Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode significar o choro do bebê: como identificar e o que fazer

Identificar a causa do choro do bebê é importante para que se possam tomar atitudes para ajudar o bebê a parar de chorar, assim é importante observar se o bebê faz algum movimento enquanto chora, como colocar a mão na boca ou chupar o dedo, por exemplo, pois pode ser sinal de fome.

É comum os bebês chorarem sem ter motivo aparente para os pais, especialmente no fim da tarde ou à noite e, na maioria dos casos isso acontece para libertar a tensão acumulada durante o dia, por isso, se todas as necessidades do bebê estiverem satisfeitas, como fralda limpa e já tiver comido por exemplo, os pais devem ser pacientes e deixar o bebê chorar.

O que pode significar o choro do bebê: como identificar e o que fazer

Como saber o que significa o choro do bebê

Para identificar o que significa o choro do bebê é importante estar atento a alguns sinais que o bebê pode dar além do choro, como por exemplo:

  • Fome ou sede, em que o bebê normalmente chora com a mão na boca ou abre e fecha a mão constantemente;
  • Frio ou calor, podendo o bebê ficar bastante suado ou ser notado o aparecimento de brotoejas, no caso de calor, ou ter os dedos das mãos e dos pés gelados, no caso do bebê estar sentindo frio;
  • Dor, em que o bebê normalmente tenta colocar a mão no lugar da dor enquanto chora;
  • Fralda suja, em que além do choro a pele pode ficar vermelha;
  • Cólica, nesse caso o choro do bebê é mais agudo e prolongado e pode-se perceber o abdômen mais distendido;
  • Nascimento dos dentes, em que o bebê coloca a mão ou objetos na boca de forma constante, além de poder haver perda do apetite e gengiva inchada;
  • Sono, em que o bebê coloca as mãos nos olhos enquanto chora, além do choro ser bastante alto.

É importante que a causa do choro do bebê seja identificada, pois assim é possível que sejam adotadas medidas que ajudam a diminuir o choro, como oferecer um mordedor, no caso do choro ser devido ao nascimento dos dentes, trocar a fralda ou agasalhar o bebê quando o choro é por conta do frio, por exemplo.

Como fazer o bebê parar de chorar

A melhor forma de fazer o bebê parar de chorar é identificar a causa do choro do bebê e solucionar esse problema, verificando se a fralda está limpa, se está na hora do bebê mamar e se o bebê está vestido de forma adequada a estação do ano, por exemplo.

No entanto, se os pais ou cuidadores não conseguirem identificar a causa do choro do bebê podem ficar com o bebê no colo, cantando uma canção de ninar ou então colocar o bebê no carrinho e ficar ninando o bebê durante alguns minutos, pois este tipo de movimento ajuda o bebê a se acalmar. Além disso, pode-se:

  • Ligar uma música calma, como música clássica para bebês.
  • Enrolar o bebê numa manta ou lençol para que ele não consiga movimentar as pernas e os braços porque isso ajuda o bebê a se acalmar. Esta técnica deve ser feita com muito cuidado para evitar prender a circulação sanguínea do bebê.
  • Ligar o rádio ou a TV fora da estação ou ligar o aspirador de pó, o exaustor, ou a máquina de lavar roupa porque este tipo de barulho contínuo acalma os bebês.

No entanto, se nem mesmo assim o bebê parar de chorar é importante levá-lo ao pediatra porque ele pode estar doente e necessitar de tratamento. Confira outras formas de fazer o bebê parar de chorar.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem