Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando o bebê deve começar a falar

Por volta dos 12 meses o bebê já articula pelo menos quatro palavras e aos 2 anos já consegue formar uma frase com duas ou três palavras, tendo um vocabulário de cerca de 50 palavras, que aumenta para 200 palavras aos 3 anos de idade.

O bebê começa por emitir sons como "ahh" ou "ohh" por volta dos 3 meses de idade, passando depois a balbuciar palavras, como "dá-dá" ou "má-má", por exemplo. Por volta dos 9 meses de idade, o bebê já aperfeiçoou a fala e já é capaz de dizer palavras como "mamãe".

Quando o bebê deve começar a falar

O atraso na fala pode ser causado apenas quando os pais não estimulam a fala do bebê ou como resultado de uma doença como surdez ou autismo, por exemplo. Nestes casos, é importante observar se o bebê apenas não tem a fala desenvolvida para a idade ou se apresenta outros sintomas como não reagir a sons ou frieza emocional que está relacionada com o autismo e consultar o pediatra.

Desenvolvimento da fala do bebê por idade

O desenvolvimento da fala do bebê é um processo lento que se vai aperfeiçoando enquanto o bebê vai crescendo e desenvolvendo, de acordo com a idade.

O que o bebê já fala aos 3 meses

Aos 3 meses de idade, o choro é a principal forma de comunicação do bebê, sendo que ele chora de forma diferente para causas diferentes. Nesta idade, ele já emite sons como "ahh" ou "hghh".

O que o bebê já fala entre os 4 e os 6 meses

O bebê começa a balbuciar e fazer sons, usando as vogais A, E, U e as consoantes D e B para ele mesmo se ouvir ou para os brinquedos. Pode tentar dizer algumas palavras, como "dá-dá", "pá-pá" ou "má-má".

O que o bebê já fala entre os 7 e os 12 meses

O bebê começa a dar sentido aos sons que faz e tenta imitar as palavras que os adultos usam. Já é capaz de vocalizar palavras, como "papai", "babá" ou "mamãe", imitar a tosse ou fazer "psiu". Aos 12 meses, já articula pelo menos quatro palavras, compreende e responde a uma ordem e já aprendeu a usar duas ou três combinações de sons para obter comida ou brinquedos.

O que o bebê já fala entre os 13 e os 18 meses

Por volta dos 15 meses, o bebê já consegue dizer entre quatro a seis palavras, indicando nomes e identifica o nome de um objeto. Aos 18 meses, o bebê já consegue falar de cinco a dez palavras e organiza frases com duas palavras e começa a dar nome ao que vê como "neném", "pato" (sapato) ou "tomove" (automóvel).

O que o bebê já fala entre os 19 e os 24 meses

O bebê tem um vocabulário de cerca de cinquenta palavras e usa até palavras inventadas por ela para pessoas ou brinquedos. Já pode dizer o seu primeiro e segundo nome e geralmente já sabe o nome de tudo em casa. Já pode reunir duas ou três palavras para formar uma frase como "neném quer" ou "aqui bola".

O que o bebê já fala aos 3 anos

A criança é capaz de manter uma conversa e entender o que está sendo dito. Já tem um vocabulário de cem a duzentas palavras e é capaz de ter uma conversa básica.

Cada bebê tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, sendo importante os pais respeitarem-no. Por isso, é importante levar o bebê regularmente ao pediatra para ele avaliar se o desenvolvimento e a linguagem do bebê estão decorrendo naturalmente.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Como ajudar seu filho a falar

Os pais podem ajudar o seu filho a falar, adotando alguns comportamentos como:

  • Comunicar com o bebê desde cedo, falando e cantando para ele: proporcionar um ambiente com comunicação faz com que seja muito mais fácil para o bebê aprender a falar. Para isso, os pais devem fazer perguntas, explicar o que estão fazendo, cantando ou apontando para os objetos dizendo o seu nome, por exemplo;
  • Ler para o bebê: é uma ótima forma de aumentar o vocabulário do bebê e ajudá-lo a entender o sentido das palavras;
  • Responder ao que o bebê diz, imitando sons ou ruídos que ele faz: os pais devem mostrar interesse e responder para o bebê, pois isso faz com que ele fique mais estimulado para continuar conversando;
  • Usar linguagem correta: os pais devem utilizar desde cedo uma linguagem correta, evitando diminutivos ou palavras erradas, como "pato" em vez de sapato ou "bibi" em vez de carro, por exemplo.

Estes comportamentos estimulam a fala do bebê, fazendo com que o desenvolvimento da linguagem decorra normalmente e, em alguns casos, mais cedo.

Quando se deve preocupar

Os pais devem levar o bebê ao pediatra caso ele:

  • Não esteja tentando fazer sons, não responde ao nome ou não estabelece contato visual por volta dos 6 meses;
  • Não balbucie por volta dos 9 meses;
  • Não aumente o seu vocabulário, está perdendo habilidades na linguagem ou não vai mostrar coisas para você entre os 13 e os 18 meses;
  • Não é capaz de seguir ordens simples, utiliza palavras soltas sem sentido, não imite os pais ou não aponta para as partes do corpo entre os 19 e os 24 meses;
  • Não é capaz de articular duas ou três palavras numa frase ou não consegue se expressar entre os 25 e os 36 meses.

Estes sinais podem significar que a fala do bebê não está se desenvolvendo normalmente e, nestes casos, o pediatra deve orientar os pais para consultarem um fonoaudiólogo ou terapeuta da fala para estimularem a fala do bebê.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...