Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Qual o médico que trata ansiedade?

Revisão médica: Dr. Gonzalo Ramirez
Psicólogo e Clínico Geral
dezembro 2022

Os especialistas mais indicados para diagnosticar e tratar a ansiedade são:

1. Psicólogo

O psicólogo é o especialista mais indicado para diagnosticar a ansiedade, pois é o profissional responsável por avaliar, identificar e fazer o tratamento de diversos transtornos mentais, emocionais e comportamentais.

Embora não seja médico, o psicólogo pode iniciar o tratamento e aconselhamento em casos de ansiedade, através da psicoterapia, que pode ser individual ou em grupo. A psicoterapia tem como objetivo ajudar a pessoa com ansiedade a desenvolver estratégias para lidar com as emoções e sentimentos de forma positiva.

Embora possa fazer o tratamento com psicoterapia, o psicólogo não orienta o uso de medicamentos, que podem ser necessários nos casos mais intensos ou quando a psicoterapia, por si só, não apresenta os resultados esperados. Nesses casos, o psicólogo deverá orientar a consulta com um psiquiatra.

2. Psiquiatra

O psiquiatra é o médico responsável por fazer o tratamento da ansiedade com medicamentos, incluindo o uso de ansiolíticos ou antidepressivos. Este especialista também pode fazer o diagnóstico da ansiedade e até pedir a realização de exames para descartar outras possíveis causas.

Muitas vezes, o tratamento da ansiedade é feito numa colaboração entre o psiquiatra e o psicólogo.

3. Clínico geral

Embora não seja o médico mais indicado para identificar a ansiedade, o clínico geral também pode identificar os primeiros sinais de ansiedade e encaminhar para a consulta com um psicólogo ou psiquiatra, de acordo com as necessidades identificadas.

Quando marcar consulta

É aconselhado marcar consulta quando existe algum sintoma que possa indicar ansiedade ou algum tipo de transtorno psicológico, como:

  • Sensação frequente de nervosismo ou medo;
  • Tristeza excessiva;
  • Dificuldade para relaxar;
  • Pensamentos negativos recorrentes;
  • Irritabilidade fácil;
  • Dificuldade para dormir.

Muitas vezes, pessoas com ansiedade podem ainda apresentar sintomas físicos como cansaço sem causa aparente, náuseas, falta de ar, dor no peito e diarreia, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Psicólogo e Clínico Geral, em dezembro de 2022.
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Psicólogo e Clínico Geral
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.