Qual médico trata hemorroidas?

agosto 2022

Os médicos especialistas mais indicados para diagnosticar e tratar hemorroidas são:

1. Proctologista

O proctologista é o médico mais indicado para diagnosticar e tratar as hemorroidas, sejam externas ou internas. Este é o médico especialista em problemas relacionados com a última porção do intestino, ou seja cólon, ânus e reto.

O médico proctologista poderá confirmar o diagnóstico de hemorroidas, identificar a gravidade das lesões e recomendar o melhor tratamento, que pode incluir alterações no estilo de vida, uso de remédios, pomadas e, até cirurgia. Confira os diferentes tratamentos para hemorroida externa ou hemorroida interna.

Além de hemorroidas, o proctologista é também o especialista indicado para tratar fissuras anais, fístulas, abscessos anais, prisão de ventre e prolapso retal, por exemplo, além de doenças crônicas como doença de Crohn ou síndrome do intestino irritável. Entenda melhor o que faz o proctologista e quando consultar.

2. Gastroenterologista

O gastroenterologista é outro especialista que pode ser consultado no caso de hemorroidas e que, embora não seja focado no tratamento de doenças do intestino grosso (como o proctologista) é especializado no tratamento de todas as doenças do sistema gastrointestinal, onde se incluem as hemorroidas.

Este profissional pode confirmar o diagnóstico de hemorroidas e iniciar o tratamento, especialmente nos casos mais leves e sem necessidade de tratamentos muito específicos, como cirurgia. Nessas situações, poderá fazer o encaminhamento para o proctologista.

3. Clínico geral

Embora seja um médico mais generalista, o clínico geral também pode ajudar no tratamento das hemorroidas, principalmente no caso de hemorroidas externas sem complicações, podendo recomendar o tratamento com remédios e pomadas.

Nos casos mais graves, ou que precisem de um tratamento mais individualizado ou complexo, o clínico geral pode encaminhar para um gastroenterologista ou proctologista.

Quando consultar um médico

Idealmente, o médico deve ser consultado em qualquer caso de hemorroida, para orientar o tratamento e evitar o agravamento da condição, além de melhorar o desconforto.

No entanto, a consulta é considerada mais urgente quando existe:

  • Sangramento anal intenso;
  • Dor muito forte;
  • Inchaço na região anal;
  • Dificuldade para defecar.

Além disso, pessoas que já estejam fazendo o tratamento para hemorroida devem voltar ao médico caso os sintomas não melhorem após 48h ou caso piorem, mesmo com o tratamento.

Qual médico consultar para outros problemas

Se tiver outro problema de saúde que precise tratar ou algum sintoma que esteja incomodando, por favor insira-o para saber qual médico deve consultar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.