Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rhodiola rosea: para que serve e como tomar

A Rhodiola rosea, também conhecida por raiz de ouro ou raiz dourada, é uma planta medicinal que é conhecida como "adaptogênica", ou seja, que é capaz de "adaptar" o funcionamento do corpo, ajudando a aumentar a resistência física, reduzir os efeitos do estresse e, até, melhorar o funcionamento cerebral.

Além disso, esta planta também é tradicionalmente utilizada para ajudar no tratamento de resfriados, anemia, impotência sexual, falta de memória, depressão, ansiedade, dores musculares e fadiga mental.

A Rhodiola rosea pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres, normalmente sob a forma de cápsulas com o extrato seco.

Rhodiola rosea: para que serve e como tomar

Alguns dos benefícios, com maior comrovação, que a Rhodiola rosea apresenta para a saúde incluem:

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Um dos efeitos mais importantes da Rhodiola rosea é a sua capacidade para diminuir o efeito do estresse e da ansiedade. Isso acontece porque a planta contém compostos que parecem promover um aumento moderado de endorfinas, proporcionando uma sensação de bem estar, o que também contribui para a melhora do estado de ânimo na depressão.

2. Diminui o cansaço e a fadiga

Embora ainda não se conheça o motivo concreto porque isso acontece, vários estudos comprovam que esta planta diminui a fadiga, aumentando o desempenho tanto em tarefas físicas como mentais.

3. Estimula a memória e concentração

Em algumas investigações, além de diminuir o estresse e a fadiga, a Rhodiola rosea também demonstrou capacidade para melhorar a capacidade de memória, concentração e aprendizado.

Este efeito pode estar relacionado com um maior suprimento de sangue para o cérebro, o que pode melhorar a capacidade de processamento e percepção de informação.

Assista o vídeo seguinte e veja outros suplementos que ajudam a melhorar a memória e a concentração:

4. Protege o sistema cardiovascular

A Rhodiola rosea tem uma forte ação antioxidante que permite diminuir os danos do estesse oxidativo, levando a uma melhora da saúde cardiovascular.

Além disso, como a planta também ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e o cansaço, também atua indiretamente no batimento cardíaco e na pressão arterial.

5. Fortalece o sistema imunológico

Por ajudar a reduzir os níveis de estresse e ter forte ação antioxidantes, a Rhodiola rosea pode ser usada para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a imunidade, combatendo infecções leves como os resfriados ou a gripe.

Alguns estudos apontam que o uso regular desta planta pode ainda aumentar as células matadoras naturais e melhorar a imunidade das células T, o que pode acabar ajudando o corpo a se proteger contra mutações, toxinas e outras substâncias químicas prejudiciais, podendo, por isso, ser um bom aliado no tratamento do câncer. No entanto, mais investigações são necessárias.

6. Melhora a qualidade do sono

E estudos feitos em altas altitudes, esta planta contribuiu para melhorar as desordens do sono, regulando os ciclos de sono-vigília e melhorando a qualidade de sono em geral, sem produzir os efeitos negativos.

7. Regula os níveis de açúcar no sangue

O uso da infusão de Rhodiola rosea parece ser capaz de aumentar o número de transportadores de glicose, fazendo com que o sangue seja direcionado para o interior das células, de forma a ser utilizado, ao invés de ficar na corrente sanguínea.

Além disso, outros estudos também indicam que esta planta pode diminuir a absorção de carboidratos, o que facilita o trabalho do corpo para manter os níveis de glicose bem controlados.

Rhodiola rosea: para que serve e como tomar

Como tomar

A Rhodiola rosea é usada principalmente sob a forma de cápsulas e a dose recomendada depende da percentagem de extrato seco contido no medicamento, variando geralmente entre 100 e 600 mg ao dia, devendo, de preferência, ser tomada pela manhã.

Além disso, pode também ser ingerida através de chá, que pode ser preparado da seguinte forma:

  • Infusão de raiz de ouro: colocar 1 colher (de chá) de raiz da planta dentro de uma xícara de água fervente, deixar repousar por 4 horas, coar e beber até 2 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Por ser uma planta adaptogênica, a Rhodiola rosea normalmente é bem tolerada e, por isso, não são conhecidos efeitos colaterais.

Quem não deve tomar

A raiz de ouro está contraindicada em estados de excitação e não deve ser utilizada por crianças, gestantes, mulheres a amamentar ou pacientes com histórico conhecido de alergia a qualquer um dos componentes da planta.

Bibliografia >

  • INFINITY PHARMA. Rhodiola rosea: “Raiz de ouro” para o desempenho mental. 2012. Disponível em: <https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/r/rhodiola-rosea.pdf>. Acesso em 23 Abr 2020
  • SEQUEIRA, Eliana Bragada. Plantas com ação adaptogénica usadas no combate ao stress: Panax ginseng e Rhodiola rosea. Monografia de Mestrado, 2013. Universidade de Coimbra.
  • FLORIEN. Rhodiola. Disponível em: <http://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/RHODIOLA.pdf>. Acesso em 23 Abr 2020
  • SANTOS, M. J. et al.. Uso da Rhodiola Rosea no tratamento da fadiga e estresse e sua influência adaptogênica. Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas.
  • PRIMACÊUTICA. Rhodiola Rosea Extract. Disponível em: <http://www.primaceutica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Rhodiola-rosea-Primac.pdf>. Acesso em 23 Abr 2020
  • EXAMINE. Rhodiola Rosea. Disponível em: <https://examine.com/supplements/rhodiola-rosea/research/#interactions-with-glucose-metabolism>. Acesso em 23 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem