7 remédios caseiros para catapora e como fazer

Julho 2021

Os remédios caseiros para catapora como o banho de aveia, a pomada de arnica ou a compressa de camomila, possuem ação antiviral, anti-inflamatória, antipruriginosa ou cicatrizante, que ajudam a aliviar os sintomas da catapora, como coceira intensa, pintinhas vermelhas pelo corpo, bolhas, feridas ou crostas na pele.

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela zoster, transmitida através do contato com gotículas de saliva ou com o líquido das feridas, afetando principalmente crianças, mas também pode ocorrer em adultos, sendo neste caso, mais grave. Veja outras formas de transmissão da catapora e como evitar.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas da catapora mais rapidamente.

7 remédios caseiros para catapora e como fazer

1. Banho de aveia

O banho de aveia possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes para a pele, e também age como hidratante devido às grandes quantidades de amido na sua composição, ajudando a aliviar a coceira da pele, sendo uma boa opção de remédio caseiro para catapora.

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (de chá) de farinha de aveia.

Modo de preparo

Triturar a farinha de aveia em um liquidificador ou mixer até obter um pó bem fino para que possa se misturar à água do banho. Preparar um banho morno na banheira ou em uma bacia grande. Adicionar o pó de aveia na água e misturar por cerca de 15 minutos, até que esteja completamente dissolvida e a água apresente uma cor leitosa. Ficar imerso na água, do pescoço para baixo, durante 10 a 20 minutos, enxaguar o corpo com água corrente, e secar com uma toalha limpa, seca e suave.

2. Pomada de arnica

A pomada de arnica para catapora contém propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que facilitam a cicatrização das feridas da pele, reduzindo a coceira e evitando manchas na pele.

Ingredientes

  • 5 g de cera de abelha; 
  • 45 mL de óleo de oliva ou óleo de amêndoas doces;
  • 4 colheres de folhas e flores secas de arnica picadas.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela em banho maria e deixar ferver em fogo baixo durante alguns minutos. A seguir, apagar o fogo e deixar os ingredientes dentro da panela por algumas horas para liberar as substâncias ativas. Antes de esfriar, coar e armazenar a parte líquida um recipiente de vidro limpo e seco com tampa. Manter o vidro sempre num local seco, escuro e arejado. Esta pomada tem validade de até 1 ano e pode ser aplicada na pele de 2 a 3 vezes por dia.

A pomada de arnica não deve ser usada em feridas abertas ou que sangram, e nos olhos, e nunca deve ser ingerida, devido aos seus efeitos tóxicos, podendo causar alucinações, vertigens, falta de ar ou complicações cardíacas, por exemplo.

3. Pasta de bicarbonato de sódio

A pasta de bicarbonato de sódio ajuda a alcalinizar o pH da pele, aliviando a irritação e a coceira causados pela catapora.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 12 colheres (de sopa) de água.

Modo de preparo

Em um recipiente limpo e seco, misturar os ingredientes até formar uma pasta. Colocar a pasta de bicarbonato de sódio em um algodão ou gaze, e aplicar suavemente na região da pele com catapora e deixar agir por 10 minutos. Em seguida enxaguar suavemente em água fria. 

4. Compressa de camomila 

A camomila é uma planta medicinal que pode possui substâncias na sua composição como azuleno, bisabolol e farneseno com ação anti-inflamatória e antialérgica, sendo uma boa opção de remédio caseiro para catapora, que pode ser usada na forma de compressa, ajudando a aliviar as feridas ou coceira na pele.

Ingredientes

  • 20 a 30 g de flores frescas ou secas de camomila;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores frescas ou secas de camomila na água fervente e deixar por 15 minutos. Em seguida, coar, molhar a gaze, o algodão ou o pano e passar na área da pele com catapora pelo menos duas vezes por dia.

5. Banho de imersão com sais de Epsom

Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, melhorando a barreira de proteção da pele, acelerando a cicatrização, aumentando a umidade e reduzindo a coceira e a inflamação causados pela catapora.

Este banho de imersão é muito fácil de preparar e permite aliviar os sintomas da catapora rapidamente, além de relaxar.

Ingredientes

  • 1 copo de sais de Epsom;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os sais de Epsom em um recipiente com água morna, mexer até que os sais estejam bem diluídos. Adicionar essa solução na água da banheira e ficar imerso por aproximadamente 15 a 20 minutos. Em seguida, enxaguar o corpo e secar suavemente com uma toalha limpa e seca. Este processo pode ser feito até 3 vezes por semana.

6. Suco de laranja e limão 

O suco de laranja e limão é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imune, ajudando o organismo a combater o vírus da catapora.

Ingredientes

  • 3 laranjas-lima;
  • 1 limão siciliano;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo

Espremer as frutas retirando o seu suco e depois acrescentar a água, adoçando com mel a gosto. Beber 2 vezes ao dia logo após o seu preparo e no intervalo entre as refeições.

Porém, este suco é contraindicado para quem possui feridas de catapora dentro da boca. Neste caso, um ótimo remédio caseiro para catapora na garganta é o suco feito com 1 cenoura e 1 beterraba, na centrífuga.

7. Pomada de folhas de Neem

A pomada de folhas de Neem, feita com a planta medicinal Azadirachta indica, tem propriedades antivirais, antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam a combater o vírus da varicela-zoster, inibindo sua multiplicação, e acelerando a recuperação das bolhas e feridas, sendo uma boa opção de remédio caseiro para catapora.

Ingredientes

  • 5 gramas de folhas frescas de Neem.

Modo de preparo

Triturar as folhas de Neem em um liquidificador ou mixer, adicionando um pouco de água até que forme uma pasta. Aplicar um pouco da pomada sobre as bolhas da catapora, deixando agir por 10 a 20 minutos. Em seguida, lavar com água morna e secar com uma toalha limpa e seca.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • KRIPLANI, Priyanka; et al. Arnica montana L. – a plant of healing: review. Journal of Pharmacy and Pharmacology. 69. 925-945, 2017
  • REYNERTSON, Kurt A.; et al. Anti-Inflammatory Activities of Colloidal Oatmeal (Avena sativa) Contribute to the Effectiveness of Oats in Treatment of Itch Associated With Dry, Irritated Skin. J Drugs Dermatol. 14. 1; 43-48, 2015
  • KURTZ, E. S.; WALLO, W. Colloidal oatmeal: history, chemistry and clinical properties. J Drugs Dermatol. 6. 2; 167-70, 2007
  • MIRAJ, Sepide; ALESAEIDI, Samira. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electron Physician. 8. 9; 3024–3031, 2016
  • GUPTA, Subash Chandra; et al. Neem (Azadirachta indica): An indian traditional panacea with modern molecular basis. Phytomedicine. 34. 14-20, 2017
Mais sobre este assunto: