Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios caseiros para catapora

Alguns bons remédios caseiros para catapora são o chá de camomila e salsinha, assim como o banho com chá de arnica ou a pomada natural de arnica, pois ajudam a combater a coceira e facilitar a cicatrização da pele. 

Além disso, também pode-se tomar o suco de laranja com limão para fortalecer o sistema imune, ajudando o organismo a combater mais rapidamente a infecção de catapora.

1. Banho com chá de arnica

Melhores remédios caseiros para catapora

O banho com chá de arnica possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que eliminam a infecção e inflamação das bolhas da catapora, aliviando o desconforto e a coceira.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de folhas da arnica;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes numa panela e levar ao fogo até ferver. Depois, apagar o fogo, tampar a panela e deixar amornar. Quando estiver morno, deve-se utilizar este chá para lavar todo o corpo após o banho, deixando a pele secar sozinha sem esfregar com a toalha.

2. Pomada caseira de arnica

Melhores remédios caseiros para catapora

A pomada caseira de arnica para catapora contém propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que facilitam a cicatrização das feridas da pele, reduzindo a coceira e evitando manchas na pele.

Ingredientes

  • 27g de vaselina sólida;
  • 27g de creme Lanette;
  • ​60 g de pomada base;
  • 6g de lanolina;
  • 6 ml de tintura de arnica.

Modo de preparo

Misturar muito bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Colocar num recipiente bem fechado e aplicar 2 a 3 vezes ao dia, na pele afetada.

O creme Lanette e a pomada base podem ser comprados nas farmácias de manipulação, e servem como base para preparações naturais porque dá consistência aos cosméticos naturais, sendo compatíveis com uma grande variedade de plantas e substâncias.

3. Chá de camomila e salsinha

Melhores remédios caseiros para catapora

Um bom remédio natural para catapora é tomar o chá de camomila, salsinha e sabugueiro, pois este chá vai atuar como um antialérgico e calmante ajudando a aliviar naturalmente os sintomas da catapora, como a coceira.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir, apagar o fogo, tampar a panela e deixar esfriar. Coar e adoçar com um pouquinho de mel. Tomar 3 a 4 xícaras do chá durante o dia, no intervalo entre as refeições.

4. Chá de jasmim

Melhores remédios caseiros para catapora

Um outro bom remédio natural para catapora é tomar o chá de jasmim, devido às propriedades calmantes e relaxantes desta planta medicinal.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de flores de jasmim;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar o jasmim na água e deixar ferver. Quando a água alcançar fervura, desligar, tampar, deixar repousar durante 10 minutos, coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Além destes remédios naturais para catapora, é importante cortar bem as unhas para não agravar as lesões na pele e tomar cerca de 2 ou 3 banhos por dia com água fria, sem esfregar a pele.

5. Suco de laranja e limão para catapora

Melhores remédios caseiros para catapora

O suco de laranja e limão é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imune, ajudando o organismo a combater o vírus da catapora.

Ingredientes

  • 3 laranjas-lima;
  • 1 limão siciliano;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo

Espremer as frutas retirando o seu suco e depois acrescentar a água, adoçando com mel a gosto. Beber 2 vezes ao dia logo após o seu preparo e no intervalo entre as refeições.

Porém, este suco é contraindicado para quem possui feridas de catapora dentro da boca. Neste caso, um ótimo remédio caseiro para catapora na garganta é o suco feito com 1 cenoura e 1 beterraba, na centrífuga.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem