Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea, também conhecida por Raiz de Ouro, é uma planta medicinal tradicionalmente usada como adaptogênica, que aumenta a resistência do organismo a agentes físicos, químicos e biológicos causadores de estresse e ajuda a regular os sistemas do corpo. Esta planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

A Raiz de Ouro serve ainda para ajudar no tratamento de resfriados, anemia, impotência sexual, ejaculação precoce, falta de memória, depressão, estresse, ansiedade, dores musculares e fadiga mental.

Para que serve a Rhodiola rosea

Quais os benefícios

São vários os benefícios que a Rhodiola rosea apresenta para a saúde:

1. Protege o sistema cardiovascular

A Rhodiola rosea protege o coração, já que normaliza os batimentos cardíacos após exercício intenso, ajuda no tratamento de desordens cardiovasculares e combate os efeitos do excesso de adrenalina, responsável pelo aumento da pressão arterial e pela elevação de lípidos no sangue.

2. Estimula a memória

Esta planta medicinal é muito conhecida por reduzir a fadiga, melhorar o desempenho mental, aumentar a concentração e melhorar a memória e o aprendizado, aumentando o desempenho no trabalho e nas tarefas diárias.

Além disso, a Rhodiola rosea intensifica o suprimento de sangue no cérebro e nos músculos, prolongando o período de atenção.

Assista o vídeo seguinte e veja outros suplementos que ajudam a melhorar a memória e a concentração:

3. Reduz o estresse e a ansiedade

A Raiz de Ouro ajuda também a reduzir o estresse físico e psicológico, porque promove um aumento moderado de endorfinas, proporcionando uma sensação de bem estar, o que também contribui para a melhoria do estado de ânimo na depressão. Em doses mais elevadas é um sedativo útil para a insônia.

4. Reforça o sistema imunológico

A Rhodiola rosea estimula a imunidade, por aumentar as células matadoras naturais, melhorar a imunidade das células T e aumentar a resistência ao estresse. Desta forma, ela ajuda a combater infecções e o câncer, devido as suas propriedades antitumorais, anti-metastáticas e antimutagênicas, que aumentam a resistência a toxinas e a substâncias químicas potencialmente prejudiciais.

Além disso, diminui o tempo de recuperação de glóbulos brancos suprimidos do sangue devido a tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

6. Reduz a fadiga

Vários estudos comprovam que esta planta reduz a fadiga física e mental em pequenas doses e melhora o vigor sexual.

7. Melhora a qualidade do sono

Esta planta também contribui para melhorar a desordem do sono provocada por altas latitudes, já que nestes casos aumenta o potencial para ocorrerem alterações no ciclo sono-vigília e melhora a qualidade de sono em geral, sem produzir os efeitos negativos característicos dos estimulantes sintéticos.

Para que serve a Rhodiola rosea

Modo de uso

A Rhodiola rosea é usada principalmente sob a forma de cápsulas, comprimidos e soluções e a dose recomendada depende da percentagem de extrato seco contido no medicamento, variando geralmente entre 100 e 600 mg ao dia, devendo, de preferência, ser tomada pela manha

Exemplos de marcas de suplementos que contêm Rhodiola rosea na sua composição são Fisioton, por exemplo. Conheça o suplemento Fisioton.

Além disso, pode também ser ingerida através de chá, que pode ser preparado da seguinte forma:

  • Infusão de raiz de ouro: colocar 1 colher (de chá) de raiz da planta dentro de uma xícara de água fervente, deixar repousar por 4 horas, coar e beber até 2 vezes por dia.

Quem não deve usar

A raiz de ouro está contraindicada em estados de excitação e não deve ser utilizada por crianças, gestantes, lactantes e pacientes com história conhecida de alergia a qualquer um dos componentes fitoquímicos da planta.

Possíveis efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais da raiz de ouro.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...