Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve raspador de lingua e como usar

Dezembro 2019

O raspador de língua é um instrumento utilizado para remoção da placa esbranquiçada acumulada na superfície da língua, conhecida como saburra lingual. O uso deste instrumento pode ajudar na diminuição das bactérias presentes na boca e auxiliar na redução do mau hálito, podendo ser encontrada em farmácias e supermercados.

Está comprovado que o uso do raspador de língua é mais eficaz para limpar a língua do que a escova de dente, pois retira mais facilmente a saburra e elimina melhor os materiais e restos de alimentos acumulados na língua. Entretanto, se mesmo com uso do raspador a língua continuar branca é necessário procurar atendimento de um dentista, pois pode ser sinal de candidíase oral.

Para que serve raspador de lingua e como usar

Para que serve

O raspador é um produto utilizado para manter a língua mais limpa, eliminando a placa esbranquiçada que se forma a partir de restos de alimentos, e ainda, o uso deste instrumento pode trazer outros benefícios, como:

  • Diminuição do mau hálito;
  • Redução das bactérias da boca;
  • Melhoria do paladar;
  • Prevenção de cáries dentárias e doenças na gengiva.

Para que essas vantagens sejam visíveis no dia-a-dia é importante manter uma boa escovação dos dentes e usar o raspador de língua no mínimo duas vezes por dia, ou seja, este produto só vai ajudar na higiene bucal se o uso for feito todos os dias após escovar os dentes. Saiba mais como escovar os dentes de maneira correta.

Como usar o raspador de língua

O raspador de língua deve ser usado diariamente, por no mínimo duas vezes, após a escovação dos dentes com pasta de dente com flúor, pois se for utilizado de vez em quando não será possível observar os benefícios como redução do mau hálito e eliminação da saburra lingual.

Para limpar a língua com o raspador é preciso coloca-la para fora da boca, posicionando a parte arredondada deste produto em direção a garganta. Depois disso, deve-se puxar o raspador lentamente até a ponta da língua, eliminando a placa branca. Este processo deve ser repetido entre 2 a 3 vezes, sendo que o raspador deve ser lavado com água a cada vez que for puxada a saburra lingual.

É importante lembrar que se for introduzido muito profundamente na garganta, pode causar náuseas, por isso o indicado é colocar o raspador apenas até o final da língua. Além disso, estes instrumentos não são descartáveis, podendo ser utilizados várias vezes e é encontrado para compra em farmácias e supermercados, tendo vários modelos, como o de plástico e o ayurveda, que é fabricado em aço inoxidável ou cobre.

Quem não deve usar

Pessoas com feridas e fissuras na língua, como lesões causadas por herpes ou aftas, não devem usar o raspador de língua por causa do risco de machucar mais a parede da língua e porque pode provocar sangramento. Algumas pessoas podem ser intolerantes ao uso de raspador, pois sentem muita vontade de vomitar durante o processo de limpeza da língua e, nestes casos, fazer uma boa escovação dentária é o suficiente.

Quando ir ao dentista

Em alguns casos, a raspagem da língua não faz diminuir as placas esbranquiçadas na língua e não melhora o mau hálito e, desta forma, é necessária a avaliação de um dentista, pois isto pode indicar a presença de candidíase oral. Veja mais como identificar a candidíase oral e como é feito o tratamento.

Veja outras dicas de como acabar com a língua branca:

Como acabar com a língua branca?

24 mil visualizações

Bibliografia >

  • AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. Tongue Scrapers and Cleaners. Disponível em: <https://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/t/tongue-scrapers>. Acesso em 13 Dez 2019
  • SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Orientações sobre saúde bucal. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/732-2.pdf>. Acesso em 13 Dez 2019
  • SCI INVEST DENT. Eficácia dos raspadores de língua na saúde bucal. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/scientificinvestigationindestist/article/view/83>. Acesso em 13 Dez 2019
  • OUTHOUSE, Trent L. et al. Tongue scraping for treating halitosis. Cochrane. Vol.4. 1-15, 2008
  • PEDRAZZI, V. et al. Tongue-Cleaning Methods: A Comparative Clinical Trial Employing a Toothbrush and a Tongue Scraper. Journal of Periodontology. Vol.75, n.7. 1009-1012, 2004
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem