Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tenofovir e Lamivudina para o tratamento da AIDS

Atualmente, o esquema de tratamento da infecção por HIV para pessoas na fase inicial é de um comprimido de Tenofovir e Lamivudina, associado ao Dolutegravir, que é um medicamento antirretroviral mais recente.

O tratamento para a AIDS é distribuído gratuitamente pelo SUS, sendo que, o cadastramento dos pacientes no SUS é obrigatório para a dispensação dos medicamentos antirretrovirais, assim como a apresentação de uma receita médica.

Tenofovir e Lamivudina para o tratamento da AIDS

Como usar

A dose recomendada é de 1 comprimido por dia, por via oral, com ou sem alimentos. Não se deve interromper o tratamento sem o conhecimento do médico.

O que acontece se interromper o tratamento?

O uso irregular de antirretrovirais, assim como a interrupção do tratamento, pode levar à resistência do vírus a estes medicamentos, podendo tornar o tratamento ineficaz. Para facilitar a adesão à terapêutica, a pessoa deve adequar os horários de ingestão dos remédios à sua rotina diária.

Quem não deve usar

Este medicamento é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por grávidas, mulheres que estejam a amamentar ou crianças com idade inferior a 18 anos, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o tenofovir e a lamivudina são vertigem, distúrbios gastrointestinais, surgimento de manchas vermelhas e placas pelo corpo acompanhadas de coceira, dor de cabeça, dor muscular, diarreia, depressão, fraqueza e náuseas.

Além disso, embora seja mais raro, também pode ocorrer vômitos, tontura e excesso de gases intestinais.


Bibliografia

  • ANVISA. Fumarato de tenofovir desoproxila + lamivudina. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 18 Abr 2019
  • PORTAL ÁREA MÉDICA. SAÚDE OFERECERÁ MELHOR TRATAMENTO DO MUNDO PARA HIV/AIDS. Link: <www.maededeus.com.br>. Acesso em 18 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem