e o resfriado frequentes, já que evita a adesão do vírus às células.

6. Prevenir a formação de úlceras

De acordo com alguns estudos o arando ajuda a diminuir a infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori, que é uma das principais causas da inflamação no estômago e de úlceras. Essa ação se deve ao fato do arando possuir antocianinas que exercem efeito antibacteriano, evitando que essa bactéria cause danos no estômago.

Arando (oxicoco): o que é, para que serve e como usar

Informação nutricional do arando

A tabela a seguir indica a informação nutricional em 100 gramas de arando:

ComponentesQuantidade em 100 gramas

Calorias

46 kcals
Proteína0,46 g
Lípidos0,13 g
Carboidratos11,97 g
Fibras3,6 g
Vitamina C14 mg
Vitamina A3 mcg
Vitamina E1,32 mg
Vitamina B10,012 mg
Vitamina B20,02 mg
Vitamina B30,101 mg
Vitamina B60,057 mg
Vitamina B91 mcg
Colina5,5 mg
Cálcio8 mg
Ferro0,23 mg
Magnésio6 mg
Fósforo11 mg
Potássio80 mg

É importante mencionar que para que se obtenha todos os benefícios mencionados anteriormente, o ferro deve ser incluído em uma dieta equilibrada e saudável.

Como consumir

A foma de uso e a quantidade de arando que deve ser ingerida diariamente ainda não é definida, no entanto a dose recomendada para prevenir infecções urinárias é de 400 mg duas a três vezes por dia ou tomar 1 copo de 240 mL de suco de arando sem açúcar três vezes por dia.

Para preparar o suco, deve-se colocar o arando na água para que fique mais macio e, depois, colocar no liquidificador 150 gramas de arando e 1 xícaras e meia de água. Devido ao seu sabor adstringente, pode-se colocar um pouco de suco de laranja ou de limão, e beber sem açúcar.

O arando pode ser consumido na forma de fruta fresca, fruta desidratada, em sucos e vitaminas, ou em cápsulas.

Efeitos secundários

O consumo excessivo de oxicoco poderia causar alterações gastrointestinais como diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos. Além disso, essa fruta poderia favorecer a excreção urinária de oxalato, o que pode levar à formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins, no entanto são necessários mais estudos que comprovem esse efeito secundário.

Quem não deve usar

Em casos de hipertrofia benigna da próstata, obstrução do aparelho urinário ou pessoas com risco de de ter pedra nos rins, o oxicoco só deve ser consumido de acordo com orientação médica.

Para tratar infecções urinárias recorrentes, veja os melhores remédios caseiros para infecção urinária.

Bibliografia >

  • VALENTOVA Katerina et al. Biosafety, antioxidant status, and metabolites in urine after consumption of dried cranberry juice in healthy women: a pilot double-blind placebo-controlled trial. Journal of Agricultural and Food Chemistry. 55. 8; 3217-3224, 2007
  • JOURNAL OF THE SCIENCE OF FOOD AND AGRICULTURE. American cranberries and health benefits – an evolving story of 25 years. 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/322366922_American_Cranberries_and_Health_Benefits_-_an_Evolving_Story_of_25_years>. Acesso em 14 Set 2020
  • BLUMBERG Jeffrey et al. Cranberries and Their Bioactive Constituents in Human Health. American Society for Nutrition. 4. 618-632, 2013
  • DARREN M et al. Cranberry for Prevention of Urinary Tract Infections. American Family Physician. 70. 11; 2175-2177, 2004
  • WEISS E et al. Cranberry juice constituents affect influenza virus adhesion and infectivity. Elsevier. 66. 9-12, 2005
  • GETTMAN Matthew et al. Effect of cranberry juice consumption on urinary stone risk factors. The Journal of Urology. 174. 2; 590-594, 2005
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/786774/nutrients>. Acesso em 15 Set 2020
  • LUGANINI Anna et al. The Cranberry Extract Oximacro® Exerts in vitro Virucidal Activity Against Influenza Virus by Interfering With Hemagglutinin. Frontiers in Microbiology. 9. 1-12, 2018
  • REDMON Elaine et al. The influence of dietary supplementation with cranberry tablets on the urinary risk factors for nephrolithiasis. World Journal of Urology. 37. 3; 561-566, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem