A presença de pus na garganta é uma alteração relativamente comum, que está relacionada com o desenvolvimento de uma infecção na garganta, seja por vírus ou bactérias, como acontece nos casos de mononucleose ou amigdalite bacteriana. Normalmente, esse tipo de infecções é ainda acompanhado de outros sintomas como febre, cansaço excessivo e mal estar geral.
Idealmente, a presença de pus na garganta deve ser avaliada por um clínico geral ou otorrino, assim que possível, para tentar identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito apenas com anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, no caso de uma infecção viral, ou incluir o uso de um antibiótico, como a amoxicilina, no caso de uma infecção bacteriana.
O pus que aparece na garganta não deve ser retirado com o dedo ou cotonete, pois ele continuará se formando até que a inflamação melhore, e fazer isso pode até formar novas lesões, piorando a dor e facilitando o agravamento da infecção. No entanto, se existir presença de bolinhas amarelas ou esbranquiçadas nas amígdalas, sem outros sintomas, pode ser apenas sinal de caseum, que pode ser retirado. Entenda melhor o que é o caseum e como se trata.

Principais causas
Na maior parte das vezes, o aparecimento de pus na garganta é sinal de uma infecção bacteriana, como acontece no caso de amigdalite bacteriana, infecção por estreptococos ou pneumococos.
No entanto, também existem infecções virais que podem provocar o desenvolvimento de pus, principalmente a mononucleose ou o citomegalovírus, por exemplo.
A melhor forma de identificar a causa da presença de pus na garganta, e iniciar o tratamento mais adequado, é consultar um clínico geral ou um otorrino.
O que fazer para tratar a garganta com pus
Para tratar a presença de pus na garganta é muito importante consultar um clínico geral ou um otorrino, que irá identificar a causa da infecção e iniciar o tratamento mais adequado. O tratamento pode ser feito com:
Remédios de farmácia
O uso de remédios deve ser feito de acordo com a causa da infecção, que precisa diagnosticada pelo clínico geral ou otorrino. Os principais remédios utilizados no tratamento da garganta inflamada com pus são:
- Anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou nimesulida: diminuem a inflamação da garganta e reduzem a febre, aliviando a dor, o desconforto e a dificuldade para engolir;
- Corticoides, como prednisona ou dexametasona: são usados mais raramente, quando os anti-inflamatórios não conseguem aliviar a inflamação ou há muita dor na garganta;
- Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.
Em alguns casos, a infecção pode formar um abscesso nas amígdalas, e, quando isto acontece, o médico deverá fazer drenagem do pus acumulado. Veja o que é o abscesso amigdaliano e como tratar.
Opções de tratamento caseiro
O tratamento caseiro pode ser utilizado em todos os casos de dor na garganta, mas não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas para acelerar a recuperação e/ou aliviar os sintomas. Algumas opções de remédios caseiros são:
- Gargarejos com água morna e sal ou água morna e própolis;
- Chá de gengibre com mel;
- Suco de toranja. Idealmente o suco de toranja não deve ser usado se já se estiver tomando algum remédio indicado pelo médico, já que pode reduzir a eficácia do medicamento.
Este tipo de tratamento pode ser feito assim que a garganta começar a ficar inflamada, para evitar a piora, ou em conjunto com os remédios receitados pelo médico, à excepção do suco de toranja. Confira outras receitas de remédios caseiros para a garganta.
Durante todo o tratamento, é também importante fazer repouso e beber muitos líquidos, para ajudar na recuperação do corpo.