Petéquias: o que são, sintomas, causas e tratamento

As petéquias são pequenos pontos vermelhos, roxos ou marrom que normalmente surgem agrupados, como resultado de um pequeno sangramento sob a pele ou mucosas. São mais frequentes nos braços, pernas ou barriga, mas também podem surgir na boca ou nos olhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

As petéquias podem ser causadas por traumas, doenças infecciosas, alterações nos vasos sanguíneos, ou ser uma reação ao uso de alguns medicamentos.

É importante consultar o clínico geral, hematologista ou dermatologista sempre que surgirem petéquias, para que seja identificada sua causa e realizado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1
Petéquias no braço

Principais características

As principais características das petéquias são:

  • Pequenos pontos sob a pele ou mucosas;
  • Tamanho dos pontos com cerca de 1 a 2 mm;
  • Aparecem geralmente em aglomerados;
  • Coloração avermelhada, roxa ou marrom.

A petéquias aparecem mais facilmente nos braços, pernas e barriga, no entanto, em alguns casos podem aparecer na boca, nádegas ou nos olhos, dentro das pálpebras. 

Além disso, as petéquias podem ser acompanhadas por outros sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea ou sangramento no nariz ou gengivas, que variam de acordo com a causa.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

As principais causas de petéquias são:

1. Infecções

As petéquias podem surgir devido a infecção por vírus, como no caso da mononucleose, dengue, febre amarela ou infecção pelo citomegalovírus, ou por bactérias, como no caso de escarlatina, endocardite e infecção na garganta.

O que fazer: é importante consultar o clínico geral que pode indicar o uso de antibióticos, no caso de infecção por bactérias, além do uso de  analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar outros sintomas que possam surgir como dor, febre ou inflamação.

Em caso de infecção por vírus, o médico pode orientar o aumento na ingestão de líquidos, repouso e a utilização de analgésico, como paracetamol ou dipirona, por exemplo.

2. Reações à medicação

Alguns medicamentos podem causar reações que levam à formação de petéquias, como os antibióticos amoxicilina e sulfonamidas, anticoagulantes como heparina, anticonvulsivantes, como fenitoína e carbamazepina, além de anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e diclofenaco.

O que fazer: é indicado informar a reação ao clínico geral ou hematologista, que pode orientar a suspensão e a substituição da medicação por outro que não cause este efeito colateral.

3. Escorbuto

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C, que compromete a formação de colágeno, levando ao enfraquecimento dos vasos sanguíneos e resultando em seu rompimento, o que provoca o aparecimento de petéquias e sangramentos. Confira outros sintomas de escorbuto.

O que fazer: o médico deverá ser consultado para que seja feita uma avaliação e a orientação do tratamento, podendo indicar a suplementação de vitamina C, além de ajustes na alimentação para aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como acerola, laranja e caju, por exemplo.

Leia também: 21 alimentos ricos em vitamina C tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-c

4. Traumas

Espirros fortes, tosse intensa, vômitos ou esforço físico também podem causar rompimento de pequenos vasos levando as petéquias, geralmente ocorre na face, pescoço e peito.

O que fazer: as petéquias costumam desaparecer entre 3 e 7 dias sem necessidade de tratamento, devendo evitar esforço físico. 

5. Vasculite

A vasculite é a inflamação dos vasos sanguíneos, que leva ao extravasamento de sangue para a pele, formando as petéquias. Pode ser causada por doenças autoimunes, como lúpus e púrpura de Henoch-Schönlein, além da leucemia.

O que fazer: o hematologista deverá ser consultado para orientar o melhor tratamento, que pode incluir a utilização de corticoides, como prednisona, para reduzir a inflamação nos vasos. 

Além disso, o médico também pode indicar o uso de remédios imunossupressores, se a causa for alguma doenças autoimunes, além de quimioterapia e/ou transplante em caso de leucemia.

6. Trombocitopenia

A diminuição do número de plaquetas no sangue, conhecido como trombocitopenia, é uma condição que pode levar ao aparecimento de petéquias, já que ocorre pequenos sangramentos sob a pele.

Leia também: Trombocitopenia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/trombocitopenia

O que fazer: é indicado consultar o hematologista, que pode indicar o uso de medicamentos como corticoides ou imunoglobulina, além de transfusão de plaquetas, em alguns casos.