Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Qual médico que trata cada doença

Embora o clínico geral seja capaz de tratar muitas doenças, existem especialidades médicas que são mais específicas para algumas doenças ou partes do corpo. Assim, o clínico geral pode ser consultado especialmente para problemas mais comuns como amigdalite, gripe, dores musculares ou sinusite, por exemplo.

No entanto, no caso de doenças crônicas ou mais específicas, o melhor é consultar um especialista na área, já que conhece melhor as diferentes opções de tratamento disponíveis.

Pra saber qual o médico que deve consultar, escreva o seu sintoma ou a parte do corpo que precisa tratar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.
Imagem que indica que o site está carregando

A seguir indica qual é o melhor médico que deve tratar algumas das doenças mais comuns:

Especialidades médicas mais comuns

1.Gastroenterologista

É o médico especialista em problemas que afetam o trato gastrointestinal e, por isso, pode cuidar de outras doenças como gastrite, hemorroidas, úlcera, doença de Crohn e diverticulite.

2. Hepatologista

É o médico que cuida do fígado e por isso é a especialidade indicada para quando existem problemas, doenças raras ou crônicas que afetam este órgão como cirrose, esteatose hepática ou hepatite, por exemplo. 

3. Otorrinolaringologista

Esta especialidade tratam de problemas relacionados com a garganta, ouvidos ou nariz, como faringite, rouquidão, labirintite, problemas no nariz, laringite, amigdalite ou adenoides inchados, por exemplo. 

4. Pneumologista

É o médico que trata de doenças que afetam os pulmões, como é o caso da pneumonia, bronquite ou da tuberculose, por exemplo. 

Qual médico que trata cada doença

5. Endocrinologista

Esta especialidade trata de problemas relacionados com o funcionamento das glândulas endócrinas ou relacionados com alterações hormonais, como é o caso da diabetes, obesidade ou tireoide. Além disso, o endocrinologista também trata distúrbios do sono, como insônia ou ronco, por exemplo. 

6. Cardiologista

Este é o médico que trata de problemas relacionados com problemas cardíacas ou com a circulação sanguínea, como pressão alta, infarto ou insuficiência cardíaca.

7. Ortopedista

Esta especialidade cuida de doenças na coluna, ossos, hérnia de disco, bico de papagaio, entorses, artrite e artrose, por exemplo.

8. Psiquiatra

É a especialidade que trata diversas doenças psiquiátricas como depressão pós-parto, síndrome de Borderline, esgotamento nervoso, esquizofrenia, bipolaridade, distúrbios de personalidade ou hipocondria. 

9. Alergologista

Esta é a especialidade que trata de alergias em qualquer parte do corpo como olhos ou pele, por exemplo.

Qual médico que trata cada doença

10. Urologista

Este é o médico que deve realizar o exame à próstata, além de ser também a especialidade indicada para diagnosticar e tratar doenças nos órgãos sexuais masculinos, como prostatite ou fimose, por exemplo. 

11. Nefrologista

Esta é a especialidade médica que diagnostica e trata problemas relacionados com os rins, como pedra nos rins, infecção urinária grave ou insuficiência renal, por exemplo.  

12. Dermatologista

Este é o médico que trata das doenças de pele, cabelo e unhas, como queda de cabelo, dermatite, alergia de pele ou fungos nas unhas, por exemplo. 

13. Clínico Geral

O clínico geral é o médico indicado para fazer um check-up geral, que pode englobar a realização de exame de sangue, urina, fezes ou eletrocardiograma, por exemplo. Além disso, quando existe algum problema ou doença que necessita de tratamento específico, o clínico geral faz o encaminhamento para a especialidade correta. 

14. Ginecologista

Este é o médico que trata de problemas relacionados com o aparelho reprodutor feminino, como endometriose, cistite, verrugas genitais, herpes genital, gonorreia ou sífilis, por exemplo. 

Ao observar qualquer sinal ou sintoma, como sensação dolorosa sem causa aparente, febre, coceira, dificuldade para dormir ou tontura, é recomendado procurar um clínico geral, ue depois poderá orientar qual a especialidade médica que necessita de ser consultada. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem