Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ansiedade na criança - Sinais e como controlar

A ansiedade infantil pode manifestar-se desde os primeiros anos de vida, se ela for uma criança insegura ou se estiver diante de uma situação nova e não souber como lidar com isso.

É comum a criança apresentar sintomas de ansiedade quando os pais se separam, quando mudam de casa, mudam de escola ou quando algum ente querido morre, e por isso diante destas situações os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança, verificando se ela está feliz e confortável com a situação.

Normalmente quando a criança se sente segura, protegida e amparada, ela fica mais calma e mais tranquila. Conversar com a criança, olhando nos seus olhos, tentando perceber o ponto de vista dela ajuda a entender os seus próprios sentimentos, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Sintomas de ansiedade na criança

Os sintomas de ansiedade na criança podem se manifestar através de:

  • Estar sempre dizendo que está com fome;
  • Mudança no comportamento ou no estado de espírito perante alguma situação ou notícia;
  • Chorar muito;
  • Não conseguir dormir;
  • Ficar inquieta;
  • Mostrar-se agressiva ou incomodada com algo;
  • Voltar a chupar o dedo ou fazer xixi nas calças;
  • Desenvolver problemas na fala.

Quando estes sintomas são ligeiros e passageiros não há motivo para preocupação. No entanto, quando demoram mais de 3 dias para passar, os pais ou cuidadores devem ficar atentos e tentar ajudar a criança a ultrapassar esta fase.

Como controlar a ansiedade na criança

Para controlar a ansiedade infantil deve-se fazer com que ela se sinta segura e amparada.

O tratamento para a ansiedade na criança envolve os pais e os professores que devem esclarecer as dúvidas a criança e fazê-la sentir-se amada e integrada. A colaboração e ajuda de um psicólogo podem ser necessárias.

Os remédios para ansiedade não são indicados para crianças, mas algumas soluções naturais são oferecer uma alimentação rica em alimentos calmantes e em triptofano, que promove o bem-estar.

Veja como adequar a alimentação da criança em: Alimentos contra a ansiedade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...