Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar o pus da garganta

O pus na garganta é causado devido a uma reação do corpo a infecções por vírus ou bactérias que inflamam as amígdalas e a faringe, causando doenças como mononucleose ou amigdalite bacteriana. Por isso, geralmente o tratamento é feito com o uso de anti-inflamatórios e, se necessário, antibióticos, prescritos por um clínico geral. 

Além disso, existem ainda métodos caseiros que podem acelerar a recuperação, como o gargarejo com água e sal.

O pus que aparece na garganta não deve ser retirado com o dedo ou cotonete, pois ele continuará se formando até que a inflamação melhore, e fazer isto pode até formar feridas, além de piorar a dor e o inchaço no local. No entanto, é importante lembrar que a presença de bolinhas amarelas ou esbranquiçadas nas amígdalas, sem outros sintomas, pode ser apenas sinal de caseum. Veja o que é o caseum e como se trata.

Como tirar o pus da garganta

Remédios para garganta inflamada com pus

O tratamento deve ser feito de acordo com a causa da infecção, que é diagnosticada pelo clínico geral ou otorrino, para, assim, aliviar a dor no corpo e febre que também podem estar presentes, além de tratar a inflamação.

Os principais remédios utilizados no tratamento são: 

  • Anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida, profenid: para melhorar a inflamação, vermelhidão, dificuldade para engolir e a febre;
  • Corticoides, como prednisona ou dexametasona: são usados quando os anti-inflamatórios não resolvem ou há muita dor na garganta;
  • Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.

Em alguns casos, a infecção pode formar um abscesso nas amígdalas, e, quando isto acontece, o médico deverá fazer drenagem do pus acumulado.

O que pode causar pus na garganta

As principais causas de pus na garganta são infecções por vírus, como Epstein-barr, que causa a mononucleose, vírus do sarampo ou citomegalovírus, por exemplo, ou infecções por bactérias que infectam as vias respiratórias, como estreptococos ou pneumococos.

Opções de tratamento caseiro

Existem opções de remédios caseiros que podem ajudar no tratamento da garganta inflamada, e reduzir a quantidade de pus, como:

  • Gargarejos com água morna e sal, ou limão com água e mel;
  • Chás de mel com gengibre, eucalipto, malva, sálvia ou alteia;
  • Tomar suco de toranja. Idealmente o suco de toranja não deve ser usado se já se estiver tomando algum remédio indicado pelo médico, já que pode reduzir a eficácia do medicamento.

Este tipo de tratamento pode ser feito assim que a garganta começar a ficar inflamada, para evitar a piora, ou em conjunto com os remédios para tirar o pus da garganta receitados pelo médico. Aprenda algumas receitas de remédios caseiros para a garganta.

Além disto, durante todo o tratamento, é importante fazer repouso e beber muitos líquidos, para ajudar na recuperação do corpo. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem