Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando seu filho não deve tomar vacinas

A criança não deve ser vacinada quando está com febre acima de 39ºC, porém o calendário de vacinação deve voltar a ser seguido logo que ela se recuperar. Além disso, a vacina da gripe também está contraindicada em casos de alergia à proteína do ovo e em bebês com menos de 6 meses de vida.

Porém, se ela estiver usando remédios corticoides em altas doses por mais de 2 semanas, tem alguma doença que diminua a imunidade como HIV, lúpus e pneumonia ou esteja fazendo tratamento como quimioterapia ou radioterapia a vacina deve ser dada de 1 a 3 meses após o fim do tratamento, e após 1 ou 2 anos em casos de leucemia.

Contraindicações da vacinaContraindicações da vacina

Crianças HIV positivo devem ter supervisão e autorização médica para tomar vacinas.

Casos que não impedem a vacinação

Os casos em que a vacinação não está contraindicada para crianças são:

  • Alergias, gripes ou resfriados leves, com tosse e secreção nasal;
  • Diarreia leve ou moderada;
  • Doenças de pele, como impetigo ou escabiose;
  • Uso de corticoides por menos de 2 semanas ou em em dias alternados com doses baixas;
  • Bebês prematuros;
  • Histórico de convulsões, desde que tratadas e bem controladas;
  • Internação hospitalar.

Assim, mesmo na presença dessas situações a criança deve ser vacinada, sendo importante avisar ao médico ou enfermeiro do local sobre doenças ou sintomas que ela esteja sentindo.

Também é importante lembrar que as mesmas regras valem para as vacinas que não são oferecidas pelo SUS, como   a vacina para pneumonia, e a vacina contra meningite pneumocócica.

O que fazer se perder a caderneta de vacinação

Caso a caderneta de vacinação da criança seja perdida, deve-se ir ao posto de saúde onde foram feitas as vacinações e pedir a “caderneta espelho”, que é o documento onde fica registrado o todo o histórico da criança.

No entanto, quando não é possível ter a caderneta espelho, deve-se procurar o médico para explicar a situação, pois ele irá indicar quais vacinas serão necessárias tomar novamente ou se é será preciso recomeçar todo o ciclo de vacinação novamente.

Veja o calendário completo de vacinação do bebê e mantenha seu filho protegido.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...